Cachorro

Adestramento de cães: como fazer? Veja o passo a passo!

O adestramento de cães pode ser feito com um profissional ou até você mesmo na sua casa. Conheça alguns truques e ensine seu cachorro!

Anúncios

Descubra como fazer facilmente o adestramento de cães

Adestramento de cães
Adestramento de cães

O adestramento de cães pode ser feito em casa, com alguns passos simples. Com isso, é possível melhorar sua relação com o pet, bem como deixá-lo mais sociável. Aprenda!

Engana-se quem pensa que o adestramento de cachorros serve apenas para cachorros com problemas referentes à agressividade. Em verdade, ele é útil em inúmeras frentes, como para socializá-lo. Igualmente, para eliminar maus hábitos.

Com isso, a relação entre os tutores e o cão se torna muito melhor. Afinal, com isso ele consegue eliminar hábitos indesejáveis. Ao mesmo tempo, aprender novos costumes que sejam saudáveis para ele e para a família. Igualmente, tratar até mesmo de doenças como ansiedade.

Dessa forma, é necessário enxergar o adestramento como algo que vai além da agressividade ou de simples brincadeiras. Ele é útil para inúmeras situações e pode ajudar em muito no convívio com o pet. Abaixo, então, aprenda como aplicá-lo em casa.

Curso de adestramento de cães

Fazer um curso de adestramento de cães é uma forma de melhorar o comportamento do seu pet. Além disso, pode ser uma fonte de renda. Veja mais!

É possível adestrar cachorro em casa?

Adestramento de cães
Adestramento de cães

Sim! Você pode muito bem ensinar o seu cão a repetir truques, reprimir maus hábitos e trocar comportamentos ruins por bons sem sair de casa. 

É claro que isso pode ser feito também com auxílio de um especialista na área. Contudo, isso demanda investimento financeiro e as sessões costumam ser caras. Além disso, deve-se ter em mente que mesmo o adestramento profissional precisa de reforços em casa.

Afinal, o cão precisa aprender a partir da repetição. Isto é, ele necessita de uma rotina para que aprenda os novos hábitos e os adote. Em caso contrário, de nada adiantará o seu investimento com um profissional do adestramento.

Contudo, é preciso lembrar que algumas raças terão mais facilidade em aprender os novos truques. Outras, por sua vez, terão maior dificuldade. Portanto, o adestramento de cães requer tempo, paciência, carinho e atenção. 

Com isso, então, o seu cão torna-se capaz de aprender novas coisas e abandonar outros costumes negativos. Abaixo, então, aprenda o passo a passo de como fazer em casa!

Como ensinar comandos básicos para um cachorro: passo a passo

Adestramento de cães
Adestramento de cães

Separamos um passo a passo de como ensinar comandos básicos para seu cachorro. Eles podem ser usados para ensinar coisas comuns como o famoso “senta”, “deita”, “rola” e “finge de morto”. Mas, também, pode ser útil em outras vias.

Por exemplo, para coibir o xixi fora do lugar. Igualmente, para que ele entenda quando é hora de descansar e qual é o momento de brincar. Outros pontos interessantes se referem à repressão de comportamentos, bem como ao auxílio à socialização.

Crie uma rotina de adestramento para cães

Como dito anteriormente, adestrar um cachorro requer repetições de exercícios e rotina. Em caso contrário, ele pode deixar de aprender os comandos. Ou, então, pode demorar muito mais tempo para internalizá-los.

Dessa forma, ao pensar em aplicar o adestramento em casa é preciso, desde logo, ter noção de que isso demandará comprometimento. E ele não é apenas do cão, mas principalmente do tutor.

Contudo, saiba que essa rotina e esses horários não se referem apenas às atividades de ensino. Elas abarcam todas as atividades diárias do pet. Ou seja, horários de alimentação e de passeios. Isso evita frustrações do pet. Igualmente, que os exercícios sejam interrompidos por necessidade fisiológica ou alimentar.

Aposte em sessões de treinamento curtas

É muito comum que quando se inicie o adestramento de cães em casa o tutor tente ensinar o maior número de coisas no menor tempo possível. Contudo, isso provavelmente lhe deixará frustrado. Afinal, não é do dia para a noite que ele aprenderá os comandos.

