Educação
Programa Jovem Aprendiz 2022: o que é e como funcionam as vagas?
Se você tem de 14 a 24 anos e é estudante, pode se candidatar ao programa Jovem Aprendiz. O jovem tem direito a salário, auxílio transporte, auxílio alimentação, entre outros benefícios. Veja o que é e como funciona o programa!
Anúncios
por Samantha Scorbaioli
Programa Jovem Aprendiz 2022: oportunidade de capacitação profissional para jovens!
Ainda que estejamos em meio a um cenário mundial de pandemia, muitas empresas continuam contratando jovem aprendiz sem nenhuma experiência. Nesse sentido, o programa do Governo Federal foi criado com o intuito de auxiliar adolescentes e jovens adultos a ingressarem no mercado de trabalho, e as vagas continuam aparecendo todos os meses.
De acordo com o programa, as empresas devem ter de 5% a 15% de jovens do programa em seu quadro de funcionários. O Jovem Aprendiz está previsto pela Lei de Aprendizagem e reúne diversas vagas de emprego voltadas para esse público em específico. Então, quer saber como funciona e como participar? É só continuar a leitura que vamos te explicar.
Como se inscrever para o Programa Jovem Aprendiz
Se você é estudante e está procurando uma vaga de emprego, aproveite o programa Jovem Aprendiz 2022 e veja como se inscrever! Confira!
Como funciona o Programa Jovem Aprendiz 2022?
Previsto pela Lei 10.097/2000, ou Lei de Aprendizagem, jovens que possuem entre 14 e 24 anos incompletos cursando o Ensino Médio e Fundamental podem participar do programa Jovem Aprendiz. No entanto, para pessoas portadoras de necessidades especiais, não deve haver limite de idade.
Além disso, caracteriza-se como jovem aprendiz todos que estudam e trabalham ao mesmo tempo, seja através de estágio ou qualquer trabalho que seja remunerado dentro de uma empresa. Os jovens também podem estar matriculados em cursos profissionalizantes, cursos técnicos e até mesmo cursos livres oferecidos pela própria empresa onde trabalha.
Ademais, o aprendiz também deverá ter direito a receber de meio a um salário mínimo federal de acordo com sua carga horária, contrato de trabalho com Carteira de Trabalho assinada, auxílios alimentação e transporte, férias, décimo terceiro e contribuição FGTS. Aliás, os benefícios oferecidos também podem variar de acordo com as empresas.
Você será redirecionado a outro site
O que é o programa?
Antes de mais nada, o programa do Governo Federal está embasado na Lei de Aprendizado e ainda ampliado pelo Decreto Federal 5.598 de 2005. Nesse sentido, ele tem como objetivo auxiliar principalmente jovens carentes ou de escolas públicas a encontrar o primeiro emprego.
Dessa forma, o jovem contratado terá oportunidade de adquirir experiência profissional, além de ter todos os seus direitos garantidos. Ou seja, o jovem aprendiz deverá receber todos os benefícios que a empresa oferece para a função, além de registro em carteira.
Ademais, segundo o programa, empresas com mais de 7 colaboradores deverão abrir vagas para manterem sua legalidade. Os jovens participantes do programa deverão constituir de 5% a 15% do quadro de colaboradores da empresa.
Com quantos anos pode fazer inscrição?
Assim que o jovem completar 14 anos ele já poderá participar do programa e exercer suas funções. Desse modo, facilita bastante o ganho de experiência e capacitação profissional, já que ele poderá dar continuidade na profissão depois dos estudos.
Enquanto isso, a idade máxima para realizar a inscrição no programa Jovem Aprendiz é de 22 anos. Isso porque ele deverá deixar o programa ao completar 24 anos de idade e, como o programa tem duração de dois anos, fica inviável a contratação após a idade limite.
Quais são as funções de um Jovem Aprendiz?
