Beleza

Maquiagem causa acne? Saiba mitos e verdades aqui!

Maquiagem causa acne: mito ou verdade? Confira hoje a resposta para essa pergunta e veja tudo entre a relação das maquiagens e das espinhas.

Anúncios

Descubra se usar maquiagem é uma causa de acne ou não

Maquiagem causa acne?
Maquiagem causa acne?

Muitas pessoas juram de pé junto que maquiagem causa acne. Mas será que isso é mesmo verdade? Além disso, isso vale pra todos os produtos ou para alguns? Veja hoje.

A acne é uma das principais reclamações que homens e mulheres têm em relação à pele. Elas nada mais são que inflamações na superfície da pele com erupções. A causa delas se relaciona à oleosidade da pele, à alimentação e aos hormônios, dentre outras coisas.

Por outro lado, a maquiagem faz parte do dia a dia de muita gente. Inclusive, aliás, para disfarçar a acne e as marcas que ela pode deixar na pele. Mas, será que ao usar maquiagem sobre a acne ela piora? Ou, então, que ela é a causa da maquiagem?

Hoje, conheça como funciona a relação entre os produtos de maquiagem e as espinhas. Com isso, veja como lidar com essas marcas sem abrir mão da sua vaidade. Continue lendo e veja todas as respostas para suas dúvidas.

Usar maquiagem no dia-a-dia causa acne no rosto?

Maquiagem causa acne?
Maquiagem causa acne?

Em verdade, não. A maquiagem, no geral, não causa a acne. Ela pode ajudar a piorá-la, mas isso se limita a algumas situações bastante específicas.

O ideal, contudo, não seria usar a maquiagem todo dia. Os poros necessitam respirar e, assim, evitar que fiquem obstruídos sempre com a maquiagem. Contudo, isso não significa que usar a make todos os dias irá levar ao desenvolvimento de espinhas.

Alguns cuidados, é claro, são necessários. Veja os principais:

  • Procure usar no dia a dia produtos mais leves e não oleosos;
  • Antes da aplicação da maquiagem, certifique-se sempre de limpá-la corretamente, tonificá-la e hidratá-la;
  • Use apenas produtos de qualidade;
  • Sempre retire a maquiagem ao final do dia. Para isso, aposte no demaquilante, sabonete próprio para o seu tipo de pele e no tonificante.

Mitos e verdades sobre maquiagem ser causa de acne

Maquiagem causa acne?
Maquiagem causa acne?

Veja alguns fatos e alguns mitos que costumam relacionar a maquiagem à acne. Assim, saiba o que é verdade e o que não é e veja como cuidar da sua pele em relação às espinhas sem abrir mão da make.

Maquiagem causa acne cosmética

Mito e quase verdade. O que acontece, na real, a acne cosmética, que não advém de inflamações no organismo, mas do uso de produtos sobre o rosto. Nesse sentido, saiba que existem vários produtos cujo excesso ou a fórmula podem gerar, como reação, o surgimento de espinhas.

Dentre os principais estão:

  • Cremes hidratantes;
  • Óleos;
  • Sabonetes;
  • Condicionador;
  • Por fim, no caso de algumas maquiagens.

Peles oleosas devem usar produtos especiais

Verdade. Quem tem a pele oleosa ou sofre com o desenvolvimento constante de espinhas deve ter cuidados ao escolher a maquiagem. Principalmente a base, o primer e o corretivo. Nesse sentido, é essencial que se usem produtos específicos.

Eles devem ser, principalmente, sem óleo (free oil) e leves. Além disso, devem apresentar alguns selos que demonstrem que eles não causam reações adversas à pele. Se necessário, e especialmente se você tiver acne inflamatória, consulte um dermatologista.

Maquiagem perfeita: veja 8 dicas incríveis!

A maquiagem perfeita existe e, hoje, veremos como conquistar uma. Por isso, continue lendo para ver dicas incríveis para sua make!

Basta lavar o rosto pra evitar as espinhas

Mito! Em verdade, o excesso de lavagens do rosto pode até mesmo ser a causa da oleosidade extrema do rosto. Afinal, nesses casos há o desequilíbrio da hidratação natural da pele e do controle de óleo da cútis.

