Cachorro

Cachorro Elkhound Norueguês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O Elkhound Norueguês é um dos cães mais antigos do mundo e existem registros deles que datam da época dos Vikings. Usada como cães de caça, essa raça tem um olfato apurado e é bastante amistosa com humanos.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 24/02/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Elkhound Norueguês

Então, conheça o Elkhound Norueguês. Fonte: AdobeStock.
Então, conheça o Elkhound Norueguês. Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, você sabia que o cachorro Elkhound Norueguês pode ter origem pré-histórica? Isso mesmo, essa pode ser uma das raças de cachorro mais antigas do mundo! Aliás, existem registros de esqueletos em povoados da Europa na época dos Vikings que são praticamente idênticos a esse cão.

Ademais, a raça de cachorro Elkhound Norueguês possui olfato extremamente aguçado. Acredita-se que a função principal desse animal era ser um cão de caça. Além disso, esse cachorro é bastante inteligente, forte e muito bonito. Então, quer saber tudo sobre o Elkhound Norueguês? Pois é só continuar a leitura para descobrir os detalhes da raça!

Chihuahua

Guia de raças de cachorro pequeno: conheça mais!

Se você gosta de raças de cachorro pequeno, então precisa conferir nosso conteúdo com as melhores dicas de raça para você adotar. Confira!

Anúncios

Qual é o cachorro Elkhound Norueguês?

Antes de mais nada, a raça é, como o próprio nome diz, originária da região da Noruega, nas zonas das turfeiras. Aliás, arqueólogos encontraram esqueletos de cães muito parecidos com o Elkhound de hoje, o que nos faz pensar que a raça deve datar de 4.000 a 5.000 a.C.

Dessa forma, acredita-se que esses cães eram utilizados como caçadores pelos Vikings e os acompanhavam em suas viagens. Com seu olfato aguçado, eles são capazes de caçar alces, ursos e têm grande resistência para perseguir suas presas. Embora hoje em dia seja animal ideal como um cão companheiro e amigável, ainda continua muito requisitado para caças na região da Escandinávia.

Ademais, o cachorro Elkhound Norueguês é um animal bastante agitado e robusto. Seu corpo é quase que em um formato quadrado, sólido e tem uma pelagem grossa de dupla camada. Desse modo, o cão consegue se isolar melhor contra o frio excessivo da região, com uma camada de pelos longa e densa, e outra subcamada mais felpuda e macia.

Nesse sentido, a cor aceita da raça é a cinza, com algumas áreas do corpo em tons mais claro como pernas, barriga e peito. De um modo geral, ele possui uma espécie de máscara mais escura no focinho e orelhas, onde os pelos possuem uma tonalidade de cinza mais profunda.

Aliás, sua cabeça tem tamanho médio e formato de cunha, com orelhas grandes, eretas e altas. Os olhos do Elkhound são em sua maioria da cor marrom e não são muito proeminentes e grandes. Os cachorros da raça são de aparência bastante pomposa.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Então, quanto custa um cachorro da raça? Fonte: Adobe Stock.
Então, quanto custa um cachorro da raça? Fonte: Adobe Stock.

Antes de tudo, é importante informar que não se tem registro de canis especializados da raça no Brasil. Entretanto, esse cachorro é bastante comum nos Estados Unidos e Europa e seu valor pode sofrer alterações de acordo com o sexo do filhote ou o Pedigree.

Na verdade, é importante levar em consideração a procedência do local onde você pretende adquirir seu filhote de cachorro Elkhound Norueguês. Nesse sentido, evite comprar animais pela internet e procure conhecer pessoalmente o local e os pais do filhote. Dessa forma, você poderá evitar o financiamento da crueldade animal.

Embora não haja registro de canis da raça Elkhound no país, os valores encontrados tendem a variar entre R$2.000,00 e R$3.500,00 dependendo do filhote. Fatores como a participação dos pais em competições, Pedigree, sexo e disponibilidade tendem a influenciar os preços.

Ademais, justamente por não encontrarmos canis especializados da raça é importante verificar com atenção a procedência do animal que você tem interesse em adquirir. Se possível, procure recomendações de outras pessoas que compraram no mesmo criadouro e pesquise bastante antes de adquirir o filhote.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Pois bem, o cachorro Elkhound Norueguês é uma raça que pertence a mesma família dos Spitz. Contudo, esse cão tem corpo robusto e pode ser considerado de porte médio quase grande. Embora a diferença de tamanho entre machos e fêmeas possa ser insignificante na maioria das vezes, machos Elkhound medem cerca de 45 a 55 centímetros.

