Animais
Proteger os móveis dos gatos: veja 10 dicas práticas!
Como proteger os móveis dos gatos e lidar com o impulso felino de arranhar tudo? Aprenda aqui truques ótimos como usar o catnip e mais!
Anúncios
Descubra como proteger os móveis dos gatos
Muitos tutores têm dúvidas de como proteger os móveis dos gatos. Os costumes dos felinos de arranhar o mobiliário podem estragá-los. E isso, é claro, revela-se em prejuízo.
Porém, existem alguns truques que ajudam – e muito! – a controlar esse impulso felino. Além disso, eles ajudam a mostrar ao gato os lugares que são próprios para eles arranharem. Afinal, não gasta adotar um gato. Você precisa adaptar sua casa pra ele.
E quando há mais de um gato no lar, a atenção deve ser ainda maior. Esse pode, até mesmo, ser o motivo de desvio dos arranhões. Por isso, não deixe de conferir nossas dicas de como melhorar o comportamento dos gatinhos.
Isso, é claro, mantendo o bem-estar deles ao mesmo tempo em que você protege a sua casa e mobiliário. Abaixo, então, veja dicas que farão toda a diferença e veja como proteger os móveis dos gatos.
10 melhores dicas para proteger os móveis dos gatos
Trouxemos algumas dicas infalíveis para o controle do comportamento felino em relação aos móveis. Com elas, você garante que o seu mobiliário continuará lindo e inteiro. Ao mesmo tempo, que os gatinhos terão locais para arranhar e ficarem tranqüilos.
Use arranhadores diversos para proteger os móveis dos gatos
Em primeiro lugar, usar arranhadores pela casa é indispensável. Eles são feitos especialmente para os gatinhos arranharem e afiarem suas unhas. Geralmente são de sisal, embora também existam versões em papelão.
Disponibilize os arranhadores em uma boa altura para os gatos
Muitas vezes os tutores de gatos possuem arranhadores, porém esses não chamam a atenção dos felinos. Nesse caso, é preciso analisar o ambiente em relação aos arranhadores e à disponibilização deles.
Afinal, algo de errado existe! Assim, primeiramente considere a altura do seu arranhador. Ele deve estar a cerca de 30 a 50 cm do chão. Isso, é claro, se ele for de parede ou lateral. Para os verticais, certifique-se de que ele está firme.
Tenha um arranhador para cada gato
Você tem mais de um felino em casa? Pois então saiba que para proteger os móveis dos gatos você deve analisar se há arranhadores em número suficiente. O melhor é ter um arranhador para cada um dos gatinhos.
Com isso, cada objeto terá o cheiro exato do seu felino proprietário. Isso ajuda a atrair os gatinhos e, também, permite que eles usem os objetos simultaneamente. Dessa forma, lembre-se de investir nesses móveis especiais.
Eles podem, afinal, ser a salvação do seu sofá, cadeiras e outros móveis que atraem os gatinhos e suas unhas afiadas.
Torne o arranhador mais interessante
Seguiu as dicas anteriores e ainda não obteve sucesso em como proteger os móveis dos gatos? Pois então considere deixar o arranhador (ou os arranhadores) mais interessantes. Isto é, chame a atenção do gato.
Hoje existem diversos arranhadores que acompanham bolinhas, torres, penas e outros brinquedos ou nichos. Eles estão ali justamente porque exercem atração sobre os felinos. Assim, saiba que essa é uma boa solução.
Nesse caso você pode, dede logo, optar pelo arranhador com acessórios. Por outro lado, também pode complementar o seu. Assim, saiba que é possível tornar um objeto mais atrativo e eficiente na proteção dos móveis.
Aposte no Catnip (erva-de-gato)
Seguindo nossas dicas de como proteger os móveis dos gatos, saiba que a erva-de-gato é uma ótima solução! Ela corresponde ao Catnip, uma planta natural que deixa os felinos tranqüilos e bem soltinhos.
Ainda, ela os atrai pelo cheiro que eles identificam. Por isso, você pode usá-la para atrair seus felinos até os arranhadores. Isto é, afastá-los dos seus móveis e oferecer uma solução para arranhar.
