Animais

Cachorro no cio: como acalmar? Veja aqui!

Nem sempre é fácil acalmar um cachorro no cio. Com os hormônios em picos específicos, eles tendem a ficar agitados. Veja, hoje, como controlar a situação.

Anúncios

por Aline Mesquita

01/07/2021 | Atualizado em 09/02/2022

Descubra como acalmar o seu cachorro quando está no período de cio

Veja como acalmar seu animal durante o período do cio. Fonte: Unsplash.
Veja como acalmar seu animal durante o período do cio. Fonte: Unsplash.

Como acalmar um cachorro no cio? Essa é uma preocupação de inúmeros tutores de cães. Afinal, o período costuma ser um pouco conturbado. Conheça, hoje, dicas.

Primeiramente, quem entra no cio é a cachorra, e não os cães machos. O que acontece é que a primeira entra em picos hormonais. Os machos, então, sentem o cheiro e, por isso, entram em alvoroço. Esse é o melhor momento para o cruzamento. Por isso, é natural que os feromônios que a cadela libera chamem a atenção do cão.

Assim, quando falamos de cio estamos falando de cadelas. Os machos apenas recebem estímulos aos quais respondem. Contudo, isso não quer dizer que eles também não precisem de um reforço na atenção e cuidado.

Mas o que é o cio? Ele nada mais é do que a maturidade da cadela para fins de reprodução. Assim como costuma ocorrer com humanos, os cães a alcançam na adolescência. Uma vez que a contagem de tempo deles difere, isso coincide aos 05 a 12 meses de idade.

A partir de então, a cadela pode entrar no cio de 01 a 02 vezes por ano. Isso acompanha mudanças de comportamento. Também, um sangramento e cuidados específicos párea o bem-estar da cadela.

E são justamente essas mudanças de comportamento que podem torná-los agitados. Tanto a cadela no cio quanto o cachorro que está no mesmo local reagem. E, assim, podem causar um verdadeiro caos. Além de dependerem de muita paciência.

Mas como acalmar um cachorro no cio? Não se preocupe, pois existem estratégias que ajudam nisso. E para auxiliar você nós separamos as principais delas abaixo. Assim, continue sua leitura para conferir como manter o ambiente calmo mesmo durante o cio.

Anúncios

O que fazer para acalmar o cachorro no cio?

Evitar contato visual entre machos e fêmeas ajuda a manter as cadelas calmas no cio. Fonte: Unsplash.
Evitar contato visual entre machos e fêmeas ajuda a manter as cadelas calmas no cio. Fonte: Unsplash.

Como falamos acima, em verdade os cães machos não entram no cio. Esse é um momento que se reserva às cadelas. Os cachorros, então, apenas apresentam respostas naturais e instintivas.

Por isso, embora o cachorro não passe pelo cio, ele também se afeta com esse período. Afinal, as cadelas exalam feromônios que atraem os cães. Ou seja, há um estímulo hormonal ao cruzamento.

Mas como acalmar cachorro no cio de cadelas? Para isso, siga essas dicas:

  • Evite o contato visual entre machos e fêmeas no cio, pois isso pode aumentar a excitação;
  • Deixe os cães machos e a cadela no cio em cômodos ou locais separados para evitar fugas. Igualmente, para evitar latidos em excesso e caos;
  • Mantenha uma alimentação completa e saudável para o cão, sempre, especialmente com a presença de proteínas;
  • Não deixe o seu cachorro circular livremente para dentro e fora de casa.

Como cuidar de uma cadelinha no período do cio?

Dar atenção à cadela é uma das formas de acalmá-la durante o cio. Fonte: Unsplash.
Dar atenção à cadela é uma das formas de acalmá-la durante o cio. Fonte: Unsplash.

Como vimos, o período do cio é exclusivo das cadelinhas. Assim, é preciso saber como cuidar delas para garantir seu bem-estar. Afinal, esse período pode ser bastante estressante. Isso ocorre pelas alterações hormonais e pelos estímulos naturais.

Mas como acalmar de um cachorro no cio? Confira nos itens abaixo dicas para garantir o conforto e bem-estar da fêmea mesmo durante o período reprodutivo.

Gato ansioso? Entenda o que fazer!

Um gato ansioso pode ter comportamentos bem diferentes. Hoje, veja o que causa a ansiedade em gatos, como reconhecer e o tratamento.

Anúncios

Evite deixá-la exposta a outros cachorros

Em primeiro lugar, para acalmar uma fêmea no cio é preciso que você não a exponha a outros cães. Isso vale tanto para passeios em lugares públicos quanto para a presença de outros animais em casa.

