Cachorro

Cachorro Podengo Crioulo: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Com alto instinto protetor e um olfato invejável, o Podengo Crioulo é uma raça brasileira que surgiu juntamente com a colonização do nosso país. No entanto, a raça não é muito popular e está em risco de extinção.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 12/05/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Podengo Crioulo

Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, a raça de cachorro Podengo Crioulo é uma das raças brasileiras mais antigas de que se tem registro. Embora seja uma raça que surgiu em nosso país, ela não é muito popular e corre risco de ser extinta. Suas origens vêm desde a colonização do Brasil, quando era bastante usado para caçar ratos e outros animais.

Ademais, esse é um cão inteligente, ativo e bastante forte. Sua personalidade é cativante e pode ser um bom companheiro para a família. Então, está interessado em adquirir um filhote dessa raça? Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o cachorro Podengo Crioulo e veja como criar esse pet.

cachorro Afghan Hound na grama

Cachorro Afghan Hound: saiba tudo sobre essa raça!

O cachorro Afghan Hound é uma raça grande, de porte esbelto e atlético, com uma grande reserva de energia. Conheça a raça!

Anúncios

Qual é o cachorro Podengo Crioulo?

Primeiramente, os ancestrais dessa raça chegaram ao Brasil através das caravelas dos portugueses na época da colonização. Ou seja, essa é uma das raças de cachorro mais antigas do país! Na verdade, os Podengos Portugueses tinham como finalidade caçar os ratos das embarcações portuguesas.

Assim que chegaram ao Brasil, acabaram se misturando com cães indígenas. Então, mais tarde, com Podengos Africanos que vieram em navios de pessoas escravizadas com a mesma finalidade de controlar a população de roedores. Logo, surgia o cachorro Podengo Crioulo, uma raça brasileira que era bastante utilizada para caçar coelhos e outros pequenos animais.

Aliás, o Podengo Crioulo se tornou um excelente cão de guarda, além de auxiliar exploradores durante as caçadas. Desse modo, se tornou bastante popular e começou a se espalhar pelo território de acordo com as expedições e colonização do país.

A raça possui uma aparência única, diferente de seus ancestrais. Em outras regiões do Brasil, também é conhecido como pé duro, boca preta ou Terrier Mineiro. Atualmente, o Podengo Crioulo apresenta algumas variações de pelagem, sendo um pelo mais curto, um pelo duro e áspero ao toque, e um pelo longo.

Ademais, a raça também apresenta tamanho standard e miniatura. Entretanto, os cães de tamanho maior e de pelagem mais longa estão quase extintos devido a miscigenação em áreas urbanas. De um modo geral, são cães robustos, musculosos, de focinho comprido e orelhas eretas. Embora tenham feições sérias, são animais amigáveis e dóceis.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.
Afinal, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.

Embora seja uma raça de cachorro brasileira, não existem muitos exemplares do cachorro Podengo Crioulo atualmente. Na verdade, a maioria se encontra em zonas rurais, auxiliando os tutores a cuidar de galinheiros e protegerem a propriedade de ataque de raposas e outros predadores.

Aliás, existem biólogos trabalhando atualmente para recuperar a raça, estabelecendo padrões para conseguir seu reconhecimento oficial. Desse modo, não existem registros de canis especializados nos Podengos Crioulos, e os Podengos Portugueses são cães mais populares no Brasil.

Ou seja, se você está interessado em adquirir um filhote dessa raça, pode ser um desafio encontrar um criador. Além disso, é necessário ter bastante conhecimento para ter certeza de que o animal segue de fato os padrões da raça. Portanto, procure a ajuda de um médico veterinário ou especialista antes de comprar um desses pets.

Ademais, vale lembrar que há uma média de valores do Podengo Crioulo. Então, vale a pena visitar o criador e conhecer os ancestrais e os cuidados com esses animais. Assim, você poderá se certificar de que não está contribuindo para a crueldade animal, além de conferir de perto a saúde e detalhes do filhote.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

De um modo geral, o cachorro Podengo Crioulo é um animal esbelto, de porte médio ou pequeno, dependendo da variação, com corpo robusto e musculoso. Ademais, seus membros são proporcionais, com peito levemente largo e lombo reto. Suas pernas tem tendões rígidos e com musculatura bem desenvolvida.

