Gatos

Arranhão do gato causa infecções: descubra aqui!

O arranhão de gato causa infecção? Pois é possível, sim, o arranhão do felino causar algo do tipo. Confira todas as nossas dicas sobre isso!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 14/08/2021

Descubra se aquele arranhão do gato realmente causa infecções 

Descubra se aquele arranhão do gato realmente causa infecções 
Descubra se aquele arranhão do gato realmente causa infecções 

O arranhão do gato causa infecções em algumas situações e, por isso, requer cuidados. Conheça, abaixo, as possíveis consequências e o que fazer em eventual arranhão.

Por mais dócil e carinhoso que o seu gato seja, acidentes acontecem. Por exemplo, ele pode arranhá-lo ao se assustar. Ou, então, para demonstrar incômodo ao ser segurado para corte de unhas, banho ou consultas.

Seja como for, ninguém está livre de sofrer com uma arranhadura felina. Mesmo em momentos de brincadeira e de descontração eles podem ocorrer. Por isso, saiba: não são apenas gatos ariscos ou bravos que podem causá-las.

E o que fazer quando isso acontece? Pois é preciso atenção, uma vez que o arranhão de gato causa infecção. Bom, isso não é uma constante, mas as chances são altas. Por isso, é preciso ter muita atenção e tomar alguns cuidados.

Hoje, saiba o que fazer quando sofrer um arranhão de gato. Com isso, você pode ficar tranquilo e evitar qualquer tipo de efeito colateral negativo e riscos mais graves. Continue sua leitura e veja como lidar com essa situação!

Anúncios

O que acontece se o gato te arranhar?

O que acontece se o gato te arranhar?
O que acontece se o gato te arranhar?

Existem várias coisas que podem acontecer. Em alguns casos, mesmo sem aparentes sangramentos ou cortes fundos, pode ocorrer uma infecção. Isso ocorre caso o gato tenha em seu organismo a bactéria Bartonella henselae.

Ela é responsável pela causa da doença que conhecemos como “Doença da arranhadura do gato”. Assim, o arranhão do gato causa infecção pela presença de uma bactéria. Ou seja, nem todos os gatos poderão causar essa doença.

Contudo, nem se anime tanto. Os especialistas indicam que a grande maioria dos gatos domésticos possuem essa doença. Afinal, ela é causada por pulgas que parasitam de gato em gato. Com isso, elas transmitem e retransmitem a bactéria de um gatinho para outro.

O arranhão ou mordida do gato, aliás, são capazes de transmitir essa bactéria caso ele esteja infectado. Veja quais são os sintomas mais comuns:

  • Desenvolvimento de inchaço vermelho no entorno do arranhão;
  • Criação de caroços inchados no local, duros;
  • Dor no local da lesão;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Ardência nos olhos.

Por outro lado, também é possível sofrer uma infecção por um gato que sequer tenha a bactéria Bartonella. Nesses casos a reação da pele é natural frente a um corte, seja ele profundo ou não. 

Portanto, isso dependerá do organismo de casa um (em referência a gatos não infectados). De uma forma ou de outra, é muito importante prestar atenção! Assim, veja abaixo o que fazer ao levar um arranhão de gato!

Quais são as doenças que atacam os gatos?

Confira aqui no post e garanta que todas as 7 vidas de seu felino estejam bem garantidas, evitando as principais doenças em gatos!

O que fazer quando levar um arranhão de gato?

Ao levar um arranhão de um gato, certifique-se se ele está em dia com a vacina contra a raiva. Caso não esteja, procure um centro médico para tomar varina antirrábica. Outra vacina que pode ser aplicada – de acordo com avaliação do atendimento médico – é a antitetânica.

Caso o gato esteja em dia com as vacinas, apenas observe o local da arranhadura e se há alterações. Ainda, veja se os sintomas que listamos acima se apresentaram. Caso não e a cicatrização ocorra normalmente, não se preocupe.

Anúncios

Arranhão de gato causa infecções? Veja 5 informações importantes!

Arranhão de gato causa infecções? Veja 5 informações importantes!
Arranhão de gato causa infecções? Veja 5 informações importantes!

Por fim, confira 05 informações cruciais sobre gatos e sobre as consequências quanto aos arranhões que os bichanos podem nos dar.

Como é o tratamento para a arranhadura de gato?