Assim, suspenda os passeios no parque ou praça durante o período do cio. Ainda, busque isolar a cadelinha dos demais animais. Com isso, não há perigo de cruzamento indesejado. Da mesma forma, a cachorra fica tranqüila e confortável.

Garanta um lugar limpo, quente e confortável para ela descansar

Como apontamos, é importante isolar a cadelinha no cio de outros cachorros da casa. Por isso, garanta a ela um lugar tranquilo, confortável e quente. Também, é claro, limpo. Assim, deixe-a descansar.

É muito comum que fêmeas apresentem sinais de cansaço durante o cio. Dessa forma, o melhor é deixá-las descansar de forma confortável.

Dê atenção

É muito comum que a cadelinha no período do cio fique mais carente. Dessa maneira, não se esqueça de dar atenção para a sua companheirinha. Ela está passando por um momento delicado e precisa de cuidados especiais. Portanto, reforce o carinho!

Reforce a alimentação saudável

Para acalmar uma fêmea no cio você também deve mantê-la bem alimentada. Esse período faz com que os cães necessitem de mais nutrientes e calorias. Assim, mantenha a alimentação saudável e se certifique de que ela dispõe de todos os elementos que necessita.

Faça a higienização da região genital

É natural que na primeira semana do cio a cadelinha apresente sangramento na região genital. Por isso, lembre-se de fazer a higienização do local. Para isso, peça orientações ao seu veterinário.

Ainda, analise a necessidade de uso de fraldas especiais para cães. Assim, você mantém a cachorra e o ambiente devidamente limpos. Da mesma forma, isso evita que o cheiro natural do período se espalhe ainda mais.

Deixe-a longe da janela

Para acalmar o cachorro no cio não basta deixar a cadelinha longe de locais que tenham outros cães. Você deve evitar, também, que ela tenha contato visual com outros cães. Isso, afinal, pode tanto atraí-los quanto descontrolá-las.

O contato visual possui estímulo para cães e cadelinhas. Dessa maneira, nada de deixá-la próxima à janela. Muito menos, aliás, perto de portões vazados.

Tenha paciência

É natural que a cadelinha no cio fique mais nervosa durante esse período. Isso se ilustra na carência, mas também no aumento e na insistência dos latidos. Igualmente, nas tentativas de fugas ou mesmo períodos de agressividade.

Por isso, prepare-se para esse momento. Dê atenção e tenha muita paciência. Considere, ainda, que uma forma de evitar esses períodos é a castração. Caso você não tenha intenções de fazer o cruzamento e reprodução dos seus cães, considere castrá-los.

Isso diminui as chances de desenvolver uma série de doenças. Dentre elas, câncer de colo de útero para cadelas e de próstata para cães. Isso também os deixa mais calmos.

Caso queira conferir mais conteúdos sobre gatos, dê uma olhada no texto que preparamos:

Acalmar gatos em viagens: veja 5 dicas infalíveis!

Nem sempre é fácil acalmar gato em viagens e o seu passeio pode virar um verdadeiro pesadelo. Então veja, hoje, algumas dicas para acalmá-lo.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de Aromaterapia da Unova: conheça e saiba se vale a pena!

O curso de Aromaterapia da Unova vale a pena para quem quer aprender sobre terapias holísticas. Ele é online e gratuito, então conheça-o!

Continue lendo
content

Gato Somali: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Somali tem uma aparência característica que lembra um coelho selvagem, porém são animais dóceis e cheios de energia. Conheça a raça!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo DogHero?

Usar o aplicativo DogHero é muito fácil! Você pode baixar e se cadastrar para solicitar serviços ou mesmo se tornar um cuidador! Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Submarino ou 123 Milhas: qual a melhor para viajar?

Comprar serviços de turismo em agências online pode ser uma boa opção para quem quer praticidade e economia. Então, confira nossa comparação entre Submarino Viagens e 123 Milhas antes de escolher!

Continue lendo
content

10 dicas para montar o melhor roteiro turístico em Portugal sem gastar muito!

Confira aqui nossas dicas de viagens para roteiros em Portugal e descubra as melhores cidades para visitar. Assim, você já pode programar e incluir Lisboa, Sintra e as praias de Algarve! Confira!

Continue lendo
content

Azul ou Max Milhas: qual a melhor para viajar?

Antes de escolher a melhor agência para fechar sua viagem, é importante entender como ela funciona, além de pesar os prós e contras das suas opções. Portanto, confira nosso conteúdo comparativo entre Azul ou Max Milhas antes de escolher!

Continue lendo