Pois bem, um candidato do programa poderá realizar as mais diversas funções dentro de uma empresa de médio ou grande porte. Aliás, o aprendiz pode trabalhar tanto em empresas públicas quanto privadas, e as função mais comum é a de assistente administrativo.
Ademais, ele também pode executar funções como atendimento ao público, caixa, vendedor, organizador de estoque, recepcionista, entre outros diversos cargos. Além disso, o jovem aprendiz também pode migrar de um setor para o outro, assim agregando mais conhecimento ao seu perfil profissional.
Quais são os benefícios do programa? Vale a pena se inscrever?
Primeiramente, pode ser bastante difícil encontrar o primeiro emprego, ainda mais com a situação de pandemia e crise econômica que estamos vivendo. No entanto, empresas de médio e grande porte seguem contratando jovens para o programa Jovem Aprendiz. Ou seja, é uma garantia de emprego fixo por pelo menos dois anos de duração do programa.
Ademais, o candidato poderá desenvolver-se profissionalmente, aprendendo diferentes funções e se tornando mais capacitado. Desse modo, a ideia é facilitar que o jovem aprendiz encontre novos empregos caso volte para o mercado de trabalho. Além disso, existem empresas que oferecem planos de carreira e oportunidades únicas após o término do programa.
Por fim, o aprendiz também terá direito a todos os benefícios que os funcionários da empresa onde trabalha possuem. Por exemplo, a empresa pode oferecer plano odontológico, vale alimentação, entre outros benefícios. Além disso, ele também tem todos os outros direitos de um trabalhador comum.
Como me inscrever no programa Jovem Aprendiz em 2022?
Então, tem interesse e quer saber como fazer sua inscrição no programa Jovem Aprendiz? Pois bem, os interessados podem se cadastrar nos portais responsáveis pela divulgação das vagas, como CIEE, IEL ou ABRE por exemplo.
Além disso, você também pode acessar diretamente os sites das empresas onde gostaria de trabalhar e procurar por vagas de emprego para jovem aprendiz. No entanto, se você quiser ver detalhadamente como funciona para fazer uma inscrição no programa, acesse nosso conteúdo a seguir e confira!
Como se inscrever para o Programa Jovem Aprendiz
Se você é estudante e está procurando uma vaga de emprego, aproveite o programa Jovem Aprendiz 2022 e veja como se inscrever! Confira!
Samantha Scorbaioli
Luiza Lamas
Editor(a) sênior
Em Alta
Adestramento de gatos: 5 dicas de como fazer!
O adestramento de gatos é uma forma de mantê-lo muito mais calmo dentro de casa, evitando fugas que podem colocar a saúde dele em risco. Veja!
Continue lendo
8 arranhadores diferentes para seu gato
Ao investir em arranhadores diferentes para gato você contribui para a saúde do seu bichinho, já que arranhar faz parte da natureza dele!
Continue lendoÉ possível criar gatos e pássaros juntos? Saiba tudo aqui!
Criar gatos e pássaros juntos pode ser desafiador para o tutor, mas não é uma missão impossível. Veja aqui algumas dicas e tire suas dúvidas.
Continue lendoVocê também pode gostar

5 viagens incríveis para mulheres fazerem sozinhas!
Cada vez mais o público feminino está em busca de viagens para mulheres fazerem sozinhas. Então, veja aqui opções seguras e boas para quem não tem experiência e crie roteiros incríveis para aproveitar ao máximo!
Continue lendo
Plataforma Zankyou: veja como funciona e se vale a pena!
A Zankyou está há mais de uma década no mercado digital oferecendo agilidade e praticidade para quem quer organizar um casamento dos sonhos. Veja como a plataforma funciona e confira se vale a pena baixar o app!
Continue lendo
5 melhores resorts no estado de São Paulo para relaxar
Os resorts são, na verdade, hotéis com serviços completos e opções de atividades, entretenimento, gastronomia e muito mais. Então, veja aqui cinco opções para aproveitar uma estadia assim no estado de São Paulo!
Continue lendo