Cachorro

Cachorro Water Spaniel Irlandês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

De origem ainda bem desconhecida, o cachorro Water Spaniel Irlandês pode ser uma mistura de diversas raças do século XIX. Ainda raro, esse animal é um excelente caçador aquático, com pelos quase a prova d’água!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

02/05/2022 | Atualizado em 03/05/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Water Spaniel Irlandês

Então conheça tudo sobre essa raça. Fonte: AdobeStock.
Então conheça tudo sobre essa raça. Fonte: AdobeStock.

De características físicas marcantes, o cachorro Water Spaniel Irlandês tem suas origens um tanto incertas. No entanto, seus pelos enrolados acabam convencendo muitos que ele pode ser um ancestral dos famosos poodles. Ademais, essa raça é bastante amigável e leal, e pode ser o cão ideal para sua família.

Embora seus pelos fartos exijam um cuidado mais frequente, o cachorro Water Spaniel Irlandês é um animal forte e companheiro e você com certeza vai se apaixonar. Então, está pensando em adquirir um filhote dessa raça? Pois confira a seguir todas as características e cuidados que você precisa ter, antes de adotar um exemplar!

Cachorro Cocker Spaniel Americano: saiba tudo!

Descendente do Cocker Spaniel Inglês, o Spaniel Americano é uma raça de cachorro menor, mas tão encantadora e amável quanto. Conheça a raça!

Anúncios

Qual é o cachorro Water Spaniel Irlandês?

Antes de tudo, essa raça de cachorro se desenvolveu especialmente para ser um cão caçador em ambiente aquático. Entretanto, suas origens são incertas, e um exemplar desse animal surgiu pela primeira vez em uma exposição em meados do séculos XIX. Logo, se tornou bastante popular, já que sua pelagem além de ser única, é quase à prova de água!

Ou seja, esse cão já era bastante desejado para caçar em lagos, rios e até pântanos e logo após sua aparição criou-se o primeiro clube da raça. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, os cães Water Spaniel acabaram quase que desaparecendo. Atualmente, esses animais ainda são considerados raros.

Ademais, alguns especialistas acreditam que o cachorro Water Spaniel Irlandês tenha uma mistura de vários Setters, além de Retrievers de pelos enrolados e os cães Barbets. Sua característica mais marcante é sua pelagem encaracolada, grossa e de dupla camada que é resistente a água.

Entretanto, seu focinho e face tem uma pelagem macia, com a famosa franja crespa que lhe dá um ar exótico. Sua cauda também é diferenciada, conhecido por possuir um rabo de rato, com pelagem lisa como a face, em vez de encaracolada como o resto do corpo. A cor única desse cachorro é o castanho-escuro.

Ainda que seja um animal forte, robusto e fácil de se adestrar para a caça, alguns exemplares são facilmente encontrados pela nobreza como sinal de status. No entanto, é bastante raro encontrar um criadouro dessa raça, já que existem pouquíssimos cães Water Spaniel no mundo.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.
Afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, se você está interessado em comprar um cachorro Water Spaniel Irlandês, saiba que pode ser bastante difícil de encontrar um canil ou criadouro da raça. Como já mencionamos, esses cães são bastante raros, e é muito importante que você encontre um local de confiança para adquirir seu pet.

Nesse sentido, existem diversos canis clandestinos que, além de não garantirem os padrões da raça, ainda não respeitam o bem-estar animal. Portanto, evite comprar filhotes de cachorros pela internet, e procure referências e indicações de outros clientes para ter certeza de que o criadouro é confiável.

Um filhote de Water Spaniel pode chegar a custar R$5.000,00, e você precisa estar certo da sua aquisição para não ter dores de cabeça depois. Além disso, conhecer os pais e ancestrais do pet pode te garantir um animal saudável. Aliás, exija o Pedigree da raça para se certificar de que está levando para casa um cachorro que respeita os padrões.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Embora o cachorro Water Spaniel Irlandês seja forte e preparado para atividades físicas intensas, a raça tem alguns problemas de saúde. Assim, é importante fazer o acompanhamento com um médico veterinário para manter os exames de rotina em dia, além de vacinações e vermifugação.