Para a variação standard, são aceitos animais medindo entre 40 centímetros e 57 centímetros de cernelha. Aliás, esses animais não costumam ser obesos, pesando um máximo de 25kg e mínimo de 13kg. Enquanto isso, a variação miniatura mede até 37 centímetros de cernelha e não ultrapassa os 8kg.

Ademais, esses cães são bastante resistentes, especialmente porque estão acostumados a viver no campo e em lugares mais rústicos. Dessa forma, não apresentam doenças genéticas características da raça, embora possam ficar doentes conforme sua idade avança.

Nesse sentido, é importante manter as consultas com o médico veterinário em dia, além de realizar exames de rotina. Também é importante manter as vacinas e vermifugação para ter um pet mais saudável. Estima-se que o cachorro Podengo Crioulo tenha expectativa de vida parecida com seu ancestral português, entre 12 e 15 anos de idade em média.

Como criar um cachorro Podengo Crioulo?

Então, como criar essa raça? Fonte: AdobeStock.
Então, como criar essa raça? Fonte: AdobeStock.

Antes de tudo, o Podengo Crioulo é um cão extremamente inteligente e submisso. Desse modo, é fácil adestrar e treinar esse pet, que costuma obedecer a risca os comandos de seus tutores. Além disso, esses animais são bastante sociáveis, ainda que não sejam muito amigáveis com quem não conhecem.

Além disso, a raça tem uma alta concentração de energia. Ou seja, você precisa estar disposto a leva-lo para passear todos os dias, além de oferecer opções de atividade física de alta intensidade. Por ser um cão esperto e inteligente, também se faz necessário atividades que desafiem seu intelecto, ou você corre o risco de ter um cão entediado.

Ademais, para as variações de pelo longo será necessária uma escovação mais frequente de modo e evitar nós e emaranhados. Enquanto isso, os cães de pelagem mais curta não necessitam de tanta manutenção e os banhos também devem acontecer de acordo com a preferência dos tutores.

Por fim, se você necessita de um cão de guarda, talvez o cachorro Podengo Crioulo possa ser a opção ideal. Isso porque a raça é bastante vocal, especialmente quando sente que seu território está sendo ameaçado. Assim, costuma latir para avisar seus tutores da presença de estranhos.

Se você gosta de cães de porte esbelto com instinto protetor, então você vai adorar conhecer a raça Pastor Belga Malinois. Esse pet tem sua origem na Bélgica no século XIX e é uma das raças favoritas de policiais americanos. Quer conhecer mais sobre esse cão corajoso e companheiro? Pois é só acessar nosso conteúdo a seguir para conferir!

cachorro Pastor Belga Malinois no gramado sentado

Cachorro Pastor Belga Malinois: conheça a raça!

Com forte instinto protetor, o cachorro Pastor Belga Malinois é valente, esbelto e tem uma boa reserva de energia. Confira!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como se inscrever para o Programa Jovem Aprendiz 2022?

Se você é estudante e está procurando uma vaga de emprego, aproveite o programa Jovem Aprendiz 2022 e veja como se inscrever! Confira!

Continue lendo
content

Escolha a melhor plataforma para vender cursos online: crie seu próprio conteúdo!

Descubra qual é a melhor plataforma para vender cursos online e veja dicas de como criar seu próprio conteúdo para compartilhar!

Continue lendo
content

Babosa no rosto: como usar para hidratar sua pele?

Quer passar babosa no rosto e não sabe como? Então confira nossas dicas de como usar babosa no seu rosto e hidrate sua pele!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Havan ou CVC: qual a melhor para viajar?

Tanto a Havan Viagens quanto a CVC Viagens podem ser uma excelente opção se você procura praticidade e facilidade na hora de reservar serviços de turismo. No entanto, é importante entender como elas funcionam para ter mais segurança na hora de fazer a compra. Confira!

Continue lendo
content

Como comprar o curso Mapa da Viagem Internacional?

O curso Mapa da Viagem Internacional vai te possibilitar planejar uma viagem para o exterior de forma organizada e segura, evitando dores de cabeça durante o passeio. Então, veja aqui o passo a passo de como fazer a compra do conteúdo pela Hotmart!

Continue lendo
content

Hurb: saiba como funciona e se é confiável!

Se você já conhece o Hurb, então sabe que ele oferece pacotes com valores incríveis que até parecem mentira. Então, fica a dúvida se ele é realmente confiável. Confira aqui todas as informações para tirar essa dúvida!

Continue lendo