Educação

Programa Jovem Aprendiz 2022: o que é e como funcionam as vagas?

Se você tem de 14 a 24 anos e é estudante, pode se candidatar ao programa Jovem Aprendiz. O jovem tem direito a salário, auxílio transporte, auxílio alimentação, entre outros benefícios. Veja o que é e como funciona o programa!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

02/02/2022 | Atualizado em 03/03/2022

Programa Jovem Aprendiz 2022: oportunidade de capacitação profissional para jovens!

Então, conheça o programa Jovem Aprendiz. Fonte: Jovem Aprendiz 2022.
Então, conheça o programa Jovem Aprendiz. Fonte: Jovem Aprendiz 2022.

Ainda que estejamos em meio a um cenário mundial de pandemia, muitas empresas continuam contratando jovem aprendiz sem nenhuma experiência. Nesse sentido, o programa do Governo Federal foi criado com o intuito de auxiliar adolescentes e jovens adultos a ingressarem no mercado de trabalho, e as vagas continuam aparecendo todos os meses.

De acordo com o programa, as empresas devem ter de 5% a 15% de jovens do programa em seu quadro de funcionários. O Jovem Aprendiz está previsto pela Lei de Aprendizagem e reúne diversas vagas de emprego voltadas para esse público em específico. Então, quer saber como funciona e como participar? É só continuar a leitura que vamos te explicar.

Desenho para propaganda do Programa

Como se inscrever para o Programa Jovem Aprendiz

Se você é estudante e está procurando uma vaga de emprego, aproveite o programa Jovem Aprendiz 2022 e veja como se inscrever! Confira!

Anúncios

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz 2022?

Afinal, como funciona? Fonte: AdobeStock.
Afinal, como funciona? Fonte: AdobeStock.

Previsto pela Lei 10.097/2000, ou Lei de Aprendizagem, jovens que possuem entre 14 e 24 anos incompletos cursando o Ensino Médio e Fundamental podem participar do programa Jovem Aprendiz. No entanto, para pessoas portadoras de necessidades especiais, não deve haver limite de idade.

Além disso, caracteriza-se como jovem aprendiz todos que estudam e trabalham ao mesmo tempo, seja através de estágio ou qualquer trabalho que seja remunerado dentro de uma empresa. Os jovens também podem estar matriculados em cursos profissionalizantes, cursos técnicos e até mesmo cursos livres oferecidos pela própria empresa onde trabalha.

Ademais, o aprendiz também deverá ter direito a receber de meio a um salário mínimo federal de acordo com sua carga horária, contrato de trabalho com Carteira de Trabalho assinada, auxílios alimentação e transporte, férias, décimo terceiro e contribuição FGTS. Aliás, os benefícios oferecidos também podem variar de acordo com as empresas.

O que é o programa?

Antes de mais nada, o programa do Governo Federal está embasado na Lei de Aprendizado e ainda ampliado pelo Decreto Federal 5.598 de 2005. Nesse sentido, ele tem como objetivo auxiliar principalmente jovens carentes ou de escolas públicas a encontrar o primeiro emprego.

Dessa forma, o jovem contratado terá oportunidade de adquirir experiência profissional, além de ter todos os seus direitos garantidos. Ou seja, o jovem aprendiz deverá receber todos os benefícios que a empresa oferece para a função, além de registro em carteira.

Ademais, segundo o programa, empresas com mais de 7 colaboradores deverão abrir vagas para manterem sua legalidade. Os jovens participantes do programa deverão constituir de 5% a 15% do quadro de colaboradores da empresa.

Anúncios

Com quantos anos pode fazer inscrição?

Assim que o jovem completar 14 anos ele já poderá participar do programa e exercer suas funções. Desse modo, facilita bastante o ganho de experiência e capacitação profissional, já que ele poderá dar continuidade na profissão depois dos estudos.

Enquanto isso, a idade máxima para realizar a inscrição no programa Jovem Aprendiz é de 22 anos. Isso porque ele deverá deixar o programa ao completar 24 anos de idade e, como o programa tem duração de dois anos, fica inviável a contratação após a idade limite.

