Dicas

Quais os materiais essenciais para manicure profissional?

Existem materiais essenciais para manicure. São eles que podem garantir um bom design para unhas e a segurança ao aplicá-lo. Conheça mais aqui.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 13/05/2021

Descubra quais são os materiais essenciais de trabalho para a manicure

Ferramentas para fazer unhas
Ferramentas para fazer unhas

Trabalhar com o embelezamento e cuidado de unhas é uma ótima oportunidade profissional. Para isso, é preciso ter em mãos os materiais essenciais para manicure.

São vários os materiais. Alguns vêm rapidamente à mente, como alicates para cutículas, lixas de unhas e de pés. Por outro lado, existem algumas ferramentas que são indispensáveis e que muitas vezes fogem à memória.

Elas são diversas. Dizem respeito, por exemplo, aos equipamentos de proteção individual (EPI). Eles conferem proteção à manicure, que fica livre de contato com organismos ou fluídos que possam ser infectantes.

Da mesma maneira, também auxiliam na organização do ambiente e do próprio trabalho. Isso, embora não pareça a um primeiro momento, é indispensável. Permite que os clientes fiquem à vontade. Ao mesmo tempo, exalam profissionalismo e higiene.

E não pára por aí. Existem outros materiais essenciais de trabalho para a manicure. Eles se referem a cada uma das atividades e passos que compõem os trabalhos de manicure e pedicure.

Para conhecer mais sobre essas ferramentas e como elas são importantes no dia a dia da manicure, continue lendo. Abaixo você encontra todas as informações sobre o trabalho desses profissionais. Igualmente, do que eles precisam para exercê-lo.

Anúncios

O que preciso para começar a fazer unhas?

Para começar a fazer as unhas existem algumas coisas que são indispensáveis. Em primeiro lugar, você deve conhecer as ferramentas que precisa utilizar. Da mesma forma, para o que cada uma delas serve.

Além disso, também é essencial que você saiba exatamente o que está fazendo. Em outras palavras, é imprescindível que você conheça cada um dos passos para cuidar das unhas. Ou seja, a limpeza, como lixar e cortar, formas de esmaltação e outros.

Cada um desses passos das atividades de manicure e pedicure requerem cuidados específicos. Novamente, eles se apresentam tanto para a segurança do cliente quanto do profissional. Igualmente, para que haja o uso correto dos materiais.

Esses conhecimentos podem ser obtidos por meio de cursos. Especialmente, aliás, para quem deseja trabalhar profissionalmente nessa área. Assim, é possível se conhecer as atividades e os materiais essenciais para manicure.

Nesses cursos, há apresentação de diversos conceitos. Eles incluem os passos de manicure. Também, os materiais que cada um deles exige. Ainda, as noções de segurança, higienização e cuidados com as ferramentas e com o espaço de trabalho.

É a soma de todos esses conhecimentos, então, que permite a prestação de um bom trabalho. Isso é essencial para que as unhas não apresentem problemas, como infecções. Da mesma forma, para a saúde delas e a beleza.

Portanto, veja, em resumo, o que é preciso para ser uma manicure:

  • Conhecer o passo a passo do cuidado com as unhas;
  • Ter em mãos as ferramentas necessárias para esses cuidados;
  • Saber como usar os materiais essenciais para manicure;
  • Noções de higiene;
  • Conhecer técnicas diversas.

Quais são os materiais para uma manicure trabalhar?

Materiais de manicure
Materiais de manicure

Conforme já apontamos acima, existem vários requisitos para se tornar uma manicure profissional. Eles se referem à segurança das atividades, ao cuidado com higiene. Também, aos materiais essenciais à profissão e à qualidade do atendimento.

Quanto aos materiais, não basta tê-los, deve-se lembrar. É crucial que a manicure tenha conhecimento quanto ao seu uso e manipulação. Igualmente, quanto à higienização e melhores formas de armazená-los.

Afinal, esses materiais entram diretamente em contato com o cliente. Alguns deles alcançam mucosas adjacentes e até vasos sanguíneos. Ou seja, partes delicadas que são a porta de entrada para infecções diversas.

Além disso, o objetivo de qualquer profissional é ter o maior número de clientes possível. É isso, pois, que lhe permite aumentar o lucro com suas atividades. Tendo-se isso em mente, é preciso que cada cliente saiba que está em contato com materiais limpos.

