Dicas

Por que seu gato não te deixa dormir?

por

Senhor Gato

Publicado em

Seu felino anda interferindo no seu precioso sono? Descubra o que pode estar por trás desse comportamento e como resolvê-lo!

ANÚNCIOS

1. Seu gato está te acordando porque ele pode estar doente

Algumas condições médicas inibem uma boa noite de sono. Mesmo algo que não seja sério como uma dor de dente pode deixar seu felino inquieto. Nesse caso, esteja particularmente atento se esse comportamento não é algo que seu gato costuma fazer. Alguns dos culpados mais comuns são artrite, hipertireoidismo e pressão alta, que podem ser diagnosticados e tratados por um veterinário. Ligue para o seu veterinário se o seu gato está repetidamente exibindo comportamentos incomuns à noite.

2. Seu gato está entediado

Se seu gato fica muito sozinho, ele provavelmente está descansando durante o dia e acumulando energia para brincar a noite toda. Procure maneiras de entretê-lo enquanto você estiver fora. Brinquedos, camas posicionadas em frente à janela ou esconder pequenas quantidades de comida pela casa podem ajudar. Brincar com seus donos também é importante para um gato. Incentive seu gato a se movimentar brincando com laser, balançando a varinha enquanto assiste à TV, ou brincando de jogar sua bolinha pela casa. Mantenha os brinquedos em rotação para que seu gato não se entedie com eles muito rápido. Gaste a energia do seu gato durante à noite brincando por pelo menos uma hora antes de ir para a cama dormir.

3. Seu gato adquiriu maus hábitos

Talvez quando seu gato era filhote você tenha respondido aos seus chamados durante a noite dando carinho ou trocando sua água. Infelizmente, você ensinou ao seu gato que você não se importa em receber visitas noturnas. Mas não entre em pânico: esses hábitos podem ser revertidos. Da próxima vez que seu gato te acordar no meio da noite, role e fique no lugar. Depois de várias noites sem tirar uma reação de você, seu gato perderá o interesse.

4. Você alimenta seu gato imediatamente após acordar

Você costuma alimentar seu gato minutos depois de levantar? Se sua resposta foi sim, seu gato pode estar te acordando para iniciar esse processo de alimentação. Continue suas atividades matinais por um tempo antes de alimentar ou dar muita atenção ao seu gato. Mantenha sua fome controlada dando-lhe um lanche saudável antes de dormir. Pergunte ao seu veterinário sobre dividir sua comida diária em refeições menores, espalhadas ao longo do dia, para ajudar seu gato a se sentir mais satisfeito. Se o seu gato só toma água fresca, compre um dispensário automático.

5. Você dorme com luzes acesas

O que é escuro para o olho humano não é tão escuro para o felino. Os gatos vêem melhor no escuro devido a ter mais receptores sensíveis à luz em seus olhos. Se você costuma dormir com alguma luz acessa, com a TV ligada, ou luzes da rua entrando no seu quarto, essa pode ser a razão. Minimize a luz ou experimente persianas que escurecem o quarto para desencorajar seu gato. Por outro lado, se o seu gato for mais velho, a luz pode dificultar a sua visão, causando-lhe inquietação. Uma luz suave pode ajudar. Ajuste sua iluminação, dando a cada mudança cerca de uma semana para ter efeito, observando o que funciona melhor para sua situação.

6. Seu gato quer atenção

Assim como as crianças, alguns gatos vão agir para ganhar atenção. Mesmo que essa atenção seja seu gato ganhando uma bronca. Qualquer atenção, mesmo que negativa, poderia paradoxalmente reforçar o comportamento de busca de atenção do gato. Além de perpetuar o problema, sua reação dura pode prejudicar a confiança de seu gato em você e nos humanos em geral. Por mais difícil que seja, fique quieto quando ele te acordar. Seu gato é mais propenso a aprender uma lição com seu silêncio do que com broncas.

Animais

8 arranhadores diferentes para seu gato

por

Lucas Silva

Publicado em

| Atualizado em

Quem tem gatos sabe: para seu bichano, arranhar é essencial. Seja para marcar território, “fazer” as unhas, deixar sua “assinatura” ou se exercitar, arranhar coisas, pular de um lugar para o outro, e se meter nos buracos menos prováveis da casa é parte essencial da saúde física e mental de um gato.

Dessa forma, se você tem um gato, com certeza, já deve ser um costume, acordar de manhã e ver o baço do sofá todo desfiado, as revistas da sala espelhadas pela casa, e seu amigo ronronando... atrás da máquina de lavar?

Pois é: gatos são criaturas com enorme necessidade de explorar a casa e mostrar que quem manda lá são eles.

Porém, você não deve desestimular esses comportamentos. Lutar contra a natureza de um gato é, ou uma luta perdida, ou uma forma de perder a amizade daquele do membro mais fofo do lar.

Por isso, apresentamos aqui uma solução: alguns arranhadores diferentes, cheios de entradas escondidas e formas inusitadas, perfeito para seu animal ficar horas distraído.

Alguns são legais para o gato, e decorações muito bonitas para sua casa. Outros, parecem verdadeiras obras de arte. Todos vão fazer seu gato mais feliz - e seu sofá, caso ele falasse, agradecer! Confira nossa lista e se surpreenda!

(Atenção: Imagens meramente ilustrativas, retiradas das páginas dos produtos, na Amazon. O site Senhor Gatos não se responsabiliza pelos produtos apresentados)

8. Arranhador com protetor de canto para sofás

Brinquedo mais básico, esse arranhador consiste de um tapume em L, forrado com material resistente, e com um cordão com uma bolinha texturizada e emplumada na ponta. Um brinquedo simples, mas eficiente.

