Cachorro

Cuidar de um cão cego: como fazer? Veja 10 dicas!

Cuidar de um cão cedo requer alguns cuidados com as condições especiais do pet. Porém, com a atenção correta é possível garantir o bem-estar. Veja dicas!

Anúncios

Descubra a melhor forma para cuidar de um cão cego

Cuidar de um cão cego
Cuidar de um cão cego

Você sabe como cuidar de cão cego? Muitos dos pets nascem com essa condição. Contudo, não raro, desenvolvem a cegueira ao longo da vida, por idade ou doenças.

Adotar ou ser tutor de um cão que não enxerga, obviamente, requer atenção a pontos críticos. Por exemplo, uma nova disposição dos móveis pela casa. Igualmente, em relação aos seus costumes dentro de casa.

Contudo, de modo geral, cuidar do cachorro com cegueira total ou parcial é bastante simples. E isso se deve à rápida capacidade de adaptação que os pets têm. Diferentemente dos humanos, não há fases de lamentação.

É possível afirmar que os cães usam com maestria o conceito de “quem não tem cão, caça com gato”. Nesse caso, a perda ou ausência da visão faz com que eles se aproveitem melhor da audição e do olfato.

Isto é, os cães cegos conseguem usar outros de seus sentidos para continuar a viver normalmente. Assim, eles são capazes de se adaptar e possuem ferramentas para isso. Nesse caso, os demais sentidos.

Essa capacidade somada à atenção especial que o tutor deverá dar ao cuidar de cão cego permite o bem-estar do cachorro. Por isso, não deixe de continuar sua leitura. Abaixo você encontra algumas dicas incríveis de como tratar do seu cachorro diante da cegueira canina.

Anúncios

10 dicas para cuidar de um cão cego e facilitar a vida do seu pet

Cuidar de um cão cego
Cuidar de um cão cego

Separamos para você 10 dicas de como garantir o bem estar do seu pet, mesmo diante da cegueira animal. Com elas, você pode cuidar do seu cachorro e permitir que a ausência de visão não seja um entrave no conforto dele!

Adapte o ambiente

Em primeiro lugar, é imprescindível adaptar o ambiente. Afinal, seu cão está passando por um momento novo e diferente. Com isso, a disposição anterior dos móveis não é, necessariamente, a melhor para o estado da cegueira.

Contudo, antes de sair mudando tudo de lugar, reflita: o que realmente pode ser um obstáculo ao cão? Assim, somente mude aquilo que está no caminho dele e que pode atrapalhá-lo ou criar barreiras.

Por isso, mude e adapte somente o necessário. Quanto mais móveis permanecerem no local em que estavam antes da cegueira, mais fácil o cão se sentir seguro. Ele guarda memória e instintos que decorrem dela.

Da mesma forma, considere outros locais que são passíveis de acidentes. Por exemplo, escadas dentro de casa pedem um portão. Com isso, o cão não passa por acidentes por não enxergar o degrau, por exemplo.

Anúncios

Não corra dentro de casa

Em segundo lugar, para cuidar de um cão cego você deve perder qualquer hábito de correr pela casa. Esse costume pode gerar acidentes e assustar o pet ou ainda causar dor nele. 

Da mesma forma, considere que ele pode se assustar pelo tremer do chão e pelo barulho dos seus passos. Lembre-se: seu cachorro perdeu a visão e, ao mesmo tempo, ficou com os demais sentidos mais espertos. E passos barulhentos e que fazem tremer o chão podem irritá-lo.

Sempre observe o caminho pelo qual você anda

Cuidar de um cão cego
Cuidar de um cão cego

Ainda, ao cuidar de um cão cego é imprescindível que você realmente olhe por onde anda. Apesar do cachorro ainda contar com olfato e audição, ele pode estar dormindo ou distraído. E, assim, não sair do caminho e, com isso, sofrer acidentes.

Esse acidente pode ser com você, ao tropeçar no pet. Igualmente, com ele, que com certeza sentirá o impacto. Isso também é importante para que ele se sinta seguro no interior da sua casa.

Converse com o cachorro

Outra atenção essencial para cuidar de cão cego é conversar com ele. Com isso, você o estimula e, também, mostra que está com ele. Além disso, ele ainda ouve e a audição dele tende a ficar ainda melhor na ausência da visão.

Por isso, ao falar com o cão ele saberá onde você estiver, saberá se localizar e, ainda, vai se sentir seguro. E isso ajuda muito no desenvolvimento do cachorro e na sua adaptação à nova condição. Dessa forma, use a voz como guia dele dentro de casa.

Cachorro fazendo xixi fora do lugar: o que fazer?

Problemas com cachorro fazendo xixi fora do lugar? Pois não se preocupe. Confira as principais causas e soluções para corrigir esse comportamento!