Quais são as funções de um Jovem Aprendiz?

Pois bem, um candidato do programa poderá realizar as mais diversas funções dentro de uma empresa de médio ou grande porte. Aliás, o aprendiz pode trabalhar tanto em empresas públicas quanto privadas, e as função mais comum é a de assistente administrativo.

Ademais, ele também pode executar funções como atendimento ao público, caixa, vendedor, organizador de estoque, recepcionista, entre outros diversos cargos. Além disso, o jovem aprendiz também pode migrar de um setor para o outro, assim agregando mais conhecimento ao seu perfil profissional.

Quais são os benefícios do programa? Vale a pena se inscrever?

Então, quais as vantagens? Fonte: Jovem Aprendiz.
Então, quais as vantagens? Fonte: Jovem Aprendiz.

Primeiramente, pode ser bastante difícil encontrar o primeiro emprego, ainda mais com a situação de pandemia e crise econômica que estamos vivendo. No entanto, empresas de médio e grande porte seguem contratando jovens para o programa Jovem Aprendiz. Ou seja, é uma garantia de emprego fixo por pelo menos dois anos de duração do programa.

Ademais, o candidato poderá desenvolver-se profissionalmente, aprendendo diferentes funções e se tornando mais capacitado. Desse modo, a ideia é facilitar que o jovem aprendiz encontre novos empregos caso volte para o mercado de trabalho. Além disso, existem empresas que oferecem planos de carreira e oportunidades únicas após o término do programa.

Por fim, o aprendiz também terá direito a todos os benefícios que os funcionários da empresa onde trabalha possuem. Por exemplo, a empresa pode oferecer plano odontológico, vale alimentação, entre outros benefícios. Além disso, ele também tem todos os outros direitos de um trabalhador comum.

Como me inscrever no programa Jovem Aprendiz em 2022?

Então, tem interesse e quer saber como fazer sua inscrição no programa Jovem Aprendiz? Pois bem, os interessados podem se cadastrar nos portais responsáveis pela divulgação das vagas, como CIEE, IEL ou ABRE por exemplo.

Além disso, você também pode acessar diretamente os sites das empresas onde gostaria de trabalhar e procurar por vagas de emprego para jovem aprendiz. No entanto, se você quiser ver detalhadamente como funciona para fazer uma inscrição no programa, acesse nosso conteúdo a seguir e confira!

Desenho para propaganda do Programa

Como se inscrever para o Programa Jovem Aprendiz

Se você é estudante e está procurando uma vaga de emprego, aproveite o programa Jovem Aprendiz 2022 e veja como se inscrever! Confira!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Ativos de beleza 2022: conheça 5 tendências!

Confira as tendências de beleza de 2022 e veja quais são os principais ativos dos cosméticos desse ano: ácidos, colágeno e mais!

Continue lendo
content

10 dicas e cuidados principais que os gatos precisam!

Confira aqui os principais cuidados que gatos precisam e entenda tudo sobre a personalidade e hábitos dos felinos para cuidar do seu pet!

Continue lendo
content

Sobrancelhas Perfeitas: conheça o curso aqui!

O curso Sobrancelhas Perfeitas é ideal para você que está buscando ingressar na área de beleza e estética! Veja mais sobre o curso aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Viagens românticas pelo Brasil: veja 10 dicas!

Existem vários destinos de viagens românticas no Brasil. Com eles você pode aproveitar momentos com quem você ama sem precisar sair do país. Veja opções e se encante!

Continue lendo
content

Trivago ou Decolar: qual a melhor para viajar?

Comprar serviços de turismo online pode facilitar e muito a vida do viajante. Desse modo, confira aqui as principais características das agências Trivago e Decolar e veja os prós e contras de se tornar cliente antes de fazer sua escolha!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Itaucard Azul Visa Infinite e saiba se vale a pena!

O cartão Itaucard Azul Visa Infinite oferece uma lista extensa de vantagens que podem beneficiar principalmente quem costuma viajar bastante. Além disso, seus clientes são nível Diamante no programa TudoAzul.

Continue lendo