Cachorro
Adestramento de cães: como fazer? Veja o passo a passo!
O adestramento de cães pode ser feito com um profissional ou até você mesmo na sua casa. Conheça alguns truques e ensine seu cachorro!
Anúncios
por Aline Mesquita
Descubra como fazer facilmente o adestramento de cães
O adestramento de cães pode ser feito em casa, com alguns passos simples. Com isso, é possível melhorar sua relação com o pet, bem como deixá-lo mais sociável. Aprenda!
Engana-se quem pensa que o adestramento de cachorros serve apenas para cachorros com problemas referentes à agressividade. Em verdade, ele é útil em inúmeras frentes, como para socializá-lo. Igualmente, para eliminar maus hábitos.
Com isso, a relação entre os tutores e o cão se torna muito melhor. Afinal, com isso ele consegue eliminar hábitos indesejáveis. Ao mesmo tempo, aprender novos costumes que sejam saudáveis para ele e para a família. Igualmente, tratar até mesmo de doenças como ansiedade.
Dessa forma, é necessário enxergar o adestramento como algo que vai além da agressividade ou de simples brincadeiras. Ele é útil para inúmeras situações e pode ajudar em muito no convívio com o pet. Abaixo, então, aprenda como aplicá-lo em casa.
Curso de adestramento de cães
Fazer um curso de adestramento de cães é uma forma de melhorar o comportamento do seu pet. Além disso, pode ser uma fonte de renda. Veja mais!
É possível adestrar cachorro em casa?
Sim! Você pode muito bem ensinar o seu cão a repetir truques, reprimir maus hábitos e trocar comportamentos ruins por bons sem sair de casa.
É claro que isso pode ser feito também com auxílio de um especialista na área. Contudo, isso demanda investimento financeiro e as sessões costumam ser caras. Além disso, deve-se ter em mente que mesmo o adestramento profissional precisa de reforços em casa.
Afinal, o cão precisa aprender a partir da repetição. Isto é, ele necessita de uma rotina para que aprenda os novos hábitos e os adote. Em caso contrário, de nada adiantará o seu investimento com um profissional do adestramento.
Contudo, é preciso lembrar que algumas raças terão mais facilidade em aprender os novos truques. Outras, por sua vez, terão maior dificuldade. Portanto, o adestramento de cães requer tempo, paciência, carinho e atenção.
Com isso, então, o seu cão torna-se capaz de aprender novas coisas e abandonar outros costumes negativos. Abaixo, então, aprenda o passo a passo de como fazer em casa!
Você será redirecionado a outro site
Como ensinar comandos básicos para um cachorro: passo a passo
Separamos um passo a passo de como ensinar comandos básicos para seu cachorro. Eles podem ser usados para ensinar coisas comuns como o famoso “senta”, “deita”, “rola” e “finge de morto”. Mas, também, pode ser útil em outras vias.
Por exemplo, para coibir o xixi fora do lugar. Igualmente, para que ele entenda quando é hora de descansar e qual é o momento de brincar. Outros pontos interessantes se referem à repressão de comportamentos, bem como ao auxílio à socialização.
Crie uma rotina de adestramento para cães
Como dito anteriormente, adestrar um cachorro requer repetições de exercícios e rotina. Em caso contrário, ele pode deixar de aprender os comandos. Ou, então, pode demorar muito mais tempo para internalizá-los.
Dessa forma, ao pensar em aplicar o adestramento em casa é preciso, desde logo, ter noção de que isso demandará comprometimento. E ele não é apenas do cão, mas principalmente do tutor.
Contudo, saiba que essa rotina e esses horários não se referem apenas às atividades de ensino. Elas abarcam todas as atividades diárias do pet. Ou seja, horários de alimentação e de passeios. Isso evita frustrações do pet. Igualmente, que os exercícios sejam interrompidos por necessidade fisiológica ou alimentar.
Aposte em sessões de treinamento curtas
É muito comum que quando se inicie o adestramento de cães em casa o tutor tente ensinar o maior número de coisas no menor tempo possível. Contudo, isso provavelmente lhe deixará frustrado. Afinal, não é do dia para a noite que ele aprenderá os comandos.