Igualmente, ele não está acostumado às sessões. Considerando-se isso, é natural que nas primeiras ele perca a atenção com facilidade e até tente escapar dos exercícios. Por isso, nossa dica, mais uma vez, é: paciência.

Nesse caso, aposte em sessões curtas, até 02 vezes ao dia. Aqui, nesse primeiro momento, 02 sessões de 05 minutos são suficientes. Com o tempo, você pode unificá-las em uma só sessão de 10 minutos, que é o máximo indicado diariamente.

Repita os comandos para o adestramento de cães

Outro ponto muito importante para o adestramento de cães em casa é a repetição de comandos. Afinal, é somente depois deles que o cachorro deverá saber exatamente o que você está pedindo que ele faça. Ainda, ele precisa relacionar o gesto com o comando.

Por isso, sempre deixe claro o que está falando e o comando dado. Igualmente, lembre-se de respeitar os limites do cão. Após ele acertar, dê uma pausa para que ele respire. Em caso contrário, isso poderá causar ansiedade e efeitos contrários aos desejados.

Ofereça recompensas

Esse é um passo igualmente indispensável para o adestramento de cães em casa. Ao ofertar recompensas para o pet, ele entende que aquele movimento ou resposta a comando lhe dá um benefício. Essa recompensa geralmente vem em formato de biscoito próprio para pets.

Com isso, você consegue estimulá-lo a repetir, no futuro, o movimento ou comportamento. Afinal, ele entende que isso lhe dará um prêmio e que, por isso, vale a pena fazê-lo.

Use um clicker

Por fim, um aparelho que pode ajudar em muito no adestramento de cães é o clicker. Ele é um aparelho muito semelhante a um pequeno controle retomo de portão elétrico. E ele serve para os momentos em que o pet perde a concentração.

Isso, aliás, será mais comum do que se espera, pois é natural. A concentração dos pets é muito diferente da nossa, bem como o raciocínio. Por isso, não fique decepcionado ou desanime caso ele não consiga se concentrar muito nos primeiros dias.

Além disso, para ajudar com tais distrações, o clicker emite um barulho, quando apertado, que ajuda o cão a lembrar que está no meio de uma atividade que lhe trará recompensas. Com isso, ele tende a voltar, novamente, a atenção ao exercício.

Adestrar um gato: Veja 10 dicas e truques!

Adestrar um gato pode ser uma solução interessante para inúmeras situações. Veja, hoje, dicas e truques para ensinar o seu gatinho!

Em Alta

content

5 dicas de como preparar babosa para passar no cabelo!

Veja como preparar babosa para passar no cabelo e tratar os fios profundamente com hidratação, nutrição e fortalecimento das madeixas!

Continue lendo
content

Cachorro Pinscher 0: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça a variação do Pinscher mais amada no Brasil, o cachorro Pinscher 0. Ele é pequeno e tem pelagem curta e fina! Saiba mais.

Continue lendo
content

Como usar a plataforma VET Profissional?

Quer adquirir horas complementares ou aprimorar seu currículo? Veja como usar o VET Profissional e torne-se um veterinário de sucesso!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Voos na TAP Air Portugal com até 45% OFF – Aproveite!

Economizar ao viajar ficou mais fácil! Confira como aproveitar até 45% de desconto e diversos benefícios viajando com a TAP Air Portugal.

Continue lendo
content

15 melhores cartões para quem viaja muito e quer curtir vantagens!

Cartões de crédito podem ser uma ferramenta valiosa para quem viaja com frequência. Eles te permitem acumular pontos, além de oferecerem benefícios exclusivos. Então, confira aqui os melhores cartões para quem viaja!

Continue lendo
content

É melhor voo direto ou com escala? Veja nossas dicas!

Se você quer descobrir as diferenças entre voo direto, voo com escala e voo com conexão, então acompanhe nosso conteúdo. Além disso, você fica sabendo como escolher o melhor para sua situação dependendo do tempo, orçamento e conforto. Confira!

Continue lendo