Cachorro

Cuidar de um cão cego: como fazer? Veja 10 dicas!

Cuidar de um cão cedo requer alguns cuidados com as condições especiais do pet. Porém, com a atenção correta é possível garantir o bem-estar. Veja dicas!

Anúncios

Descubra a melhor forma para cuidar de um cão cego

Cuidar de um cão cego
Cuidar de um cão cego

Você sabe como cuidar de cão cego? Muitos dos pets nascem com essa condição. Contudo, não raro, desenvolvem a cegueira ao longo da vida, por idade ou doenças.

Adotar ou ser tutor de um cão que não enxerga, obviamente, requer atenção a pontos críticos. Por exemplo, uma nova disposição dos móveis pela casa. Igualmente, em relação aos seus costumes dentro de casa.

Contudo, de modo geral, cuidar do cachorro com cegueira total ou parcial é bastante simples. E isso se deve à rápida capacidade de adaptação que os pets têm. Diferentemente dos humanos, não há fases de lamentação.

É possível afirmar que os cães usam com maestria o conceito de “quem não tem cão, caça com gato”. Nesse caso, a perda ou ausência da visão faz com que eles se aproveitem melhor da audição e do olfato.

Isto é, os cães cegos conseguem usar outros de seus sentidos para continuar a viver normalmente. Assim, eles são capazes de se adaptar e possuem ferramentas para isso. Nesse caso, os demais sentidos.

Essa capacidade somada à atenção especial que o tutor deverá dar ao cuidar de cão cego permite o bem-estar do cachorro. Por isso, não deixe de continuar sua leitura. Abaixo você encontra algumas dicas incríveis de como tratar do seu cachorro diante da cegueira canina.

10 dicas para cuidar de um cão cego e facilitar a vida do seu pet

Cuidar de um cão cego
Cuidar de um cão cego

Separamos para você 10 dicas de como garantir o bem estar do seu pet, mesmo diante da cegueira animal. Com elas, você pode cuidar do seu cachorro e permitir que a ausência de visão não seja um entrave no conforto dele!

Adapte o ambiente

Em primeiro lugar, é imprescindível adaptar o ambiente. Afinal, seu cão está passando por um momento novo e diferente. Com isso, a disposição anterior dos móveis não é, necessariamente, a melhor para o estado da cegueira.

Contudo, antes de sair mudando tudo de lugar, reflita: o que realmente pode ser um obstáculo ao cão? Assim, somente mude aquilo que está no caminho dele e que pode atrapalhá-lo ou criar barreiras.

Por isso, mude e adapte somente o necessário. Quanto mais móveis permanecerem no local em que estavam antes da cegueira, mais fácil o cão se sentir seguro. Ele guarda memória e instintos que decorrem dela.

Da mesma forma, considere outros locais que são passíveis de acidentes. Por exemplo, escadas dentro de casa pedem um portão. Com isso, o cão não passa por acidentes por não enxergar o degrau, por exemplo.

Não corra dentro de casa

Em segundo lugar, para cuidar de um cão cego você deve perder qualquer hábito de correr pela casa. Esse costume pode gerar acidentes e assustar o pet ou ainda causar dor nele. 

Da mesma forma, considere que ele pode se assustar pelo tremer do chão e pelo barulho dos seus passos. Lembre-se: seu cachorro perdeu a visão e, ao mesmo tempo, ficou com os demais sentidos mais espertos. E passos barulhentos e que fazem tremer o chão podem irritá-lo.

Sempre observe o caminho pelo qual você anda

Cuidar de um cão cego
Cuidar de um cão cego

Ainda, ao cuidar de um cão cego é imprescindível que você realmente olhe por onde anda. Apesar do cachorro ainda contar com olfato e audição, ele pode estar dormindo ou distraído. E, assim, não sair do caminho e, com isso, sofrer acidentes.

Esse acidente pode ser com você, ao tropeçar no pet. Igualmente, com ele, que com certeza sentirá o impacto. Isso também é importante para que ele se sinta seguro no interior da sua casa.

Converse com o cachorro

Outra atenção essencial para cuidar de cão cego é conversar com ele. Com isso, você o estimula e, também, mostra que está com ele. Além disso, ele ainda ouve e a audição dele tende a ficar ainda melhor na ausência da visão.