Para evitar esse desequilíbrio, é muito importante que você use apenas sabonetes que sejam devidamente compatíveis com o seu tipo de pele. Igualmente, lave-a em momentos chave.

Primeiramente, para evitar que a maquiagem dê acne, sempre prepare a pele antes de aplicar os produtos. E isso requer lavá-la com um sabonete específico. Igualmente, ao final  do dia, aplique novamente o produto para limpeza do rosto.

Duas aplicações do sabonete ao dia, portanto, são mais do que suficientes. Nesse sentido, restrinja-se a esse limite para que o sabonete não cause o efeito contrário e, ao invés de controlar a oleosidade, aumente-a.

Maquiagem dá acne se dormir com ela sobre o rosto

Sim! Quando você não retira corretamente os produtos da sua pele antes de dormir, eles tendem a obstruir os poros que estão dilatados. Dessa forma, quando você se deixa vencer pela pesquisa e vai dormir sem passar o demaquilante, assume riscos.

E, com isso, sua pele pode desenvolver mais espinhas. Aliás, isso se aplica caso a sua pele já tenha tendências a desenvolvê-las ou não. Isto é, retirar a maquiagem antes de dormir é crucial em todos os casos para evitar a acne.

Não só isso, mas também prevenir a pele contra o envelhecimento precoce e até mesmo – pasme! – o desenvolvimento de microorganismos. São muitos os riscos que você tem ao não limpar a pele ao final do dia.

Portanto, veja que não é a maquiagem que dá acne e outros riscos, mas sim a maneira como você lida com ela. Igualmente, como cuida da sua pele.

Usar protetor solar antes da maquiagem causa acne

Mito! Muitas pessoas que têm pele oleosa acreditam nesse mito que é muito nocivo. Afinal, todas as peles requerem proteção contra os raios solares. Eles causam manchas, envelhecimento precoce e, igualmente, podem levar a doenças como o câncer.

Por isso, o protetor solar é essencial. Além disso, não se preocupe. Ele não irá deixar a pele mais oleosa e causar o desenvolvimento de acne. Basta escolher um produto que seja ideal ao seu tipo de pele.

Por exemplo, se a sua pele for oleosa, use um protetor solar sem óleo, os famosos oil free. Existem diversos tipos de modelos desses produtos. Portanto, não há desculpas para não usar o protetor solar antes da maquiagem, mesmo para peles oleosas.

Diante de tudo isso, podemos finalmente responder à pergunta: maquiagem dá acne? Não. Em verdade, a falta de cuidados em relação aos produtos e à limpeza e proteção da pele é que dão. Por isso, pode se maquiar. Porém, sempre use bons produtos, leves e oil free.

Bases para peles oleosas: 15 melhores opções!

Você tem pele oleosa? Então conheça aqui as bases para peles oleosas que mais se destacam no mercado. Assim, sua make fica perfeita!

Em Alta

content

Fazer penteados para festas? Veja 8 opções simples!

Como fazer penteados para festas é sempre uma dúvida, principalmente pelo número de opções. Por isso, separamos 8 indicações simples!

Continue lendo
content

Curso de massagem: saiba tudo sobre e se profissionalize!

O curso de massagem é uma excelente opção para quem deseja iniciar na área da beleza, e tem habilidades naturais com massagem.

Continue lendo
content

Turbo TV Online: encontre o que quer ver em segundos!

Ver TV ficou mais barato com o Turbo TV online! Assista de qualquer lugar e tenha acesso a mais de 1200 canais de filmes e séries!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Zarpo Viagens: saiba como funciona e se é confiável

Conheça a Zarpo Viagens, uma agência inovadora e criteriosa que oferece descontos exclusivos em diárias de hotéis de alta categoria. Veja mais sobre ela aqui!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Michelle Tour Viagens?

Através de uma plataforma simples e intuitiva, os clientes da Michelle Tour Viagens podem encontrar pacotes, hospedagem e passagens aéreas disponíveis. Veja como comprar com a agência aqui!

Continue lendo
content

Como comprar passagem na Buser?

A Buser garante valores de passagem de ônibus por um preço muito mais em conta do que os cobrados nos guichês das viações. Portanto, veja o passo a passo e descubra como comprar sua passagem!

Continue lendo