Animais

Cachorro fazendo xixi fora do lugar: o que fazer?

Problemas com cachorro fazendo xixi fora do lugar? Pois não se preocupe. Confira as principais causas e soluções para corrigir esse comportamento!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 13/07/2021

Descubra como agir quando o cachorro está fazendo xixi fora do lugar

Cachorro está fazendo xixi fora do lugar
Cachorro está fazendo xixi fora do lugar

Um cachorro fazendo xixi fora do lugar pode sinalizar inúmeras coisas. Desde ansiedade até desconfortos e doenças, os motivos são diversos. Contudo, existem soluções, veja!

Os cães podem apresentar, mesmo depois de adultos e aparentemente acostumados, comportamentos diversos. E um dos mais comuns é o xixi fora do lugar. Isto é, fora da fralda higiênica ou, então, do horário do passeio.

Isso, sabemos, é desagradável. Afinal, o cheiro do xixi canino é forte. Além disso, isso pode levar ao estrago de móveis ou à criação de manchas. Por isso, buscar tratamento e soluções é muito importante.

E elas são diversas, da mesma forma que as causas são. Abaixo, você encontra mais informações sobre esse comportamento. Igualmente, como eliminá-lo. 

Anúncios

Porque o cachorro desaprende a fazer xixi no lugar certo?

Veja os motivos que levam o cachorro a fazer xixi fora do lugar
Veja os motivos que levam o cachorro a fazer xixi fora do lugar

As causas para tal comportamento do cachorro pode resultar em inúmeros fatores. Contudo, antes de mais nada, precisamos deixar uma coisa clara. O seu cão não está lhe punindo ou demonstrando raiva.

Em verdade, os cães possuem sentimentos. Contudo, remorso, culpa ou ressentimento não são típicos dos cachorros. Dessa forma, elimine desde já essa possibilidade, pois ela inexiste. Mas, então, quais são os motivos?

Os motivos são os mais diversos. Por exemplo, a simples existência de obstáculos até o banheirinho dele. Igualmente, a ausência de passeios em números adequados às necessidades.

Ainda, pode ser resultado de uma desordem fisiológica. Da mesma forma, de questões psicológicas. Não raro, por exemplo, mudanças no lar ou a chegada de outros pets levam os cães a fazerem isso. Até mesmo por uma questão de instintos, como no caso de chegada de novos pets.

Conheça alguns dos principais motivos a seguir:

  • Mudanças no lar;
  • Chegada de novos pets;
  • Demarcação de território;
  • Doenças reprodutivas;
  • Artrite;
  • Doenças urinárias;
  • Ansiedade.

E o que fazer, seja qual for o motivo? Abaixo, confira as soluções para os comportamentos negativos do seu cão. E veja soluções possíveis para tal problema.

Cachorro não quer comer: como ajudar?

Uma situação em que o cachorro não quer comer é preocupante. Afinal, a nutrição é essencial para a saúde. Veja o que fazer, então.

O que fazer com cachorro que faz xixi fora do lugar?

Cachorro está fazendo xixi fora do lugar
Cachorro está fazendo xixi fora do lugar

Pois bem, são vários os motivos. Por isso, as soluções também são diversas. Dessa forma, confira nos itens que se seguem como lidar com isso!

Anúncios

Reveja a disposição do local para necessidades no seu lar

Em primeiro lugar, é imprescindível que você reveja a sua casa. Ou, então, mudanças que ocorreram recentemente. Por exemplo, você mudou de lar? O banheiro do cachorro continua no mesmo lugar?

Afinal, isso pode ser somente uma reação perante alterações na rotina. Assim, confira as seguintes questões:

  • O banheirinho do cachorro (fralda higiênica ou outro tipo) está em um local acessível? Existem obstáculos?
  • Houve alteração recente do local das necessidades?
  • O seu cão tem alguma restrição de locomoção que o impede de chegar até o banheiro?

Tudo isso é essencial. Igualmente, reveja seus costumes de passeios. Muitos tutores acostumam seus cães a fazerem as necessidades durante as voltinhas diárias. Quando você não dá essa atenção, eles podem ficar confusos ou sem condições de segurar a urina ou fezes.