Enquanto isso, as fêmeas podem chegar a medir entre 45 e 50 centímetros. Ademais, os pesos também variam pouco, com machos pesando até 27kg e fêmeas até 25kg. Aliás, esses cães têm aparência bastante similar a um lobo, por essa razão seu porte tende a ser maior.

Ademais, os Elkhound Norueguês são cães bastante saudáveis e fortes e podem se orgulhar de sua saúde estável. A raça não apresenta problemas graves hereditários ou congênitos, mas é importante ficar de olho em doenças que podem aparecer com a idade como a displasia coxofemoral e a catarata.

Além disso, devido a sua pelagem felpuda, os cães dessa raça podem apresentar problemas de pele como dermatite ou fungos. Portanto, não se recomenda banhos frequentes nesses animais, já que os shampoos e sabonetes podem remover a camada de proteção da sua pele.

De um modo geral, é importante levar seu cachorro ao médico veterinário para consultas regulares. Além do mais, exames de rotina também são importantes para manter sua saúde em dia. Cachorros Elkhound Norueguês bem cuidados podem chegar a viver até 15 anos.

Como criar um cachorro Elkhound Norueguês?

Então, como criar essa raça? Fonte: AdobeStock.
Então, como criar essa raça? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, como você já viu, o cachorro Elkhound Norueguês é conhecido por ser um cão de caça. Ou seja, atividade física é essencial para ele. Embora sejam bastante adaptáveis a qualquer clima ou ambiente, esses cães não se dão muito bem em cidades, justamente devido à falta de espaço.

Aliás, caso você esteja pensando em adotar um cão dessa raça, saiba que ele exige atividades físicas de alta intensidade por pelo menos 1 hora diária. Caso contrário, esses animais tendem a ficar obesos e desenvolver um comportamento indesejado, além de ficarem agressivos.

Ademais, sua pelagem grossa e felpuda também vai exigir um cuidado maior. Nesse sentido, recomenda-se escovações cerca de 2 até 3 vezes por semana, ainda que os banhos não possam ser frequentes. Como já mencionamos, os Elkhound Norueguês têm a pele sensível e banhos frequentes pode acarretar em doenças dermatológicas.

O cachorro Elkhound Norueguês também é um cão independente e corajoso e pode ser um excelente cão de guarda. Além disso, eles se dão muito bem com crianças, sendo especialmente pacientes com elas. No entanto, não são muito sociáveis quando se trata de outros animais.

Então, se você gosta de cachorros espertos e ativos, já pensou em conhecer os exemplares da raça Collie? A raça é considerada uma das mais inteligentes do mundo e eles podem ser muito leais e companheiros. Veja tudo sobre o cachorro Collie acessando nosso conteúdo abaixo!

cachorro Collie de lado

Cachorro Collie: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça a raça Collie, um dos cachorros mais inteligentes do mundo, além de ser leal, protetor e muito companheiro. Confira mais aqui!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de Atendimento ao Cliente SENAC: conheça tudo sobre ele!

O Curso de Atendimento ao Cliente SENAC vai te ensinar estratégias de comunicação necessárias no mercado de trabalho! Veja como ele funciona!

Continue lendo
content

Cachorro Springer Spaniel Inglês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Bastante comum no Brasil, o cachorro Springer Spaniel Inglês é uma companhia extremamente carinhosa. Veja mais sobre a raça dele aqui!

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo Happymod?

Não perca mais tempo e veja como baixar o aplicativo Happymod para aproveitar seus apps e jogos favoritos de forma melhorada!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem pela Sky Airlines Brasil: veja antes de viajar!

Se você quer economizar nas passagens, chegou a hora de aprender como voar com a Sky Airlines Brasil, a low cost eleita a melhor da América do Sul. Veja o passo a passo para comprar!

Continue lendo
content

Procurando pacote de viagem para São Paulo? Veja ótimas opções e dicas!

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, guardando tesouros culturais e históricos, além de atrações durante o dia e vida agitada durante a noite. Ou seja, o destino completo para quem gosta de atividades!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Galeão: veja antes de viajar!

Maior aeroporto do estado do Rio de Janeiro, o Galeão é o segundo maior do Brasil e conecta voos do mundo todo. Então, conheça tudo sobre esse aeroporto moderno e com dezenas de lojas aqui!

Continue lendo