Gatos

Descubra qual é a hora certa de servir seu felino!

Você sabe como e quanto servir seu felino? Pois saiba que isso influencia na saúde do seu gato e, também, no bem-estar. Conheça mais sobre o assunto!

Anúncios

por Aline Mesquita

26/05/2021 | Atualizado em 27/05/2021

Saiba a melhor hora para servir comida ao seu felino

Alimentação para gatos
Alimentação para gatos

Servir o seu felino depende da adoção de algumas regras. Elas são importantes para se evitar a obesidade do gato, bem como para garantir o seu bem-estar e longevidade.

Os gatos são, essencialmente, caçadores. Antes da domesticação dos felinos, eles viviam a base de pequenas alimentações diárias. Por isso, contavam com pequenos insetos e pássaros, bem como outros pequenos animais e frutas. Contudo, a domesticação altera esse cenário em que eles necessitavam de várias refeições ao dia.

Note, por exemplo, que eles deixam de buscar a caça para a sobrevivência. Isso, por si só, os tornou animais menos ativos. A queima calórica se torna mais vagarosa, bem como a própria necessidade de grandes quantidades de calorias diárias. Isso, aliás, cria a tendência à obesidade.

Essa diminuição do ritmo de consumo de calorias, então, influencia diretamente em como servir seu felino. Ele não precisa da disposição de comida a qualquer hora. Ao mesmo tempo, deve ter restrições para que não desenvolva a obesidade felina.

Contudo, não há motivo para pânico. Hoje veremos, em detalhes, como alimentar o seu felino de forma correta. Para isso, continue lendo. Abaixo, você encontra dicas especiais para que a alimentação do seu pet atue de forma positiva para a saúde dele.

Anúncios

Quantas vezes ao dia servir a comida para o gato?

Quando falamos na necessidade de ter controle sobre a alimentação dos gatos isso inclui diversos fatores. Por exemplo, a quantidade de comida. Igualmente, quando servir seu felino.

A quantidade de refeições diárias de um gato varia de acordo com uma série de questões. Afinal, em cada fase da vida ele possui uma necessidade calórica específica. A mesma coisa ocorre em relação à castração, que resulta em cuidados especiais com os alimentos.

Veja, em termos gerais, quantas são as refeições necessárias por dia para cada tipo de gato:

  • Filhote (até 12 meses): nessa fase você deve servir seu felino de 03 a 05 vezes por dia. A demanda calórica é maior, uma vez que são mais ágeis e estão em crescimento. Igualmente, é preciso ter cuidado com questões de hipoglicemia;
  • Adulto (mais de 12 meses) e idosos (07 anos ou mais): servir seu gato 02 vezes ao dia é suficiente para esses casos;
  • Felinos castrados: devem seguir uma dieta com 02 a 03 refeições ao dia;
  • Gatos obesos: dependem de uma dieta específica com indicação de nutricionista da área animal.

Além disso, cabe ressaltar que quando e como servir o felino pode variar com outras condições. Por exemplo, a depender do seu estado de saúde. Igualmente, de alguma restrição especial por doença prévia.

Quanto servir para um felino em cada refeição?

Momento certo para servir seu felino
Momento certo para servir seu felino

Os veterinários geralmente estipulam uma quantidade diária. Portanto, é necessário dividi-la pelo número de refeições. Aqui, é importante ressaltar que o ideal é não deixar comida à vontade para o seu gato.

Quando eles têm disposição de alimentos sem restrição, tendem a comer a cada pouco tempo. Ou seja, repetem o comportamento de pequenos gatos na natureza, que dependem de refeições pequenas e constantes que chegam a até 15 ao dia!

Entretanto, conforme já explicamos, aqui não há essa necessidade. A caça é pura brincadeira e as vítimas geralmente são brinquedos sem fins nutricionais. Por isso, o ideal é servir o felino somente no momento da refeição, com a criação de uma rotina.

Veja a quantidade diária de alimentos de acordo com a idade ou condição de cada felino:

  • 2 a 3 kg: 40 a 53 gramas por dia;
  • 3 a 4 kg: 53 a 70 gramas por dia;
  • 4 a 5 kg: 70 a 81 gramas por dia;
  • 5 a 6 kg: 81 a 93 gramas por dia;
  • 6 a 7 kg: 93 a 103 gramas por dia;
  • 7 kg ou mais: 75 a 88 gramas por dia.

