Cachorro

Cachorro Labrador: saiba tudo sobre essa raça!

Este cão é muito amigável, inteligente e enérgico. Ele é ideal para quem quer um companheiro para todas as horas! Descubra todas as dicas para se ter um Labrador.

Anúncios

por Filipe Travanca

Publicado em 29/11/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Labrador

Conheça tudo sobre o Labrador! Fonte: Pexels.
Conheça tudo sobre o Labrador! Fonte: Pexels.

Fofo, simpático e brincalhão. Essas são as principais características do cachorro Labrador Retriever. Primeiramente, esta raça é conhecida pelo seu temperamento equilibrado.

Além disso, também é famoso por gostar de água e pela sua mania de morder chinelos. Assim, esse é uma raça companheira para todas as horas, que gosta e precisa da companhia de seus donos.

Cachorros na coleira

Você pode passear com cachorro e ganhar dinheiro!

Muitas pessoas têm um dia a dia corrido e acabam não tendo tempo para passear com seus pets. É aí que um passeador de cães pode ajudar! Confira!

Então, se você acha que tem o tempo disponível e a energia para cuidar de um Labrador, esta pode ser a raça ideal para você!

Quer saber mais? Continue lendo para descobrir quais cuidados deve ter com a raça mais usada como cão guia!

Qual é o cachorro Labrador?

Primeiramente, o cachorro Labrador Retriever tem sua origem na província de Terra Nova e Labrador no Canadá.

Os ancestrais desta raça eram os cães d’água, que ajudavam os pescadores a recuperarem peixes que caíam das redes. Assim, dá pra entender porquê os Labradores gostam tanto de água.

Mas, no século XIX, foram levados para Inglaterra. Lá, ajudavam a resgatar animais de caça mortos, como pássaros. Por isso seu segundo nome é retriever, recuperador em inglês.

Ademais, a carne da caça recuperada não apresentava danos. Isso porque a mordida do Labrador é macia e cuidadosa.

Características físicas

Este é um cachorro de médio porte. Assim, apresenta uma estrutura corporal robusta e bem constituída. Além disso, existem três cores de pelagem oficial: chocolate, preto e amarelo.

Contudo, o chocolate pode apresentar pequenas variações de claro e escuro. Por outro lado, o amarelo pode variar de um dourado claro até um avermelhado .

Ademais, os pelos são macios, curtos e volumosos, fazendo com que a escovação seja necessária. Dá vontade de abraçar, não é mesmo?

Inteligência e equilíbrio

O Labrador é considerado a sétima raça de cachorros mais inteligente do mundo. Ele adora aprender atividades e brincadeiras, por exemplo.

Ademais, o Labrador é um cachorro que late bem pouco, somente quando precisa. Como em casos de perigo ou incômodos, por exemplo.

Mas, o que define mesmo os animais desta raça é seu equilíbrio. O Labrador sabe o momento de ser agitado, pedir carinho e brincar, e o momento de trabalho e seriedade.

Inclusive, é uma raça altamente recomendada como cão guia e para algumas atividades de resgate.

Energia e sociabilidade

Como já foi dito, ele é muito enérgico e precisa de momentos para gastar todo o seu ânimo. O Labrador gosta de criar brincadeiras com seus donos. Por isso, precisa de pessoas capazes de lhe dar atenção!

Além disso, este cão não apresenta nenhum traço de agressividade em sua personalidade. Então, é uma das únicas raças que olham diretamente nos olhos de seus donos.

O Labrador também é um cachorro extremamente sociável. Assim, ele se dá bem tanto com outros animais, outras raças, ou outras pessoas.

Ademais, ele tende a ser bastante passifico e amigável. Desse modo é ideal para quem tem crianças e idosos em casa!

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: Pexels.
Afinal, qual o valor do filhote? Fonte: Pexels.

Assim, por ser tão amável, o preço do cachorro Labrador pode variar entre R$ 1000 e R$ 2500 nas mais diversas lojas e canis do país. Além disso, pesquise diferentes canis e faça visitas antes de decidir onde comprar seu Labrador.

Isso porque é importante ter certeza que o lugar é responsável e segue todas as leis. Ou seja, cuida da saúde e respeita os animais.

Ademais, você já considerou a adoção? Existem muitos lugares que realizam doações de animais, inclusive de raça! Então, escolher adotar pode ser uma ação consciente, levando muito amor para um cão abandonado!

Qual tamanho chega e quanto vive?

Primeiramente, a altura de um Labrador chega, em média, aos 54 cm, no caso das fêmeas. E, no caso dos machos, a altura pode variar entre 55 cm e 57 cm. 

Por outro lado, o peso de um cachorro Labrador pode variar entre 33 kg e 39 kg nas fêmeas. Já no caso dos machos, pode chegar até 43 kg. Isso é bastante para um cachorro, não é mesmo?

Saúde

A raça é bastante saudável e com os cuidados adequados pode viver bem e bastante. Contudo, é preciso se atentar para algumas doenças que podem acometer seu bichinho. Por exemplo, a displasia de quadril e displasia de cotovelo.

