Cachorro

Beagle: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

O beagle é um daqueles cães que encantam quem quer que seja! Sua energia contagiante é inegável. Conheça mais sobre a raça!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 03/09/2021

Descubra tudo sobre a raça Beagle 

Beagle
Beagle

Quem se deixa levar pelos olhos pidões e pelas longas orelhas do beagle sequer faz ideia de que o golpe está aí! Essa raça, afinal, é campeã em brincadeiras, energia e travessuras.

Esse é um cão cuja origem remete à Inglaterra, onde o olfato apuradíssimo desses cães era usado em larga escala. Contudo, existem registros da região da Grécia, de 400 a.C. que apontam cães muito parecidos com eles.

Seja como for, eles foram ganhando espaço aos poucos. Primeiramente, pela conquista à nobreza, sendo comuns entre essa classe. Inclusive, entre reis e rainhas, como é o caso da Rainha Elizabeth I, que exibia-se com um mini Beagle.

Essa raça, aliás, foi uma das primeiras a ter reconhecimento pelo American Kennel Club, fundação que reconhece raças puras de cães. Assim, desde 1885 ele tem reconhecimento internacional e junta sua graça ao título de raça pura.

Quer saber mais sobre esse cão? Então continue lendo para conhecer ainda mais sobre esses cãezinhos espertos. Abaixo, separamos algumas curiosidades, valores, informações de tamanho e, também, dicas de como criá-lo em segurança!

Pitbull: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

Os cães da raça Pitbull são conhecidos como durões e bravos. Mas será que isso é realmente verdade? Eles são gentis e amáveis! Confira hoje tudo sobre essa raça de cachor

Anúncios

Qual é o cachorro Beagle?

Beagle
Beagle

O beagle é um cão do tipo farejador. Assim, ele é de porte médio e se caracteriza por ter longas orelhas e focinho largo. E, saiba, ele usa esse focinho sem parar! Não à toa, então, é conhecido por ser um cão de caça que ajuda na localização de presas.

Outras características do Beagle são:

  • Os mais conhecidos têm três cores (marrom, branco e preto), mas é comum que também tenham apenas uma. Dentre as colorações que podem aparecer na pelagem, além das tradicionais, estão castanho e marrom avermelhado;
  • Ponta do rabo geralmente branca;
  • Pelos curtos, lisos e densos, resistentes à chuva;
  • Nariz preto;
  • Olhos grandes e pidões.

Assim, reconhecê-los torna-se relativamente fácil, pois possuem características marcantes. Contudo, não é apenas o seu físico que apresenta dados específicos. Veja, abaixo, um pouco sobre o temperamento desse cãozinho!

Como é o temperamento e o comportamento do Beagle?

Esse cãozinho é cheio de personalidade. Ele é bastante brincalhão, tem muito apego ao dono e se dá muito bem com crianças. Por não ser um cachorro territorialista, o beagle costuma socializar de maneira excelente com outros cães.

Assim, ele não apresenta resistência ou qualquer tipo de agressividade na presença de terceiros. Ainda, ele é bastante inteligente, apesar de ser inteligente, curioso e travesso. Essa junção de fatores, então, limita a sua capacidade de obediência.

Além disso, os beagles são muito conhecidos pelas confusões em que se metem. Isso se deve ao fato de que eles são muito curiosos e, com isso, gostam de explorar tudo, especialmente com seus olfatos. Da mesma forma, esses cães são levados e gostam de atenção, o que pode fazer com que eles preguem peças em seus tutores.

Um fator bastante interessante do comportamento do beagle é que ele é fascinado por cheiros. E isso não é por acaso. Afinal, ele conta com mais de 220 milhões de receptores olfativos! Dessa maneira, eles gostam de explorar locais e cheirar (e comer!) tudo o que há no caminho.

Assim, não raro eles acabam se perdendo ou se metendo em alguma confusão. Isso ocorre pela distração, durante sua “caça”, ao mundo ao redor. Por isso, ao mesmo tempo em que eles requerem um bom espaço para brincarem e explorarem, precisam de barreiras para evitar que se percam.