Recorra ao veterinário

Caso não tenha acontecido nenhuma mudança ou não haja obstáculo, é preciso continuar investigando. E, para isso, recorrer a um veterinário é crucial. Ele é quem será capaz de examinar seu pet e analisar alguma condição física.

Por exemplo, doenças nos órgãos reprodutivos. Ou, então, questões renais ou urinárias. Dessa forma, examiná-lo é imprescindível.

Isso, ainda, ajuda você a ficar tranquilo. Por isso, não deixe de recorrer ao veterinário. Mesmo que o comportamento não decorra de uma doença, ele pode ajudá-lo a encontrar causas e soluções. 

Use feromônios para cães

Uma ótima solução para cachorro fazendo xixi fora do lugar é o uso de feromônios. Esse é o nome que se dá aos odores que os cães soltam. Eles os possuem na saliva, pelos e urina. E eles servem para dar sinais que eles sentem olfativamente.

Assim como os felinos, os cães também usam os feromônios como sinais. E aqueles presentes na urina geralmente servem para delimitar locais seguros. Igualmente, para locais que lhes pertencem. Afinal, eles também tem instinto de delimitar territórios, especialmente com a chegada de novos pets.

E esses cheiros são replicáveis por produtos sintéticos! O odor exalado pelos feromônios permite que eles sintam o odor, e entendam que tal local é o correto. Ou, então, que é seguro.

Dessa maneira, eles dispensam a urina nesses locais. Por isso, ao usar feromônios sintéticos nos móveis e casas, você pode levar seu cão a fazer xixi no local correto.

Busque adestramento

O adestramento é excelente solução, para lidar com cachorro fazendo xixi fora do lugar. Hoje, existem inúmeras opções para isso. Aliás, é possível aprender a adestrar o cão com cursos gratuitos e online.

Isso requer, primeiramente, paciência. Em média um cão demora 04 meses para abandonar hábitos antigos. Mesmo que você contrate um adestrador profissional, lembre-se de que é necessário repetir os exercícios, diariamente, em casa.

Com os cuidados necessário, então, é possível reeeducar seu cão. Assim, não deixe de aplicar nossas dicas.

Aplicando esses truques e cuidados, seu cão volta a apresentar bom comportamento. Ainda, você garante o bem-estar do seu pet e o bom convívio dele com sua família!

Cachorro no cio: como acalmar?

Nem sempre é fácil acalmar um cachorro no cio. Com os hormônios em picos específicos, eles tendem a ficar agitados. Veja, hoje, como controlar a situação.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Meu INSS: como funciona o aplicativo para agendamentos e serviços?

Com o aplicativo Meu INSS não é mais necessário enfrentar filas ou ir a uma agência física da Previdência Social para ter serviços. Veja!

Continue lendo
content

Estilo Hi-lo: o que é? Veja dicas de como usar!

Você já se sentiu deslocada para não quebrar o dress-code? Pois o estilo Hi-lo pode ser perfeito para você! Confira nossas dicas nesse post!

Continue lendo
content

Box Petiko: conheça o plano de assinatura para pets!

Conheça o Box Petiko, um clube de assinatura pet que garante petiscos, mordedores e brinquedos em caixinhas personalizadas entregues em casa!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Viajar para a África do Sul: quanto custa e o que precisa saber antes de ir!

A África do Sul é um país com uma variedade incrível de paisagens e atrações, indo desde safáris até metrópoles. Entenda quanto se gasta em uma viagem para esse país maravilhoso e comece a planejar sua próxima viagem.

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Viracopos: veja antes de viajar!

O aeroporto de Viracopos é um dos principais terminais aéreos do Brasil e movimenta cada vez mais passageiros. Além de estar recém reformado e com novos serviços, você pode economizar com voos que saem de lá!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Decolar Santander Visa Gold?

Para solicitar o cartão Decolar Santander Visa Gold você só precisa acessar as plataformas do Santander ou Decolar e pedir o seu. Confira o passo a passo em detalhes para pedir e começar a aproveitar os benefícios do cartão!

Continue lendo