Avise às visitas que seu cão não enxerga

Para cuidar de um cão cego é preciso que as outras pessoas que convivem no mesmo ambiente saibam dessa condição. Por isso, sempre que receber visitas alerte a todos sobre a cegueira. Com isso, os seus convidados tomam os cuidados necessários com o pet.

Invista em acessórios para cão cego

Hoje existem no mercado vários acessórios que ajudam a cuidar de cão cego. E quando falamos em vários, saiba: são muitos mesmo! Alguns, por exemplo, se voltam à proteção dos olhos, como viseiras.

Outros, contudo, impedem que o cão se choque com móveis, quinas e outros animais. Nesse caso, existem alguns arcos que se encaixam no pescoço ou na cabeça do pet e evitam choques e acidentes.

Use guia curta para passeios

Para cuidar do cão cego da melhor forma possível é crucial que você ainda dê passeios com ele. Movimentar-se continua sendo uma necessidade do cachorro. Assim, mesmo que em distâncias menores, não deixe de sair com ele.

Ao fazê-lo, use uma guia curta. Isso evita que, ao se distrair, você faça com que ele se choque em pessoas, objetos e outros animais. Igualmente, permite que você tenha total controle sobre ele e o mantenha em segurança.

Sinalize que seu cão não enxerga em espaços públicos

Cuidar do cão cego ao sair também é importante. Especialmente quando você o leva a parques e outros locais públicos. Por isso, sinalize, na roupinha ou coleira dele, que ele não enxerga. Com isso, os demais tutores de pets e transeuntes tomam os devido cuidados.

Nunca aborde o cão cego pelas costas

É essencial que você jamais aborde um cão cego pelas costas. Mesmo que ele não enxergue, isso o assusta. Por isso, sempre faça a volta e mexa com ele frontalmente. Isso lhe dá a oportunidade de lhe cheirar e o deixa mais tranquilo.

Mantenha água e comida sempre no mesmo lugar

Por fim, mantenha sempre os potes com água e alimentos no mesmo lugar. Isso permite que o pet os encontre sempre que precisar. Faça o mesmo com as fraldas higiênicas, quando você fizer uso delas. Assim, o seu pet não erra o local das necessidades!

Você sabe como cuidar de um gato cego?

Você sabe quais são os problemas que causam a cegueira em gatos? Sabe como evitar esses problemas? Sabe como cuidar de um gato cego? Descubra tudo, aqui!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Curso de estilo online: 4 opções para fazer!

Se você está buscando ficar em dia com a moda, o curso de estilo online é uma excelente opção, aprendendo sobre tendências, combinações!

Continue lendo
content

Maquiagem causa acne? Saiba mitos e verdades aqui!

A maquiagem causa acne? Depende de como é a sua pele e como cuida dela. Para tirar todas as dúvidas sobre isso, veja esse conteúdo incrível!

Continue lendo
content

Quantas raças de cachorros existem? Saiba aqui!

Para saber quantas raças de cachorro existem, confira nossa lista com os principais tipos e os mais conhecidos, como Beagle e o Dálmata.

Continue lendo

Cursos

Como fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas?

Ao fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas você encontra inúmeras oportunidades para ganhar dinheiro e garantir agenda cheia o ano inteiro! Conheça.

Descubra como começar a fazer o curso online Sobrancelhas Perfeitas

Você já pensou em fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas? Ele ensina o passo a passo de inúmeras técnicas. Assim, torne-se uma designer de sobrancelhas sem sair de casa.

O curso é online e conta com mentoria de Jéssica Soares, que possui mais de 06 anos de experiência na área. Com ele, então, você aprende inúmeras técnicas. Igualmente, aprende a definir a sobrancelha de acordo com as características de cada cliente.

Continue lendo, dessa forma, para conhecer mais sobre o curso. Assim, veja como é possível se profissionalizar sem gastar horrores. Igualmente, garantindo qualidade de ensino e uma boa carga-horária de aulas, atividades e desafios.

card

Curso

Sobrancelhas perfeitas

online grupo VIP

O curso de sobrancelhas perfeitas é ideal para você se lançar no mercado de beleza!

Você será redirecionado para outro site

Curso Sobrancelhas Perfeitas

Quem pretende fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas encontra um curso completo e cheio de benefícios! Ele foi desenvolvido por Jéssica Soares, design de sobrancelhas que trabalha na área há mais de 06 anos.

Com o curso, então, Jéssica se propõe a dividir o conhecimento que acumulou ao longo dos últimos anos. Assim, apresenta inúmeras técnicas, passo a passo, que ensinam de maneira didática e clara tudo o que você precisa para trabalhar na área.

