Gatos

Quanto servir de ração por dia para seu gato? Saiba aqui!

Você sabe quanto servir por dia para gato? Essa é um questão que tem influência sobre a saúde dos felinos. Veja como fracionar as refeições!

Anúncios

Descubra a melhor maneira de servir comida por dia para seu gato

Comida para gatos
Comida para gatos

Quanto servir por dia para gato varia de acordo com uma série de questões. Por exemplo, com sua raça, suas condições de saúde e eventuais necessidades especiais.

Tudo isso faz diferença na hora de dar alimentos a um felino. Não apenas em relação à quantidade, mas também aos tipos de produtos e alimentos. Alguns, infelizmente, contam com intolerâncias a produtos ou deficiências nutricionais. Por isso, requerem cuidados especiais.

Além disso, o peso do seu gato também terá influências em quanto servir por dia para gato. Não raro esses animais atingem a condição de sobrepeso ou obesidade. Então, devem seguir dietas específicas para controle.

E não é só isso! A idade do gato também traz variações à quantidade que se deve servir diariamente. Dessa forma, é preciso ter cuidado no momento de alimentar o felino. Todas essas questões devem ser consideradas.

Somente assim, então, é possível garantir que o seu gato está sob as condições ideais para seu desenvolvimento. Igualmente, é claro para seu bem-estar e longevidade. Por isso, não deixe de conferir, abaixo, dicas para porcionar as refeições e alimentar seu gatinho!

Pode deixar comida à vontade para gato?

Muitos tutores de gatos têm essa dúvida. Afinal, pode ser muito mais prático deixar comida à vontade, à disposição deles para quando quiserem comer. Isso é benéfico, a princípio, para quando precisamos sair a trabalho ou a lazer e não estamos perto dos felinos.

Porém, os especialistas não indicam que essa seja uma alternativa na sua vida. Gatos tendem a consumir alimentos em excesso quando eles estão à disposição. Ou seja, é como se vissem na disposição de alimentos a necessidade de mastigar sempre que possível.

Isso, é claro, desencadeia o sobrepeso ou a obesidade felina a longo prazo. O gato se acostuma a comer sempre que vê a comida. Note como isso o faz comer não por necessidade, mas por gula e impulso.

Portanto, evite deixar comida à vontade para gato. Como veremos abaixo, com nossas dicas de quanto servir por dia para gato, você pode porcionar as refeições. Isto é, dividir a quantia ideal em horários e refeições.

Assim, as refeições deles não precisam ser no momento em que você está fora de casa. O organismo deles é capaz de guardar bastante energia. E, não se preocupe! Seu gato não ficará desnutrido ou passará por fome.

Recomendações importantes para a dieta felina

A saúde dos gatos depende do respeito às recomendações para dieta felina. Conheça, abaixo, as principais delas para o bem-estar dos bichanos.

Quantas vezes servir a comida por dia para o gato?

Alimentação para felinos
Alimentação para felinos

Como dissemos acima, a quantidade de refeições e de gramas em cada uma delas depende das condições do pet. Elas, então, referem-se à idade. Também, ao fato de estarem ou não com obesidade. A existência de castração influencia, da mesma maneira. 

Primeiramente, a idade influencia quanto ao gasto calórico e às possibilidades de hipoglicemia. Então, quanto mais novo for o felino, maior o número de refeições necessárias diariamente. De outro modo, quanto mais velho, menor o número.

Quanto à castração, temos que o gato tende a ficar mais caseiro e menos ativo. Esse é o caso em que mais se deve ter atenção, aliás, à disposição de comida sem controle. Gastos castrados têm maior disposição ao desenvolvimento de obesidade.

Veja, então, quantas refeições servir para seu gato diariamente, de acordo com as condições do bichano:

  • Gato filhote (até 12 meses): nesse caso, a melhor opção é servir ração de 03 a 05 vezes por dia. Afinal, essa é a idade com maior demanda calórica e de energia pelo gato;
  • Adulto (a partir de 12 meses) e idoso (a partir de 07 anos): nesses casos o ideal é que a alimentação de gatos siga 02 refeições diárias;
  • Gatos castrados: aqui, o melhor é contar com 02 a 03 refeições por dia;
  • Felino obeso: por fim, nesse caso tanto quanto servir por dia para seu gato quanto o número de refeições dependem das orientações do veterinário em dieta específica.