Adequado para casas com pouco espaço, seu gato certamente vai adorar e vai poder continuar brincando com o móvel preferido de 99% dos gatos.

Compre esse brinquedo aqui.

7. Arranhador plataforma com bolinha emplumada

Um brinquedo um pouco maior, esse arranhador passa muito bem por objeto de decoração da casa, e permite uma maior interação entre o gato e seu tutor.

O brinquedo é uma plataforma com uma pilastra texturizada no centro. Na ponta, há uma mola com uma bolinha cheia de plumas, permitindo que o humano fique balançando ela, para frenesi do gato que, vai ficar pulando e esfregando as patas na coluna.

Seu gato vai gastar bastante energia, e depois de algumas horas brincando, provavelmente só vai querer deitar no sol e dormir longas e merecidas horas. E se na casa tiverem crianças, essas também vão adorar a diversão!

Compre esse brinquedo aqui.

6. Pufe arranhador em formato de amplificador

Um brinquedo um pouco mais simples, mas superdivertido, esse arranhador em formato de amplificador de guitarras.

Trata-se de um pufe com textura e estampada de um aparelho de amplificação, mas oco por dentro.

Se seu gato, que gosta de mexer nos aparelhos da casa, vai adorar, porque, além de arranhador, ele também pode servir de esconderijo, caminha, e como pufe para os tutores humanos – aguentando até 100 quilos. Assim, você estica as pernas depois de um dia de trabalho, enquanto seu amigo afia as patas.

Compre esse brinquedo aqui.

5. Arranhador toca com estampa

Que tal você dar para o seu gato um arranhador que combina com a decoração da casa? Com essa linha de arranhadores toca, isso é possível!

São blocos de papelão maciço, de alta durabilidade, com entradas de formatos diferenciados, e estampas muito bonitas.

Tem tocas de formato redondo e apertado, tocas largas e triangulares, tocas duplas... E as estampas garantem um belo visual para sua casa, com cores e padrões marcantes.

Compre esse brinquedo aqui.

4. Arranhador-circuito

Se o seu gato é o dono da casa (e vamos falar a verdade, todos os gatos são), ele vai adorar esse circuito de arranhadores.

São 8 nichos-prateleiras, incluindo uma toca e uma ponte pênsil, para você instalar na sua casa, e, seu bichano explorar.

Você pode montar um circuito fazendo degraus com as prateleiras, pode espalhar os nichos pela casa, pode colocar um em cada quarto... basta imaginar e fazer! Seu gato vai adorar explorar a casa de um jeito totalmente novo!

Compre esse brinquedo aqui.

Seu gato te arranha? Ele te lambe demais? Derruba coisas no chão? Descubra aqui, porque os gatos fazem essas e outras coisas!

3. Arranhador casinha com casa de passarinho

Esse arranhador é para aqueles gatos que ainda tem seus instintos de tigre aflorados.

Trata-se de uma plataforma com uma casa de passarinhos sustentada por três colunas em um lado, e uma banqueta do outro. Com um diferencial, na casa tem uma bolinha presa com mola, exatamente igual a um passarinho.

Totalmente revestido em material arranhável, esse brinquedo vai ser a sensação da casa – entre gatos e seus tutores, que podem se divertir escondendo coisas dentro da casinha.

Compre esse brinquedo aqui.

2. Arranhador com rede

Para os gatos que até gostam de brincar pular e arranhara, mas preferem, mesmo, é uma boa soneca.

Esse arranhador tem dois andares. No andar de cima, tem uma casinha, toda forrada, para seu gatinho entrar, pular de esconder, além de duas colunas – uma, como uma bolinha texturizada, presa por mola.

No andar de baixo, está a grande novidade do brinquedo, uma rede de praia em pelúcia própria para animais, aquele estofado que os gatos tanto amam. Para o seu amigo pular, esticar as pernas e dar vazão à sua merecida preguicinha da tarde!

Compre esse brinquedo aqui.

1. Arranhador com três andares

O maior brinquedo dessa lista, não é para uma casa pequena, mas certamente é para gatos que sabem se divertir!

Esse brinquedão vai atrair até mesmo as crianças da casa. Isso porque, ele é constituído de três andares todos em pelúcia, além das 4 colunas de sustentação, forradas em material arranhável, de alta resistência. Mas, não é apenas isso, cada andar tem um diferencial.

No primeiro, tem um banco, no melhor estilo dos balanços de parquinhos infantis. No segundo, um tubo forrado garante um lugar divertido para seu gato subir e escalar.

No terceiro, uma casinha toda forrada, com um cercado de corda no “quintal” garante para o seu gato, não apenas um lugar para ele brincar, como também, um lugar para ele dormir e, se falasse, chamar de “seu”.

Além disso, o teto da casinha também pode ser escalado, garantindo ao brinquedo um “quarto andar” totalmente novo! É um investimento que vai valer muito à pena, pois seu gato vai se esquecer completamente de seu sofá, e vai permitir muitas horas de diversão entre você e seu bichano.

Compre esse brinquedo aqui.

E você, conhece outro brinquedo arranhador para gatos, original e criativo? Você já tem algum desses brinquedos na sua casa? Seu gato gosta dele? Escreva para nós contando!

E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, se inscreva na nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossos conteúdos!

Continuar Lendo

Em Alta