Nesse caso, existem várias opções. Hoje você encontra no mercado algumas ervas em spray, do tipo sintéticas. Igualmente, você pode usar as folhas secas da erva e passá-las nos móveis. Ou, ainda, fervê-las em água e, depois, usar o líquido para borrifar no arranhador.
Como Fazer o seu Gato Parar de Arranhar os Móveis
Arranhar faz parte da natureza felina, mas é possível estimular os instintos do seu gato e salvar os seus móveis ao mesmo tempo.
Use outros feromônios felinos
O catnip é uma maneira de como proteger os móveis dos gatos por atraí-los. Contudo, não é a única solução do tipo. Ao arranharem móveis, os gatinhos deixam feromônios no local. Isto é, cheiros que eles exalam e reconhecem posteriormente.
Assim, o local que exala o feromônio do felino (embora nós não o sintamos) indica que ali é um local seguro. Ou, então, que lhe pertence. Por isso, nada impede você de usar o feromônio no arranhador.
Com isso, o gato entende que ali é um local seguro. Igualmente, pode usar outros tipos de feromônios para afastá-lo de um lugar ou móvel. Aliás, existem inúmeros tipos desse feromônios. Por isso, converse com o veterinário e veja quais usar.
Apare as unhas do gato
Essa é uma solução bem simples para proteger os móveis dos gatos: apare suas unhas. Contudo, extraia apenas a pontinha e não exagere. Caso você não tenha experiência de como fazê-lo ou tenha medo, leve-o ao petshop para isso.
Repreenda o comportamento nocivo para proteger os móveis dos gatos
Outra questão muito importante para proteger os móveis dos gatos é repreender o comportamento nocivo do felino. Entretanto, atenção: somente é válido repreendê-lo quando pegá-lo no ato, em flagrante, arranhando móveis.
Em caso contrário o gato não entenderá nada, muito menos quais são os comportamentos errôneos. Além disso, jamais use a violência. O correto é usar um tom de voz específico que mostre que você não está de brincadeira. Também, falar mais alto, mas não em gritos.
Aposte em sprays de água
Os sprays com água também ajudam em como proteger os móveis dos gatos. Nesse caso, siga a mesma lógica do item anterior. Isto é, somente use o spray com água caso flagre o felino no ato errado.
Assim, ele entenderá que não deve arranhar esse móvel. Ou que, caso o faça, será repreendido com água, o que os felinos tendem a odiar.
Ofereça atividades aos felinos
Por fim, lembre-se de oferecer atividades aos seus gatos. Não raro os arranhões fora do lugar são apenas pedidos de atenção. Assim, gatifique sua casa, colocando nichos e lugares confortáveis para eles. Igualmente, lembre-se de brincar diariamente com seu amiguinho!
Arranhadores para gatos
Os arranhadores para gatos são essenciais para esses bichinhos e para os móveis da sua casa. Veja quais são os melhores modelos!
Em Alta
Curso Cutilagem para Manicure Faby Cardoso: conheça o curso e saiba se vale a pena!
Com aulas 100% online e emisssão de certificado, o curso Cutilagem para Manicure Faby Cardoso vale a pena e ensina técnicas de pé e mãos.
Continue lendoPoodle: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!
O poodle é um dos cachorros mais conhecidos do Brasil, é uma raça carinhosa, que adora brincar com brinquedos e seus amigos! Veja mais sobre.
Continue lendoBorder collie: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!
O border collie é uma raça de cachorro com pelos longos, muito amigável e perfeito para a convivência em família. Veja mais sobre isso aqui!
Continue lendoVocê também pode gostar
Guia de Cruzeiros: 7 dicas para primeira viagem!
Fazer um cruzeiro tem se tornado uma das modalidades preferidas dos viajantes pelo mundo. Afinal, esses hotéis flutuantes oferecem tudo para uma viagem completa! Veja algumas dicas para seu primeiro passeio!
Continue lendoComo baixar e usar o aplicativo HotelTonight?
O aplicativo HotelTonight é uma plataforma disponível para Android e iOS que te ajuda a encontrar hospedagens em promoções, mesmo para reservas de última hora. Aprenda a baixar e ter acesso.
Continue lendoComo abrir uma agência de viagens: passo a passo prático!
Com sinais de controle da pandemia e de aumento da vacinação da população, saber como abrir uma agência de viagens pode ser um ótimo negócio. Veja dicas de como fazer.
Continue lendo