De um modo geral, esses cães são suscetíveis a alergias alimentares e até mesmo a medicamentos. Além disso, podem apresentar hipotireoidismo e epilepsia logo nos primeiros anos de vida. Os cães mais velhos frequentemente desenvolvem catarata, podendo levar a cegueira do animal.

Desse modo, a expectativa de vida do cachorro Water Spaniel Irlandês é de 10 a 12 anos apenas. Mas, com bons cuidados, esses anos serão saudáveis e muito bem vividos. Aliás, vale lembrar que esses cães exigem atividades físicas regulares. Seus corpos são preparados para a caça e natação, pesando entre 21kg a 30kg.

No entanto, esses são animais de porte médio. As fêmeas costumam ser menores que os machos, medindo entre 53 centímetros a 58 centímetros de cernelha. Enquanto isso, os machos medem entre 55 centímetros e 60 centímetros. De um modo geral, esse pet é o maior dentre os Spaniels.

Como criar um cachorro Water Spaniel Irlandês?

Então, como criar esse cão? Fonte: AdobeStock.
Então, como criar esse cão? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, esse cachorro tem um instinto caçador bastante aflorado. Entretanto, ele é um cão silencioso e reservado, o que significa que não é ideal para ser um cão de guarda. Além disso, vale lembrar que você precisará dispor de um tempo diário para leva-lo passear e proporcionar atividades físicas intensas para que ele gaste suas energias.

Ademais, seus pelos fartos e encaracolados exigem uma atenção maior. Ou seja, a escovação precisa acontecer pelo menos 3 vezes por semana para evitar nós e emaranhados. Mas não se preocupe, os banhos não precisam ser frequentes.

Ainda que esse cachorro seja reservado, ele será a animação da casa! Isso porque os Water Spaniel são animais extrovertidos com seus donos. Além do mais, gostam de brincar e são bastante apegados aos seus tutores. Por ser um cão de caça, não costumam se dar muito bem com animais de outras espécies e também não são muito amigáveis com estranhos.

Por fim, esse é um cachorro muito inteligente. Desse modo, você precisará também manter seu intelecto ativo com atividades e jogos. Assim você vai evitar um cão entediado que pode trazer comportamentos indesejados. Portanto, separe um tempo para dar uma atenção especial a ele, ou pense em adestra-lo para controlar melhor seu pet.

Então, gosta de cães Spaniel? Você sabia que existem outros desses animais cada um com características únicas? Pois então você precisa conhecer o Boykin Spaniel, um dos Spaniel mais recentes. Nesse sentido, ele surgiu nos Estados Unidos, no século XX e logo se tornou um popular cão de estimação. Acesse nosso conteúdo a seguir e conheça tudo sobre ele!

cachorro Boykin Spaniel na neve

Cachorro Boykin Spaniel: saiba tudo sobre ele!

O Boykin Spaniel surgiu no início do século XX como um cão recuperador de caça, mas logo chamou a atenção por sua personalidade encantadora. Conheça a raça!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de Fotografia Digital INEAD: conheça e saiba se vale a pena!

Realizado online, o curso de Fotografia Digital da INEAD vale a pena para profissionais e entusiastas da área. Conheça mais sobre ele!

Continue lendo
content

Cera perolada: saiba tudo sobre essa depilação

Você conhece a cera perolada para depilação? É uma tendência da área de beleza, na parte de depilação. Quer saber mais? Veja aqui!

Continue lendo
content

Conheça o curso gratuito de Cabeleireiro Prime Cursos: tenha uma carreira de sucesso!

O curso de cabeleireiro Prime Cursos é perfeito para quem está buscando ingressar na área de beleza e cuidados pessoais. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Submarino Viagens: conheça tudo sobre a agência de viagens

Você ama viajar e busca economizar sempre que possível? Pois com a Submarino Viagens isso é possível. Conheça, abaixo, como ela opera e quais são os seus serviços.

Continue lendo
content

Single Trips Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Conheça a Single Trips, agência focada em passeios para solteiros que garante boa companhia e experiências inesquecíveis. Com pacotes nacionais e internacionais, ela oferece turismo para ajudar as pessoas a fazerem amizades!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo FlixBus?

O aplicativo FlixBus está disponível para usuários Android e iOS gratuitamente. Com ele você encontra passagens de ônibus de baixo custo para viajar mais, pagando menos. Veja como fazer o download e comprar sua passagem!

Continue lendo