Igualmente, ele não está acostumado às sessões. Considerando-se isso, é natural que nas primeiras ele perca a atenção com facilidade e até tente escapar dos exercícios. Por isso, nossa dica, mais uma vez, é: paciência.
Nesse caso, aposte em sessões curtas, até 02 vezes ao dia. Aqui, nesse primeiro momento, 02 sessões de 05 minutos são suficientes. Com o tempo, você pode unificá-las em uma só sessão de 10 minutos, que é o máximo indicado diariamente.
Repita os comandos para o adestramento de cães
Outro ponto muito importante para o adestramento de cães em casa é a repetição de comandos. Afinal, é somente depois deles que o cachorro deverá saber exatamente o que você está pedindo que ele faça. Ainda, ele precisa relacionar o gesto com o comando.
Por isso, sempre deixe claro o que está falando e o comando dado. Igualmente, lembre-se de respeitar os limites do cão. Após ele acertar, dê uma pausa para que ele respire. Em caso contrário, isso poderá causar ansiedade e efeitos contrários aos desejados.
Ofereça recompensas
Esse é um passo igualmente indispensável para o adestramento de cães em casa. Ao ofertar recompensas para o pet, ele entende que aquele movimento ou resposta a comando lhe dá um benefício. Essa recompensa geralmente vem em formato de biscoito próprio para pets.
Com isso, você consegue estimulá-lo a repetir, no futuro, o movimento ou comportamento. Afinal, ele entende que isso lhe dará um prêmio e que, por isso, vale a pena fazê-lo.
Use um clicker
Por fim, um aparelho que pode ajudar em muito no adestramento de cães é o clicker. Ele é um aparelho muito semelhante a um pequeno controle retomo de portão elétrico. E ele serve para os momentos em que o pet perde a concentração.
Isso, aliás, será mais comum do que se espera, pois é natural. A concentração dos pets é muito diferente da nossa, bem como o raciocínio. Por isso, não fique decepcionado ou desanime caso ele não consiga se concentrar muito nos primeiros dias.
Além disso, para ajudar com tais distrações, o clicker emite um barulho, quando apertado, que ajuda o cão a lembrar que está no meio de uma atividade que lhe trará recompensas. Com isso, ele tende a voltar, novamente, a atenção ao exercício.
Adestrar um gato: Veja 10 dicas e truques!
Adestrar um gato pode ser uma solução interessante para inúmeras situações. Veja, hoje, dicas e truques para ensinar o seu gatinho!
Aline Mesquita
Luiza Lamas
Editor(a) sênior
Em Alta
Treino Aeróbico para Zumba: conheça esse aplicativo para se exercitar em casa dançando!
Se você quer ter uma vida mais saudável e praticar exercícios mas não pode ir até a academia, conheça o app Treino Aeróbico para Zumba!
Continue lendoCachorro com gases: o que pode ser? Como ajudá-lo?
O cachorro com gases sente um grande desconforto, semelhante ao que os humanos sentem! Por isso, veja como prevenir e melhorar esse problema.
Continue lendoPor que investir em cursos de beleza? Veja tudo aqui!
Veja motivos importantes por que investir em cursos de beleza, assim você também poderá ingressar nesse ramo em expansão!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como baixar e usar o aplicativo CheckMyBus?
Sabia que ao baixar e usar o app CheckMyBus é possível encontrar ofertas de passagem com até 70% de desconto? Aliás, ele funciona em diversos países pelo mundo, então saiba como comprar sua passagem!
Continue lendoÉ melhor voo direto ou com escala? Veja nossas dicas!
Se você quer descobrir as diferenças entre voo direto, voo com escala e voo com conexão, então acompanhe nosso conteúdo. Além disso, você fica sabendo como escolher o melhor para sua situação dependendo do tempo, orçamento e conforto. Confira!
Continue lendoComo solicitar o cartão de crédito Santander Unlimited Visa Infinite?
Um produto destinado a um seleto grupo de pessoas, o cartão Santander Unlimited Visa Infinite é ideal para viajantes. Além de um programa de pontos incrível, ele oferece todos os benefícios de um Visa Infinite.
Continue lendo