Gatos

Por que seu gato não te deixa dormir?

Anúncios

Seu felino anda interferindo no seu precioso sono? Descubra o que pode estar por trás desse comportamento e como resolvê-lo!

Anúncios

1. Seu gato está te acordando porque ele pode estar doente

Algumas condições médicas inibem uma boa noite de sono. Mesmo algo que não seja sério como uma dor de dente pode deixar seu felino inquieto. Nesse caso, esteja particularmente atento se esse comportamento não é algo que seu gato costuma fazer. Alguns dos culpados mais comuns são artrite, hipertireoidismo e pressão alta, que podem ser diagnosticados e tratados por um veterinário. Ligue para o seu veterinário se o seu gato está repetidamente exibindo comportamentos incomuns à noite.

2. Seu gato está entediado

Se seu gato fica muito sozinho, ele provavelmente está descansando durante o dia e acumulando energia para brincar a noite toda. Procure maneiras de entretê-lo enquanto você estiver fora. Brinquedos, camas posicionadas em frente à janela ou esconder pequenas quantidades de comida pela casa podem ajudar. Brincar com seus donos também é importante para um gato. Incentive seu gato a se movimentar brincando com laser, balançando a varinha enquanto assiste à TV, ou brincando de jogar sua bolinha pela casa. Mantenha os brinquedos em rotação para que seu gato não se entedie com eles muito rápido. Gaste a energia do seu gato durante à noite brincando por pelo menos uma hora antes de ir para a cama dormir.

Anúncios

3. Seu gato adquiriu maus hábitos

Talvez quando seu gato era filhote você tenha respondido aos seus chamados durante a noite dando carinho ou trocando sua água. Infelizmente, você ensinou ao seu gato que você não se importa em receber visitas noturnas. Mas não entre em pânico: esses hábitos podem ser revertidos. Da próxima vez que seu gato te acordar no meio da noite, role e fique no lugar. Depois de várias noites sem tirar uma reação de você, seu gato perderá o interesse.

4. Você alimenta seu gato imediatamente após acordar

Você costuma alimentar seu gato minutos depois de levantar? Se sua resposta foi sim, seu gato pode estar te acordando para iniciar esse processo de alimentação. Continue suas atividades matinais por um tempo antes de alimentar ou dar muita atenção ao seu gato. Mantenha sua fome controlada dando-lhe um lanche saudável antes de dormir. Pergunte ao seu veterinário sobre dividir sua comida diária em refeições menores, espalhadas ao longo do dia, para ajudar seu gato a se sentir mais satisfeito. Se o seu gato só toma água fresca, compre um dispensário automático.

5. Você dorme com luzes acesas

O que é escuro para o olho humano não é tão escuro para o felino. Os gatos vêem melhor no escuro devido a ter mais receptores sensíveis à luz em seus olhos. Se você costuma dormir com alguma luz acessa, com a TV ligada, ou luzes da rua entrando no seu quarto, essa pode ser a razão. Minimize a luz ou experimente persianas que escurecem o quarto para desencorajar seu gato. Por outro lado, se o seu gato for mais velho, a luz pode dificultar a sua visão, causando-lhe inquietação. Uma luz suave pode ajudar. Ajuste sua iluminação, dando a cada mudança cerca de uma semana para ter efeito, observando o que funciona melhor para sua situação.

6. Seu gato quer atenção

Assim como as crianças, alguns gatos vão agir para ganhar atenção. Mesmo que essa atenção seja seu gato ganhando uma bronca. Qualquer atenção, mesmo que negativa, poderia paradoxalmente reforçar o comportamento de busca de atenção do gato. Além de perpetuar o problema, sua reação dura pode prejudicar a confiança de seu gato em você e nos humanos em geral. Por mais difícil que seja, fique quieto quando ele te acordar. Seu gato é mais propenso a aprender uma lição com seu silêncio do que com broncas.

Em Alta

content

As 15 raças de gatos mais carinhosas

Se você adora ficar pertinho do seu animal de estimação, precisa conhecer as 15 raças de gatos mais carinhosas que existem. Confira aqui!

Continue lendo
content

Curso de Fotografia Udemy: conheça e saiba se vale a pena!

O Curso de Fotografia Udemy vale a pena para quem é iniciante ou não tem nenhum conhecimento sobre o assunto. Conheça-o aqui!

Continue lendo
content

Cachorro Samoieda: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Samoieda teve sua origem no norte da Rússia, entre as tribos dos samoiedos. Conheça mais sobre ele antes de adquirir seu filhote.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Turismo gastronômico: 10 dicas para aproveitar a culinária enquanto viaja!

Uma forma de turismo muito comum no Brasil e no mundo, o turismo gastronômico é uma opção incrível para quem quer mergulhar nas tradições do local de destino. Portanto, confira aqui algumas dicas de como aproveitar ao máximo a gastronomia local quando for viajar!

Continue lendo
content

Viajar para a Coréia do Sul: o que precisa e quanto custa?

Ainda que não seja muito popular para os ocidentais, a Coreia do Sul está sendo cada vez mais desejada por turistas. Veja aqui como aproveitar esse país repleto de história e cultura que vai te render uma viagem surpreendente!

Continue lendo
content

123 Viagens é confiável? Entenda como funciona!

A 123 Milhas Viagens é confiável? É comum que apareçam, em pesquisas de opções de turismo, pacotes dessa empresa. Por isso, confira hoje se ela é de confiança.

Continue lendo