Cachorro

Cachorro Spitz Finlandês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Criado para ser um cão caçador na Europa, atualmente o Spitz Finlândes é um animal de companhia, bastante dócil e sociável. Aliás, essa é uma raça ideal para famílias com crianças pequenas!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 19/04/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Spitz Finlandês

Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.

Embora seja um cão caçador bastante falante, o cachorro Spitz Finlandês é um animal muito amigável e simpático. Nesse sentido, tanto sua aparência quanto sua personalidade lembram bastante uma raposa, e ele pode ser um cãozinho bastante teimoso quando comparado a outras raças.

Ademais, acredita-se que o cachorro Spitz Finlandês está presente na Europa desde a pré-história, sendo muito utilizado para caça de animais menores. Então, está interessado em ter um filhote dessa raça? Continue a leitura e confira todas as características desse pet, como valores, saúde e personalidade.

Conheça as principais raças de cachorros pequenos!

Raças de cachorros pequenos são ótimas para quem tem pouco espaço, mas não abre mão de ter um companheiro de 4 patas. Conheça hoje quais são as principais!

Anúncios

Qual é o cachorro Spitz Finlandês?

Como o próprio nome diz, os cães dessa raça são originários da Finlândia, e acredita-se que chegaram as suas terras junto com os primeiros finlandeses. Embora sua ascendência não possa ser confirmada, especialistas dizem que esse pet surgiu em tribos da Rússia Central há cerca de 6 mil anos!

Aliás, o cachorro Spitz Finlandês pode muito bem ter sido o primeiro cão que conviveu com esses povos durante uma Europa da pré-história. Entretanto, com o passar dos anos era comum que a raça fosse misturada a outras no intuito de melhorar seus instintos de caça. Dessa forma, muito do seu padrão original acabou se perdendo com o tempo.

Nesse sentido, alguns criadores do séculos XIX acabaram decidindo resgatar esses padrões, buscando registros antigos e exemplares espalhados pela Finlândia para recriar o Spitz. Assim, foi na década de 1890 que a raça foi estabelecida e reconhecida oficialmente.

De um modo geral, a caraterística mais marcante desse animal com certeza é sua pelagem. Na verdade, ele possui dupla camada de pelos, a mais externa é áspera enquanto a interna é macia e farta. Suas cores são em tons de vermelho, o que faz com que ele lembre bastante uma raposa. Vale lembrar que outras colorações não fazem parte do padrão.

Ademais, o corpo do cachorro Spitz Finlandês é robusto, com formato um tanto quadrado e musculoso. Nesse sentido, ele possui um porte atlético e bastante esbelto. Aliado a isso, suas orelhas pontudas e triangulares lhe convertem uma aparência alerta. Em contrapartida, os olhos amendoadas da raça trazem uma expressão vivaz e amigável.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, afinal, quanto custa um filhote dessa raça? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, quanto custa um filhote dessa raça? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, não é somente na Europa que essa raça de cachorro é popular. Nesse sentido, sua aparência característica e sua personalidade amigável tornaram o cachorro Spitz Finlandês um pet bastante popular ao redor do mundo. Ou seja, não deve ser muito difícil de encontrar um canil ou criadouro no Brasil.

De um modo geral, os valores do filhote do Spitz Finlandês variam entre R$3.000,00 e atingindo impressionantes R$15.000,00 a depender de sua ancestralidade. Assim, tudo vai depender se você está interessado em um cão de competição ou um pet apenas para te fazer companhia.

Na verdade, seja qual for a razão para comprar um filhote de Spitz, procure sempre adquirir de um lugar confiável, com boas referências. Aliás, lembre-se de visitar o estabelecimento, conhecer os pais e ancestrais do seu filhote para ter certeza de que o criador é seguro e mantém o bem estar e padrões da raça.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Pois bem, o Spitz Finlandês por vezes pode ser confundido com seu parente, o Spitz Alemão, que possui um porte menor. Na verdade, os machos da raça tem altura entre 43 centímetros e 51 centímetros de cernelha, enquanto que as fêmeas variam entre 39 centímetros e 45 centímetros.