Novamente ressaltamos que isso pode variar de acordo com as condições particulares do gato. Doenças e obesidade, portanto, alteram esses valores. Por isso, sempre conte com o apoio de um veterinário para te direcionar.

Alimentação para gatos: 5 perguntas importantes!

A alimentação para gatos necessita de cuidados especiais. Por isso, hoje trouxemos 05 principais perguntas e suas respostas sobre a dieta felina!

Anúncios

Quanto tempo um gato pode ficar em jejum?

Como vimos acima, os gatos de qualquer idade necessitam de ao menos 02 refeições diárias. Mas qual é o período entre uma e outra, ou seja, o tempo em jejum? Os especialistas indicam que o seu felino não passe mais de 12 horas sem comer.

Por isso, programe as refeições para que elas ocorram sempre respeitando esse limite máximo. Especialmente quando falamos de 02 refeições diárias. Além disso, ao servir o felino observe algumas questões.

Caso ele não esteja comendo, por exemplo, observe se esse comportamento é recorrente. O jejum de gatos (por espontâneo desinteresse deles na comida) pode ser sinal de doença ou dor. Por isso, procure um veterinário caso isso venha a ocorrer.

Qual o melhor horário para servir o seu felino?

Alimentação para felinos
Alimentação para felinos

Os horários de alimentação dos felinos merecem cuidados. Primeiramente, porque devem ter intervalo máximo, entre um e outro, de 12 horas. Além disso, porque exigem uma rotina, uma vez que os felinos são adeptos à repetição dela.

Por isso, considere a sua própria rotina na hora de estabelecer os horários de servir seu felino. Afinal, você somente poderá seguir uma rotina para o gato caso respeite a sua própria agenda, necessidades de se ausentar de casa e compromissos diários.

Caso você saia de casa pela manhã, guarde um tempo para alimentar o gato antes de sair. Na hipótese 03 refeições ao dia, alimente-o pela manhã, ao final da tarde e no meio da noite. Assim, você não se preocupa caso se ausente e não possa voltar no meio do dia.

De outra forma, uma ótima estratégia é dividir a alimentação dos gatos com outras pessoas da casa. Isso especialmente quando o pet for filhote. Com isso, ele garante todas as refeições mesmo com a circulação de idas e vindas pelo seu lar.

Quanto servir de ração por dia para seu gato?

Você sabe quanto servir por dia para gato? Essa é um questão que tem influência sobre a saúde dos felinos. Veja como fracionar as refeições!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como usar a plataforma do Hiper Curioso?

Se você quer aproveitar todos os artigos atualizados sobre os mais diversos assuntos, confira como abrir e usar o portal do Hiper Curioso!

Continue lendo
content

Aplicativo Singu: o seu delivery de serviços de beleza!

O aplicativo Singu vale a pena para quem quer trabalhar por conta própria, fazendo sua agenda e seus horários! Veja como o app funciona!

Continue lendo
content

Gato Sphynx: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O famoso gato enrugado e sem pelos, o gato Sphynx tem origem canadense e uma aparência bastante característica. Confira aqui tudo sobre ele!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Buscavoo?

Procurando facilitar a vida de quem tem o sonho de viajar, a Buscavoo garante os melhores preços de hospedagem, passagens aéreas e até Seguro Viagem. Então, veja aqui como comprar com esse buscador agora mesmo!

Continue lendo
content

Como fazer cadastro no App Sisterwave?

Com o aplicativo Sisterwave, mais mulheres podem viajar com segurança, pois ele oferece hospedagem ao público feminino. O cadastro é simples e rápido e as usuárias podem ser anfitriãs e viajantes ao mesmo tempo!

Continue lendo
content

Como fazer cadastro no Programa TudoAzul?

Com até 4 categorias que variam de acordo com o número de pontos acumulados, o programa TudoAzul oferece vantagens incríveis aos clientes. Ademais, seu cadastro é simples e você pode fazê-lo online, sem burocracias!

Continue lendo