Como vimos acima, o arranhão do gato causa infecções quando ele está infectado com a bactéria Bartonella henselae. Igualmente, por outros motivos de reação natural da pele humana. Mas, então, como é o tratamento?

Para casos em que os felinos não estão com as vacinas em dia, o melhor é quem foi vítima do arranhão tomar vacinas como antirrábica e antitetânica. Isso, é claro, de acordo com a conclusão médica do atendimento. Igualmente, com as datas em que se aplicaram tais vacinas pela última vez.

Além disso, o tratamento contra a infecção da bactéria requer uso de antibióticos. Por isso, o tratamento se dá sob a prescrição médica e não com automedicação, lembre-se sempre! Ainda, em alguns casos há necessidade de drenagem do gânglio (caroço) no local do arranhão.

Para casos sem a infecção por bactéria, é possível apenas fazer uso de analgésicos para aliviar a dor. O tratamento adequado dependerá da prescrição médica.

Quais são as consequências da doença da arranhadura do gato?

O arranhão do gato causa infecções e elas podem levar a quadros piores. Isto é, as consequências não se limitas aos sintomas que a doença da arranhadura causa. Esta, por sua vez, pode evoluir para quadros piores.

Estes se apresentam em organismos com o sistema imunológico debilitado. Nessa hipótese, podem até mesmo levar ao óbito. Portanto, é necessário sempre ter muita atenção!

Restringir a circulação do pet ajuda na prevenção contra infecção pela bactéria Bartonella hensalae

Como dito anteriormente, a bactéria que causa a doença da arranhadura é transmitida por pulgas, de gato para gato. Por isso, restringir a circulação do seu gato ajuda a prevenir que ele se infecte com o parasita.

E existem, além desse, uma centena de outros motivos pelos quais não deixar seu gato circular à rua. Por exemplo, os riscos de atropelamento, violência, etc. Contrair doenças também é um deles. Por isso, mantenha seu gato doméstico em casa.

Mantenha o antipulgas em casa

Para evitar a doença da arranhadura e que o arranhão do gato cause infecções, é essencial manter o antipulgas em dia. Afinal, as pulgas são responsáveis por transmitir a bactéria aos gatos. Portanto, mantenha-as longe!

Dentro de casa somente calçados limpos

Por fim, por mais que seu gato não tenha contato com outros animais, pode se infectar com a bactéria dentro de casa. E isso se deve ao fato de que podemos carregar ovos e larvas deles na sola dos calçados, por exemplo.

Assim, procure usar calçados específicos e limpos dentro de casa. Igualmente, mantenha a higiene do seu lar em dia.

Viajar com gatos: é possível?

Vai viajar com seu gato? Não sabe o que levar na mala? Não sabe que documentos são necessários? Descubra tudo isso aqui, e prepare-se pras férias da sua vida!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Gato de bengala: saiba tudo sobre essa raça de gato!

O gato de bengala é uma raça bastante exótica que tem como ancestral um gato selvagem. Inteligente e ativa, essa é uma raça única!

Continue lendo
content

Raças de gatos preferidas pelos brasileiros: conheça as 10!

Existem várias raças de gatos espalhadas pelo mundo, mas existem algumas que são mais comuns no Brasil. Conheça algumas agora aqui!

Continue lendo
content

Confira 5 tendências de 2023 para as clínicas de estética!

A técnica de micropigmentação e tecarterapia são algumas das tendências para clínicas de estética no próximo ano. Veja onde investir!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Travel and Fun é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A agência de turismo Travel and Fun oferece diversos serviços como pacotes, seguro viagem, cruzeiros, resorts, entre outros. Então, se você está em dúvida se ela é confiável, entenda como ela funciona e se vale a pena comprar.

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Gol Linhas Aéreas: veja antes de viajar!

Além de oferecer voos confortáveis e de baixo custo, a Gol Linhas Aéreas também possui plataformas que podem agilizar seu embarque. Você pode realizar check-in pelo site, aplicativo ou diretamente no guichê da companhia.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Trips e Trips Viagens?

A Trips e Trips Viagens procura facilitar a forma de pagamento para seus clientes, aceitando as principais bandeiras de cartão de crédito. Além disso, você também pode escolher parcelar os pacotes em até 12 vezes!

Continue lendo