Ou seja, esse é um cão de porte média, e seu peso não deve ultrapassar os 16kg para os machos e 13kg para as fêmeas, ou eles podem se tornar animais obesos. Aliás, essa pode ser uma tendência da raça, que se não tiver uma boa alimentação pode desenvolver essa condição acompanhada de diabetes.

Além disso, o cachorro Spitz Finlandês também tem pré-disposição a algumas doenças como epilepsia, displasia coxofemoral e luxação patelar. No entanto, esses problemas de saúde tendem a aparecer quando o pet já está mais velho, por isso é importante o acompanhamento de um médico veterinário durante sua vida.

Assim, você poderá evitar maiores problemas, além de se certificar de que seu animal de estimação está saudável. Ainda que ele possa apresentar algumas doenças, o Spitz Finlandês é um animal bastante forte, e sua expectativa de vida atinge os 12 anos.

Como criar um cachorro Spitz Finlandês?

Como criar esse cão? Fonte: AdobeStock.
Como criar esse cão? Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, se você quer um cão companheiro, carinhoso e sociável, então essa é a raça que você estava procurando. Nesse sentido, o cachorro Spitz Finlandês é bastante amigável, até mesmo com estranhos. Ou seja, você não precisa se preocupar com um animal violento ou até mesmo irritável.

Aliás, esse é um pet ideal para quem tem crianças pequenas, já que ele á companheiro e paciente, além de gostar muito de brincar. No entanto, esse animal pode se tornar um tanto falante, e costumar latir em excesso especialmente quando deixado sozinho ou ignorado pela sua família. Isso porque o Spitz Finlandês não gosta de solidão.

Então, se você costuma ficar longe de casa por muito tempo, pode ser que esse não seja o animal ideal para o seu perfil. Ademais, esse pet tem bastante energia, talvez devido a sua ancestralidade caçadora, e é importante ter tempo hábil para leva-lo passear diariamente. Caso contrário, o cachorro Spitz Finlandês poderá desenvolver comportamentos indesejados.

Pois bem, como você bem pode imaginar devido sua pelagem característica, esse pet precisa de atenção e cuidado com seus pelos fartos. Dessa forma, uma boa escovação a cada 2 ou 3 dias se faz necessária para evitar nós e emaranhados. Além disso, é importante manter seus banhos em dia para uma pelagem saudável e evitar parasitas como pulgas e carrapatos.

Se você gosta de cães peludos, amigáveis e companheiros, você provavelmente vai gostar do primo distante do Spitz Finlandês, o cachorro Spitz Alemão! Conhecido por ser um cão de personalidade, ele é um pouco menor que seu parente, mas tão dócil quanto ele. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa raça!

Spitz Alemão: saiba tudo sobre essa raça

O spitz alemão é um cão que voltou a conquistar fãs no Brasil. Se você é um deles, não deixe de continuar lendo para conhecer mais sobre a raça!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como baixar o aplicativo Seven?

Disponível para download gratuito, o aplicativo Seven é ideal para quem tem uma vida corrida. Confira como baixar e usar e exercite-se!

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo Calendário Menstrual, Ovulação?

Para baixar grátis o aplicativo Calendário Menstrual, Ovulação você só precisa acessar a loja digital do seu celular. Veja o passo a passo!

Continue lendo
content

Gato ansioso? Entenda o que fazer!

O gato ansioso manifesta vários sinais, e cabe ao seu tutor perceber e buscar soluções para que esse quadro não se agrave! Veja aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guichê Virtual é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com o Guichê Virtual, você compra passagens de ônibus de forma prática e fácil, sem precisar sair de casa! Então, confira se a empresa é confiável para fazer as suas viagens.

Continue lendo
content

Sky Airlines Brasil é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Sky Airlines Brasil possui diversos prêmios no exterior! Ou seja, é uma companhia segura que vai te ajudar a viajar barato. Veja como funcionam os serviços da Sky Airlines!

Continue lendo
content

Aplicativo DeÔnibus: veja como funciona e se vale a pena!

Com mais de 140 empresas rodoviárias parceiras, a DeÔnibus oferece uma forma agilizada de comprar suas passagens de ônibus. Seu aplicativo é simples e pode economizar seu tempo e dinheiro. Veja como ele funciona!

Continue lendo