O curso custa apenas R$ 97. E, nesse valor, ele inclui uma série de benefícios, a saber:

  • Mentoria exclusiva diretamente com Jéssica Soares, de forma que você pode tirar dúvidas, ganhar dicas e aprender truques;
  • Material em PDF que acompanha os vídeos das aulas, deixando os conteúdos ainda mais detalhados. Em verdade, não é apenas um, mas 04 e-books para ajudar você!;
  • Tenha acesso a 27 videoaulas que  compõem 18 módulos diferentes;
  • Ao fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas você tem garantia de 07 dias para desistência. Isto é, caso não goste do curso (qualquer que seja o motivo) é possível requerer a desistência da inscrição e a devolução do dinheiro;
  • Certificado de conclusão de curso: outro ponto muito interessante do curso Sobrancelhas Perfeitas é que ele oferta o certificado online após a conclusão das aulas. Você não precisa pagar nada a mais por isso!

Passo a passo para fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas

Interessou-se em fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas? Então não deixe de conferir agora mesmo como se inscrever nessas aulas. Assim, garanta desde logo o proveito a todos os benefícios que ele oferece e torne-se uma designer de sucesso!

Acessar a plataforma Hotmart

Primeiramente, para se inscrever e fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas você precisa acessar a página do curso na plataforma Hotmart. É por meio desse sistema de streaming de cursos que as aulas ficam à venda.

Ali você encontrará uma série de informações relevantes sobre o curso. Então, na parte inferior da página, ao lado do preço, clique em “Compre agora”.

Se inscrever

Então, depois de clicar na opção de compra para fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas, haverá um redirecionamento de página. Na nova página haverá um pequeno formulário. Ele pede informações tais como nome completo, endereço de e-mail e número de celular.

Preencha todos os campos e certifique-se de que as informações estão completas. Logo depois, clique em “Próximo Passo”. Assim, espere carregar a nova página, referente às formas de pagamento.

Dentre as alternativas estão cartão (bandeiras Visa, Mastercard, Hiper, Hipercard, Elo e American Express). Igualmente, boleto, bem como PayPal. Escolha a opção que mais lhe agradar. Ainda, tanto pelos cartões quanto pelo Paypal é possível parcelar sua compra em até 10 vezes. Nesse caso, o valor total será de R$ 110,08.

Por fim, termine de preencher os dados de pagamento e confirme a compra. Aguarde alguns segundos até que ela seja processada. Caso a compra ocorra pelo cartão de crédito ou PayPal, seu processamento é automático.

Por outro lado, caso o pagamento seja por boleto, é possível que o sistema leve até 03 dias para reconhecer a quitação. Assim, tenha paciência. Assim que a compra for aprovada, você receberá uma notificação em seu e-mail.

Por fim, para fazer o curso de Sobrancelhas Perfeitas você precisará acessar os links com as aulas. Para isso, há o envio deles para seu e-mail logo depois da confirmação da compra. Ainda, você receberá instruções para acessar tudo o que as aulas ofertam.

Dessa maneira, basta acessar os links e fazer uso do material quantas vezes você quiser. É possível acessar os conteúdos por até 02 anos após a compra. Por isso, aproveite e veja e reveja as aulas quantas vezes precisar!

Conheça outros cursos online na área da beleza: Curso Maquiagem na Web

Você sonha em se profissionalizar na área da beleza? Pois saiba que não é apenas ao fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas que você encontra oportunidades. Em verdade, o que não faltam são boas alternativas. Especialmente em tempos de educação a distância.

Por exemplo, hoje é possível se especializar em cabelos, corte e costura ou em maquiagem sem sair de casa. Isso se tornou possível pelo surgimento de inúmeros cursos livres online. Assim, eles possibilitam aprender sem sair de casa. Inclusive, fazê-lo sem gastar rios de dinheiro.

Uma ótima opção, então, é o curso Maquiagem na Web. Ele foi desenvolvido por Andrea Venturini, que conta com anos de experiência na área. Assim, ela divide seu conhecimento em 20 videoaulas com técnicas básicas e complexas.

Além disso, esse curso se destaca pelo valor atrativo e pela riqueza de módulos. Seu custo é de apenas R$ 39,90. E ao pagá-lo você tem acesso às aulas por 01 ano. Igualmente, acessa as atualizações que ele sofrer nesse período.

Da mesma forma que ao fazer o curso Sobrancelhas Perfeitas, aqui há oportunidade de emitir certificado digital. Assim, você aprende, ganha experiência e ainda enriquece o seu currículo!

Portanto, seja qual for a sua área de interesse dentro da beleza, não deixe de considerar os cursos livres! Com eles, você se profissionaliza sem sair de casa. E, dessa forma, pode lucrar e garantir agenda cheia o ano todo!

Curso Maquiagem na Web 2.0

O Curso Maquiagem na Web é perfeito para quem quer se profissionalizar como maquiadora e garantir lucro o ano inteiro! Conheça mais.

Você também pode gostar

content

Adestrar um gato: Veja 10 dicas e truques!

Para adestrar um gato é importante conhecer as principais técnicas, mas saiba que é possível fazer isso na sua casa! Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

8 melhores cursos para quem quer ser esteticista!

Confira 8 opções de cursos para ser esteticista e descubra instituições de ensino de qualidade como SENAC e UNIP. Veja mais aqui!

Continue lendo