Cachorro

Cão de Água Português: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O Cão de Água Português é, como você deve imaginar, um cão que adora se molhar. Antigamente, era ele que protegia e acompanhava os marinheiros e embarcações, sendo um animal amigável e sociável.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 01/06/2022

Descubra tudo sobre a raça Cão de Água Português

Conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.
Conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.

Que o cão é o melhor amigo do homem, isso todos já sabemos. Agora, você sabia que ele pode acompanhar seus donos até mesmo em alto mar? Pois esse é o caso do cachorro Cão de Água Português, que surgiu para guardar embarcações e fazer parte das tripulações de pesca em seu país de origem.

Aliás, essa raça fez parte de diversas expedições com as tripulações dos navios, ganhando respeito e carinho dos marinheiros. Então, quer conhecer mais sobre a história e personalidade dessa raça curiosa? É só continuar a leitura para aprender mais sobre o cachorro Cão de Água Português.

cachorro Chow Chow sentado

Cachorro Chow Chow: saiba tudo sobre ele aqui!

Os cachorros da raça Chow Chow possuem pelagem farta e expressão dócil, mas são animais reservados. Aliás, a raça é considerada uma das mais antigas do mundo!

Anúncios

Qual é o Cão de Água Português?

Pois bem, como você já deve imaginar, o cachorro Cão de Água Português tem sua origem em Portugal. Na verdade, esse cão era um animal sagrado para os povos da região, que acreditavam que o matar traria punições divinas. A raça segue até hoje muito querida e amada por quem tem contato com ela.

Ademais, essa é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo, e existem achados arqueológicos que comprovam seus ancestrais no século III! No entanto, os padrões desse cão ainda não eram como nós conhecemos hoje, já que ele é uma mistura de raças como Terranova, Labrador e até o Poodle.

Aliás, suas origens oficiais ainda são bastante obscuras e essa raça apenas se tornou mais popular fora da Europa recentemente. Nesse sentido, esses animais foram parar nas Américas apenas na década de 1970, sendo reconhecido oficialmente em 1983. Ainda que existam padrões do cachorro Cão de Água Português, muitos o confundem com o Poodle.

Entretanto, esse cão tem um corpo mais alongado, com patas dianteiras troncudas e fortes para que ele suporte mais tempo dentro d’água. Aliás, sua pelagem dupla precisa passar por uma tosa especial para cães que estão sempre na água, evitando nós e emaranhados. Vale lembrar são aceitas as cores preto, preto e branco, fulvo com branco, fulvo e creme.

Seus pelos fartos costumam cobrir sua cabeça arredondada, focinho e olhos, que geralmente são redondos e de tamanho mediano. Enquanto isso, suas orelhas estão lateralmente posicionadas, caídas ao lado da cabeça, dando a ele uma expressão dócil e amigável.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, afinal, quanto custa esse cão? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, quanto custa esse cão? Fonte: AdobeStock.

Embora seja um animal bastante popular em seu país de origem e na Europa, o cachorro Cão de Água Português apenas se tornou mais conhecido recentemente. Nesse sentido, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama era um amante da raça e possuía alguns exemplares.

Ainda assim, pode ser difícil encontrar canis e criadouros confiáveis para adquirir um filhote. Nesse sentido, lembre-se sempre de procurar referências e indicações do local, além de fazer uma visita se possível. Desse modo, você poderá se certificar de que os animais são saudáveis e de que o canil segue os padrões da raça.

De um modo geral, você encontra filhotes do cachorro Cão de Água Português com valores que variam de R$1.500,00 a R$3.000,00. Essa variação ocorre geralmente devido ao sexo do animal, Pedigree e descendência. Ou seja, caso os ancestrais do pet sejam campeões e competidores, a tendência é que você pague mais caro por ele.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Antes de mais nada, o cachorro Cão de Água Português é um animal bastante robusto, com corpo mais longo e musculoso. Isso se deve ao fato de que seus ancestrais estavam sempre dentro da água, nadando e se exercitando. Ou seja, quanto mais fortes fossem os cães, melhor adaptados seriam ao seu dia a dia.

