Animais

Arranhão do gato causa infecções: descubra aqui!

O arranhão do gato causa infecções? Pois é possível, sim, o arranhão do felino causar algo do tipo. Confira todas as nossas dicas sobre isso!

Anúncios

Descubra se aquele arranhão do gato realmente causa infecções 

Descubra se aquele arranhão do gato realmente causa infecções 
Descubra se aquele arranhão do gato realmente causa infecções 

O arranhão do gato causa infecções em algumas situações e, por isso, requer cuidados. Conheça, abaixo, as possíveis consequências e o que fazer em eventual arranhão.

Por mais dócil e carinhoso que o seu gato seja, acidentes acontecem. Por exemplo, ele pode arranhá-lo ao se assustar. Ou, então, para demonstrar incômodo ao ser segurado para corte de unhas, banho ou consultas.

Seja como for, ninguém está livre de sofrer com uma arranhadura felina. Mesmo em momentos de brincadeira e de descontração eles podem ocorrer. Por isso, saiba: não são apenas gatos ariscos ou bravos que podem causá-las.

E o que fazer quando isso acontece? Pois é preciso atenção, uma vez que o arranhão de gato causa infecção. Bom, isso não é uma constante, mas as chances são altas. Por isso, é preciso ter muita atenção e tomar alguns cuidados.

Hoje, saiba o que fazer quando sofrer um arranhão de gato. Com isso, você pode ficar tranquilo e evitar qualquer tipo de efeito colateral negativo e riscos mais graves. Continue sua leitura e veja como lidar com essa situação!

Anúncios

O que acontece se o gato te arranhar?

O que acontece se o gato te arranhar?
O que acontece se o gato te arranhar?

Existem várias coisas que podem acontecer. Em alguns casos, mesmo sem aparentes sangramentos ou cortes fundos, pode ocorrer uma infecção. Isso ocorre caso o gato tenha em seu organismo a bactéria Bartonella henselae.

Ela é responsável pela causa da doença que conhecemos como “Doença da arranhadura do gato”. Assim, o arranhão do gato causa infecção pela presença de uma bactéria. Ou seja, nem todos os gatos poderão causar essa doença.

Contudo, nem se anime tanto. Os especialistas indicam que a grande maioria dos gatos domésticos possuem essa doença. Afinal, ela é causada por pulgas que parasitam de gato em gato. Com isso, elas transmitem e retransmitem a bactéria de um gatinho para outro.

O arranhão ou mordida do gato, aliás, são capazes de transmitir essa bactéria caso ele esteja infectado. Veja quais são os sintomas mais comuns:

  • Desenvolvimento de inchaço vermelho no entorno do arranhão;
  • Criação de caroços inchados no local, duros;
  • Dor no local da lesão;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Ardência nos olhos.

Por outro lado, também é possível sofrer uma infecção por um gato que sequer tenha a bactéria Bartonella. Nesses casos a reação da pele é natural frente a um corte, seja ele profundo ou não. 

Portanto, isso dependerá do organismo de casa um (em referência a gatos não infectados). De uma forma ou de outra, é muito importante prestar atenção! Assim, veja abaixo o que fazer ao levar um arranhão de gato!

Quais são as doenças que atacam os gatos?

Confira aqui no post e garanta que todas as 7 vidas de seu felino estejam bem garantidas, evitando as principais doenças em gatos!

O que fazer quando levar um arranhão de gato?

Ao levar um arranhão de um gato, certifique-se se ele está em dia com a vacina contra a raiva. Caso não esteja, procure um centro médico para tomar varina antirrábica. Outra vacina que pode ser aplicada – de acordo com avaliação do atendimento médico – é a antitetânica.

Caso o gato esteja em dia com as vacinas, apenas observe o local da arranhadura e se há alterações. Ainda, veja se os sintomas que listamos acima se apresentaram. Caso não e a cicatrização ocorra normalmente, não se preocupe.

Anúncios

Arranhão de gato causa infecções? Veja 5 informações importantes!

Arranhão de gato causa infecções? Veja 5 informações importantes!
Arranhão de gato causa infecções? Veja 5 informações importantes!

Por fim, confira 05 informações cruciais sobre gatos e sobre as consequências quanto aos arranhões que os bichanos podem nos dar.

Como é o tratamento para a arranhadura de gato?

Como vimos acima, o arranhão do gato causa infecções quando ele está infectado com a bactéria Bartonella henselae. Igualmente, por outros motivos de reação natural da pele humana. Mas, então, como é o tratamento?

Para casos em que os felinos não estão com as vacinas em dia, o melhor é quem foi vítima do arranhão tomar vacinas como antirrábica e antitetânica. Isso, é claro, de acordo com a conclusão médica do atendimento. Igualmente, com as datas em que se aplicaram tais vacinas pela última vez.

Além disso, o tratamento contra a infecção da bactéria requer uso de antibióticos. Por isso, o tratamento se dá sob a prescrição médica e não com automedicação, lembre-se sempre! Ainda, em alguns casos há necessidade de drenagem do gânglio (caroço) no local do arranhão.

Para casos sem a infecção por bactéria, é possível apenas fazer uso de analgésicos para aliviar a dor. O tratamento adequado dependerá da prescrição médica.

Anúncios

Quais são as consequências da doença da arranhadura do gato?

O arranhão do gato causa infecções e elas podem levar a quadros piores. Isto é, as consequências não se limitas aos sintomas que a doença da arranhadura causa. Esta, por sua vez, pode evoluir para quadros piores.

Estes se apresentam em organismos com o sistema imunológico debilitado. Nessa hipótese, podem até mesmo levar ao óbito. Portanto, é necessário sempre ter muita atenção!

Restringir a circulação do pet ajuda na prevenção contra infecção pela bactéria Bartonella hensalae

Como dito anteriormente, a bactéria que causa a doença da arranhadura é transmitida por pulgas, de gato para gato. Por isso, restringir a circulação do seu gato ajuda a prevenir que ele se infecte com o parasita.

E existem, além desse, uma centena de outros motivos pelos quais não deixar seu gato circular à rua. Por exemplo, os riscos de atropelamento, violência, etc. Contrair doenças também é um deles. Por isso, mantenha seu gato doméstico em casa.

Mantenha o antipulgas em casa

Para evitar a doença da arranhadura e que o arranhão do gato cause infecções, é essencial manter o antipulgas em dia. Afinal, as pulgas são responsáveis por transmitir a bactéria aos gatos. Portanto, mantenha-as longe!

Dentro de casa somente calçados limpos

Por fim, por mais que seu gato não tenha contato com outros animais, pode se infectar com a bactéria dentro de casa. E isso se deve ao fato de que podemos carregar ovos e larvas deles na sola dos calçados, por exemplo.

Assim, procure usar calçados específicos e limpos dentro de casa. Igualmente, mantenha a higiene do seu lar em dia.

Viajar com gatos: é possível?

Vai viajar com seu gato? Não sabe o que levar na mala? Não sabe que documentos são necessários? Descubra tudo isso aqui, e prepare-se pras férias da sua vida!

Em Alta

content

Gato Bengal: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato bengal é muito conhecido mundialmente pela sua pelagem tigrada, como se fosse um tigre de bengalas, daí seu nome. Veja mais!

Continue lendo
content

Alergia alimentar em gatos: como identificar e tratar?

A alergia alimentar em gatos pode ser um grande problema, principalmente se ela não for diagnosticada a tempo. Saiba mais aqui!

Continue lendo