Portanto, esse é um cão que é muito divertido, ao mesmo tempo em que exige várias responsabilidades dos seus tutores. Contudo, com ele não há tempo ruim: todo dia é dia de festa e de muita s brincadeiras.

Anúncios

Qual tamanho chega essa raça?

Beagle
Beagle

O beagle é um cão de médio porte. Assim, a altura dos cachorros da raça costuma variar entre 33 e 41 centímetros. Por outro lado, o peso apresenta muito mais variação. Isso se deve ao fato de que apesar de muito ativos, esses cães têm tendência à obesidade.

Dessa forma, sem os cuidados necessários à alimentação e aos exercícios, eles tendem a ganhar muito peso. Não à toa, aliás, a média de peso deles varia entre 9 e 35 kg. Ainda, mesmo sendo cães de médio porte eles necessitam de espaço para farejar, brincar e gastar energia.

Qual o preço?

No Brasil o preço do filhote parte de R$ 350 e pode ir até R$ 3 mil, em média. Essa variação é alta em razão da diversidade de tipos de pelagem desse cão. Igualmente, pela existência de alguns tipos anões, que têm procura por necessitarem, a princípio, de menor espaço.

Contudo, antes de qualquer compra de filhotes de animais é necessário se certificar quanto à qualidade do criadouro. Isso em relação ao espaço e ao trato com os animais. Em caso contrário, pode se estar compactuando com atividades ilegais.

Como criar um Beagle?

Por fim, se você chegou até aqui o Beagle já conquistou seu coração. Resta, então, saber como criá-lo e suas necessidades especiais. A princípio, elas não são nenhum bicho de sete cabeças. Isto é, são cuidados básicos como os devidos a outros animais.

Primeiramente, então, o beagle necessita de espaço para farejar, brincar e gastar energia. Igualmente, precisa de estímulos para brincadeiras e exercícios. Portanto, o tutor deve ter tempo para se dedicar a isso. Igualmente, para lidar com as travessuras dessa raça.

Ainda, os pets dessa raça demandam uma alimentação equilibrada e especial, uma vez que têm tendência à obesidade. Com isso, não deixe de consultar o veterinário para escolher a melhor alternativa.

Além disso, o beagle exige escovação de pelos em frequência ao menos semanal. Isso se deve ao fato de que eles trocam de pelos o ano todo. Assim, é preciso eliminar os soltos, para não acumular sujeiras, células mortas e microrganismos.

Com os cuidados corretos você pode criar um pet muito feliz e garantir tudo o que o seu cãozinho precisa para seu bem-estar!

Quais pets ter em um espaço pequeno?

Você sabe dizer quais são os melhores pets para ter em espaço pequeno? Veja, hoje, como um lar pequeno não é motivo para não ter um animal de estimação!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro não quer comer: como ajudar?

Quando o cachorro não quer comer, é preciso investigar a causa do problema, pois pode estar acontecendo várias coisas com seu cão. Entenda!

Continue lendo
content

Curso de adestramento de cães: saiba tudo sobre isso!

O curso de adestramento de cães é ideal para você que deseja ter um cão obediente, principalmente em algumas situações. Veja mais sobre isso!

Continue lendo
content

Curso de manicure, maquiagem e sobrancelha: veja ótimas opções!

O curso de manicure, maquiagem e sobrancelha é ideal para quem está buscando profissionalização na área. Veja mais aqui e tire suas dúvidas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Woman Trip Viagens?

Com o objetivo de incentivar cada vez mais mulheres a desbravar o mundo, a Woman Trip Viagens oferece pacotes nacionais e internacionais. Além disso, facilita o pagamento para que todas tenham acesso às suas viagens.

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na CVC?

A CVC oferece serviços de turismo por um valor incrível, além de realizar promoções especiais para passagens, pacotes e muito mais. Então, é importante ficar de olho no site para não perder as oportunidades!

Continue lendo
content

5 melhores resorts no estado de São Paulo para relaxar

Os resorts são, na verdade, hotéis com serviços completos e opções de atividades, entretenimento, gastronomia e muito mais. Então, veja aqui cinco opções para aproveitar uma estadia assim no estado de São Paulo!

Continue lendo