No entanto, esse pet não é muito alto, variando entre 43 centímetros a 60 centímetros de cernelha. De maneira geral, as fêmeas tendem a ser menores que os machos, mas a raça é considerada de porte médio. Aliás, esse cão pode atingir até 25kg, com um mínimo de 16kg.

Além de ser um cão de físico forte, sua saúde também não deixa a desejar. Nesse sentido, esses animais quase não apresentam problemas de saúde, especialmente quando jovens. Entretanto, lembre-se que pets idosos podem acabar desenvolvendo doenças como displasia coxofemoral, catarata e atrofia progressiva da retina.

Portanto, mantenha as consultas regulares com o médico veterinário, além de exames de rotina em dia. Também é importante vacinar o seu pet e vermifugar seu melhor amigo para evitar o aparecimento de outras doenças. De um modo geral, o Cão de Água Português tem uma boa expectativa de vida, geralmente atingindo os 15 anos.

Como criar um Cão de Água Português?

Então, veja como criar esse cão. Fonte: AdobeStock.
Então, veja como criar esse cão. Fonte: AdobeStock.

Como você já deve adivinhar, essa raça precisa de bastante exercício físico para se manter saudável e feliz. Ainda que esses cães possam se acostumar em apartamentos, o ideal é que ele tenha um quintal vasto com amplo espaço para correr e brincar. Aliás, o cachorro Cão de Água Português ama a água!

Desse modo, é comum vê-lo brincando na chuva, ou mesmo mergulhando em lagos e piscinas. Portanto, se você não tem paciência ou não quer ver seu cachorro molhado, talvez essa não seja a melhor raça de pet para o seu perfil. Por isso, tenha em mente essas características antes de escolher adquirir um filhote.

Ademais, esses cães podem ter uma pelagem ondulada ou até encaracolada. Embora não costumem soltar muitos pelos pela casa, é preciso manter uma rotina de escovação de pelo menos três vezes por semana. Assim, você vai evitar nós e emaranhados, além de manter a pelagem bonita e saudável.

Por fim, o Cão de Água Português é um animal muito sociável, tanto com humanos quanto com outros animais. Ou seja, se você tem crianças pequenas ou mesmo animais de outras espécies, não precisa se preocupar, pois ele é amigo de todos! Aliás, sua personalidade é de um cão carinhoso, dócil e muito inteligente. Um verdadeiro melhor amigo!

E que tal conhecer uma raça de cachorro brasileira? Pois bem, o cachorro Podengo Crioulo tem suas origens em Portugal, chegando até aqui com os navios de colonos. Logo, esses animais cruzaram com cães indígenas, surgindo então o Podengo Crioulo. Quer saber mais sobre sua personalidade e comportamento? Então acesse a seguir e confira tudo sobre ele!

cachorro Podengo crioulo dormindo

Cachorro Podengo Crioulo: saiba tudo sobre ele!

Com alto instinto protetor e um olfato invejável, o Podengo Crioulo é uma raça brasileira que surgiu juntamente com a colonização do nosso país. Conheça a raça!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gato Scottish Fold: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça o gato Scottish Fold, um animal dócil e amoroso com as características orelhas dobradas. Com certeza, você vai se encantar com a raça!

Continue lendo
content

Cachorro Spitz Finlandês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Confira tudo o que você precisa saber sobre o cachorro Spitz Finlandês, que parece bastante uma raposa e é amigável e simpático!

Continue lendo
content

Cursos gratuitos no SENAC: conheça algumas opções!

O ano começou e você pode entrar com o pé direito investindo no seu perfil profissional! Confira os cursos gratuitos do SENAC 2022 e escolha!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Banrisul Mastercard Black?

O cartão Banrisul Mastercard Black é o melhor cartão disponível no banco. Esse produto financeiro está disponível para o público de alta renda e até mesmo quem não é correntista pode solicitar o seu.

Continue lendo
content

Guichê Virtual é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com o Guichê Virtual, você compra passagens de ônibus de forma prática e fácil, sem precisar sair de casa! Então, confira se a empresa é confiável para fazer as suas viagens.

Continue lendo
content

Pacotes de viagens internacionais valem a pena?

Será que os pacotes de viagens internacionais valem a pena ainda em 2021? É essa a pergunta que nos propusemos a responder hoje. Abaixo, confira tudo sobre o assunto!

Continue lendo