Outro ponto importante para se atentar é a dieta do Labrador. Esta raça é bastante comilona e tem a tendência a engordar em excesso. Então fique de olho no que seu animal pode comer.

Além disso, por ser um animal que adora entrar na água, o Labrador pode desenvolver otite, uma espécie de inflamação no ouvido. Por isso, tome cuidado e seque bem a orelha do seu cão depois de um banho.

Ademais, sua expectativa de vida pode variar de 12 à 14 anos. Mas, para isso, precisam ser bem tratados. Então tome cuidado!

Poodle no campo de flores

Conheça as raças de cachorros mais inteligentes!

Cães inteligentes são mais fáceis de treinar e aprendem truques com facilidade. Saiba quais são e conheça mais sobre elas!

Como criar um cachorro Labrador?

Então, confira dicas para criar seu cão! Fonte: Pexels.
Então, confira dicas para criar seu cão! Fonte: Pexels.

Então, para ter um Labrador saudável, que viva bastante e bem, é necessário criar esse cachorro de forma adequada.

Apartamentos não costumam ser ideais para essa raça. Mas, se você passear com ele com frequência e der bastante atenção, o Labrador ficará bem! Então, lembre-se que essa raça não gosta de ficar sozinho!

Comportamento e adestramento

Fique atento caso seu Labrador quiser pegar o chinelo. Eles são brincalhões e pela sua característica de recuperador, gostam de morder objetos que encontram caídos.

Contudo, o mal comportamento é facilmente corrigido. Adestramentos e treinamentos são ótimos para essa raça devido a sua inteligência.

Além disso, fique atento, se você não cumprir seu papel de forma correta, seu Labrador pode tentar fugir. Se não passear e brincar o suficiente com ele, esta raça pode querer descobrir sua própria maneira de se divertir.

O que fazer?

Primeiramente, como já foi dito, ele precisa de atenção. O Labrador precisa fazer passeios e atividades físicas pelo menos uma vez por dia.

Além disso, pelas suas origens de recuperador, essa raça gosta de pegar coisas com a boca. Então, brincadeiras simples como jogar bolinha podem ser ótimas para entretê-los.

Ademais, por causa de sua origem, Labradores são cachorros que amam nadar. Então lembre-se de sempre que possível, levar seu animal em uma piscina ou mar para ele se divertir.

Higiene

Assim, fora da piscina e mar, quanto menos banho melhor. A pelagem do Labrador possui uma camada oleosidade natural que protege a pele.

Então, o ideal é de um banho a cada dois meses. Mais do que isso pode gerar problemas na pele. Além disso, é importante escovar seu cão diariamente. Isso porque essa ação evita descamações na sua pele. 

Ademais, é importante observar sempre a orelha de seu Labrador. A configuração de suas orelhas favorece infecções. Então limpe-as semanalmente, principalmente se seu cachorro entrar na água.

Cachorro Labrador ou Spitz Finlândes?

Companheiros, brincalhões, inteligentes, loucos por água. O Labrador pode ser o cachorro ideal para alegrar a sua vida e/ou da sua família!

Contudo, se quiser conhecer outras raças de cachorros, talvez o Spitz Finlândes seja uma opção que te interesse.

Essa raça é bastante dócil e sociável. Ou seja, é perfeito para ser um animal de companhia para sua família. Além disso, se tiver crianças em casa pode ser até melhor!

Então, quer saber mais? Clique no link e confira todas as informações sobre o Spitz Finlândes!

cachorro Spitz Finlandês deitado

Cachorro Spitz Finlandês: saiba tudo sobre ele!

Criado para ser um cão caçador na Europa, atualmente o Spitz Finlândes é um animal de companhia, bastante dócil e sociável.

Sobre o autor

Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Alimentos tóxicos para gatos e cachorros: conheça 10!

Os alimentos tóxicos para gatos e cachorros podem prejudicar bastante a saúde dos pets, levando à graves problemas de saúde. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Curso Cutilagem Russa Paula Eduarda: conheça o curso e saiba se é confiável!

Quer aprender técnicas de cutícula e unha para usar no salão? Conheça e veja se o Curso de Cutilagem Russa Paula Eduarda é confiável!

Continue lendo
content

Curso Alongamento de Cílios Larissa Daniele: conheça e saiba se vale a pena!

O curso Alongamento de Cílios de Larissa Daniele vale a pena, porque nele você aprende diversas técnicas, formas de manutenção e mais. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

10 opções mais incríveis para viajar de trem

Viagens de trem são confortáveis, além de oferecerem vistas panorâmicas de montanhas, desertos, florestas e outras maravilhas. Veja algumas das viagens de trem mais espetaculares do mundo para escolher!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Se você quer um cartão que te ofereça atendimento personalizado, vantagens incríveis para viagens e um dos melhores programas de pontos, então precisa conhecer o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Decolar Visa Platinum e saiba se vale a pena!

O cartão Santander Decolar Visa Platinum é uma parceria vantajosa entre agência e instituição financeira. Com ele, você poderá obter benefícios incríveis que vão tornar suas viagens muito mais práticas e confortáveis.

Continue lendo