Alguns desses materiais essenciais para manicure, além disso, demandam descarte após cada uso. Outros devem passar por máquinas para desinfecção. Ainda, outros somente precisam de uma higienização simples, com água e sabão.

5 melhores opções de curso de manicure

Um curso de manicure pode ser o passo inicial de uma carreira profissional de sucesso! Então, não perca tempo e confira aqui tudo sobre a área.

Anúncios

Saiba mais um pouco sobre os materiais necessários

Veja, então, o quão complexo é o trabalho de uma manicure e os conhecimentos que ela deve ter. Eles abarcam tanto as técnicas de cuidados com as unhas quanto, é claro, todos os materiais.

Confira, então, alguns dos principais materiais de acordo com a sua aplicação:

  • Higiene e limpeza: toalhas brancas e limpas, algodão, água, álcool 70%, plástico filme, estufa elétrica para esterelização dos materiais;
  • Preparação da unha: lixa para unhas, lixa para os pés, separador de dedos, palito, alicate para corte, alicate para cutículas, esmaltes, palito de laranjeira;
  • Para equipamento de proteção: luvas, jaleco e máscara.

Note que alguns deles são coletivos, enquanto outros são individuais, podendo ser descartáveis ou não. Por exemplo, as toalhas são materiais essenciais para manicure que são individuais. Contudo, não precisam de descarte, basta lavá-las.

Por outro lado, os palitos de bananeira, bem como lixas, devem ser descartados logo após o uso. Ainda, os materiais como alicates são de uso coletivo. Contudo, entre uma e outra cliente eles precisam de esterilização. Por isso, é importante ter mais de uma.

10 materiais essenciais para manicure

Itens necessários para fazer unhas
Itens necessários para fazer unhas

Portanto, veja, em resumo, o que é preciso para ser uma manicure:

  • Alicates de corte e de cutícula, que necessitam de esterilização após cada uso;
  • Estufa elétrica para esterilização de materiais;
  • Algodão;
  • Espátula (também necessita de esterilização após cada uso);
  • Toalha de algodão;
  • Álcool 70%;
  • Acetona ou removedor de esmalte;
  • Vidros de esmalte em cores diversas, de base e de óleo secante e extra-brilho;
  • Lixas para unhas e para pés;
  • Jaleco.

Por isso, são inúmeros os materiais essenciais para manicure. Além dos que citamos acima, existem muitos outros. Esses são apenas os básicos e encontram outros pares que os complementam.

A mesa de manicure, por exemplo, é uma delas. Também, materiais para higiene do próprio local de prestação de serviços. Todos eles são importantes para uma carreira de sucesso como manicure.

O que é preciso para fazer as unhas em casa?

Fazer as unhas é um hábito que confere higiene e beleza às mãos. E você sabia que é possível fazê-las em casa? Aprenda hoje algumas dicas.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como baixar o aplicativo Kwai?

Confira como baixar o aplicativo Kwai gratuitamente no seu aparelho Android ou iOS e comece a utilizar suas ferramentas hoje mesmo!

Continue lendo
content

Nomes para cachorros pequenos: 100 ideias incríveis!

O momento da escolha dos nomes para cachorros pequenos pode ser bastante criativo, pois são pets de personalidade. Veja nossas sugestões!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o Likee app para criar videos?

Confira como baixar o Likee por meio da sua loja digital e veja como é fácil usar o Likee app para criar conteúdos e fazer edições!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Mirella Turismo?

A Mirella Turismo possui um equipe capacitada que pode te ajudar a montar um roteiro personalizado ou ainda comprar diversos serviços de turismo. É só entrar em contato com seus atendentes ou visitar a agência!

Continue lendo
content

Ecotrips Brasil é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com a Ecotrips Brasil você poderá aproveitar viagens para lugares exóticos e estar sempre em contato com a natureza. Há 20 anos no mercado, a agência oferece serviços seguros e de qualidade.

Continue lendo
content

Curso Sua Mala Organizada: veja como comprar

Depois de comprar o curso Sua Mala Organizada, você nunca mais terá que se preocupar com sua bagagem, ou esquecer itens em casa. Confira o passo a passo para fazer seu cadastro e comprar o curso!

Continue lendo