Por isso, ao falar com o cão ele saberá onde você estiver, saberá se localizar e, ainda, vai se sentir seguro. E isso ajuda muito no desenvolvimento do cachorro e na sua adaptação à nova condição. Dessa forma, use a voz como guia dele dentro de casa.

Cachorro fazendo xixi fora do lugar: o que fazer?

Problemas com cachorro fazendo xixi fora do lugar? Pois não se preocupe. Confira as principais causas e soluções para corrigir esse comportamento!

Avise às visitas que seu cão não enxerga

Para cuidar de um cão cego é preciso que as outras pessoas que convivem no mesmo ambiente saibam dessa condição. Por isso, sempre que receber visitas alerte a todos sobre a cegueira. Com isso, os seus convidados tomam os cuidados necessários com o pet.

Invista em acessórios para cão cego

Hoje existem no mercado vários acessórios que ajudam a cuidar de cão cego. E quando falamos em vários, saiba: são muitos mesmo! Alguns, por exemplo, se voltam à proteção dos olhos, como viseiras.

Outros, contudo, impedem que o cão se choque com móveis, quinas e outros animais. Nesse caso, existem alguns arcos que se encaixam no pescoço ou na cabeça do pet e evitam choques e acidentes.

Use guia curta para passeios

Para cuidar do cão cego da melhor forma possível é crucial que você ainda dê passeios com ele. Movimentar-se continua sendo uma necessidade do cachorro. Assim, mesmo que em distâncias menores, não deixe de sair com ele.

Ao fazê-lo, use uma guia curta. Isso evita que, ao se distrair, você faça com que ele se choque em pessoas, objetos e outros animais. Igualmente, permite que você tenha total controle sobre ele e o mantenha em segurança.

Sinalize que seu cão não enxerga em espaços públicos

Cuidar do cão cego ao sair também é importante. Especialmente quando você o leva a parques e outros locais públicos. Por isso, sinalize, na roupinha ou coleira dele, que ele não enxerga. Com isso, os demais tutores de pets e transeuntes tomam os devido cuidados.

Nunca aborde o cão cego pelas costas

É essencial que você jamais aborde um cão cego pelas costas. Mesmo que ele não enxergue, isso o assusta. Por isso, sempre faça a volta e mexa com ele frontalmente. Isso lhe dá a oportunidade de lhe cheirar e o deixa mais tranquilo.

Mantenha água e comida sempre no mesmo lugar

Por fim, mantenha sempre os potes com água e alimentos no mesmo lugar. Isso permite que o pet os encontre sempre que precisar. Faça o mesmo com as fraldas higiênicas, quando você fizer uso delas. Assim, o seu pet não erra o local das necessidades!

Você sabe como cuidar de um gato cego?

Você sabe quais são os problemas que causam a cegueira em gatos? Sabe como evitar esses problemas? Sabe como cuidar de um gato cego? Descubra tudo, aqui!

Em Alta

content

Cachorros pequenos: por que tremem tanto?

Cachorros pequenos tremem muito em diferentes circunstâncias, isso pode ser porque sentem medo, alegria ou até frio! Entenda!

Continue lendo
content

Idade humana de cachorro: como calcular corretamente?

Saber a idade humana de um cachorro é uma curiosidade comum entre as pessoas, principalmente entre os tutores. Então, veja tudo sobre isso!

Continue lendo
content

Cachorro Cocker Spaniel Americano: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Uma das raças mais populares dos Estados Unidos, o cachorro Cocker Spaniel Americano é um animal amável e dócil. Conheça a raça!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão Uniprime Mastercard Black: cartão perfeito para quem viaja!

Através do cartão de crédito Uniprime Mastercard Black, você tem acesso a um leque extenso de vantagens, bem como atendimento personalizado 24h por dia, de qualquer lugar do mundo. Veja como ele funciona e confira as vantagens e desvantagens do produto.

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo CheckMyBus?

Sabia que ao baixar e usar o app CheckMyBus é possível encontrar ofertas de passagem com até 70% de desconto? Aliás, ele funciona em diversos países pelo mundo, então saiba como comprar sua passagem!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente pela Tania Elisa Viagens?

Com a agência Tania Elisa Viagens você poderá comprar roteiros já disponíveis ou mesmo fazer um trajeto personalizado para você ou seu grupo. O passo a passo é simples e a forma de pagamento é acessível.

Continue lendo