Qual o melhor horário para alimentar o gato?

Isso, assim como quanto servir por dia para seu gato, dependerá de uma série de fatores. Porém, temos algumas disposições gerais. A partir delas, então, é possível determinar os horários de refeições dos seus felinos de acordo com a sua realidade.

Em primeiro lugar, o ideal é que uma refeição não ultrapasse 12 horas desde a última. Por isso, sempre procure encaixar as refeições (para adultos) dentro desse intervalo. Além disso, dê preferência para ao menos uma refeição pela manhã e outra pela noite.

Por outro lado, você também não pode deixar de levar em consideração a sua rotina. Sejamos realistas, então. Com isso, analise como são os seus horários e como encaixar a alimentação dos gatos dentro dela. Isso, é claro, considerando-se o número de refeições das quais eles necessitam.

Como calcular qual quantidade de ração servir por dia para o gato?

Quantidade de alimentos para servir no dia para gatos
Quantidade de alimentos para servir no dia para gatos

Por fim, agora que já sabemos os melhores horários e números de refeições diárias, resta saber a quantidade. Ela, então, deverá ser partilhada em porções iguais de acordo com o número de vezes que o seu gato deve se alimentar.

A quantidade de ração, deve ressaltar, dependerá do porte do seu gato. Isto é, do peso que ele apresenta. Contudo, em algumas raças ou condições especiais isso pode variar. Por isso, não deixe de consultar o médico veterinário.

De modo geral, para gatos saudáveis a proporção de comida (em gramas) se dá em relação ao número de quilos do animal. Veja, então, como funciona e o que estabelece:

  • 2 a 3 kg: 40 a 53 gramas por dia;
  • 3 a 4 kg: 53 a 70 gramas por dia;
  • 4 a 5 kg: 70 a 81 gramas por dia;
  • 5 a 6 kg: 81 a 93 gramas por dia;
  • 6 a 7 kg: 93 a 103 gramas por dia;
  • 7 kg ou mais: 75 a 88 gramas por dia;

Novamente, lembramos que o ideal é consultar um veterinário. Assim você garante que segue os melhores parâmetros no quanto servir para seu gato, por dia, de ração.

Como escolher ração para gatos?

É muito difícil a missão de comprar ração para gatos. Existem rações úmidas, secas, com carne, com legumes, para gatos senior! Mas esse artigo vai te ajudar!

Sobre o autor  /  Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro pode comer manga? Descubra a verdade!

A manga é uma fruta saborosa e nutritiva, mas será que cachorro pode comer? A resposta para essa pergunta requer muita atenção e cuidados!

Continue lendo
content

Como fazer o plano Pet Top Saúde Animal?

Saiba como fazer o plano Pet Top Saúde Animal online ou pelo telefone, sem sair de casa! Escolha a opção de plano que cabe no seu bolso!

Continue lendo
content

Curso de bijuterias: tudo sobre + 5 opções para fazer!

O curso de bijuterias é uma excelente opção para quem está buscando obter uma renda extra. Os cursos são gratuitos e online. Conheça.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Turismo em Bonito no Mato Grosso do Sul: melhor época para viajar e o que fazer

Bonito é a principal cidade turística do Mato Grosso do Sul e foi eleita mais de 16 vezes a melhor cidade para ecoturismo no Brasil. Saiba esse local, dicas de planejamento para ir para lá e programe sua viagem!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo AroundMe?

Saiba como baixar e usar o aplicativo AroundMe e encontre o estabelecimento ou serviço que procura em qualquer lugar do mundo. Basta escolher a categoria e conferir o que está disponível na sua região!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Quero Passagem?

A Quero Passagem é uma plataforma digital e também oferece um app completo para você adquirir passagens de ônibus para todo o Brasil! O processo é simples, então veja como comprar e planeje sua viagem!

Continue lendo