Gatos

Gato pelado precisa tomar banho? Veja cuidados

Os gatos pelados são animais lindos, amorosos e diferentões. Quer ter ou já tem um animal desse tipo? Conheça mais sobre as raças e outros tipos de cuidado com sua pele sensível, além do banho!

Anúncios

Conheça mais sobre gato sem pelo e como cuidar: será que precisa de banho?

Descubra tudo sobre a pele sensível dos gatos sem pelo! Fonte: AdobeStock.
Descubra tudo sobre a pele sensível dos gatos sem pelo! Fonte: AdobeStock.

A maioria das raças de gato não precisa tomar banho, mas será que o mesmo se aplica ao animal pelado? Os gatos pelados são raças adoráveis que encantam tanto pela sua estética exótica, quanto pelo seu afeto com os donos.

Assim, caso você já tenha ou esteja em busca de um gato sem pelos é importante saber todos os cuidados que ele precisa.

Mão dando grão de ração para gato

Melhores marcas de ração para gatos!

Descubra como escolher a melhor ração para o seu bichano analisando ingredientes bons e ruins nas embalagens. Conheça as marcas mais famosas e confira se valem a pena.

Então, como a maioria das raças de gato não precisa de banho, é natural pensar sobre aqueles que não tem pelos. Nesse caso, já te adiantamos que a resposta é afirmativa. É necessário dar banho em raças peladas.

Mas, fique tranquilo, esse banho é simples. Assim, te daremos várias informações e dicas de cuidados sobre periodicidade de banhos, como dar o banho e quais outras situações são importantes para ficar de olho no seu felino.

O que são gatos pelados?

Caso você não saiba, os gatos pelados são raças que apresentam uma fina camada de pelo. Pois é, os gatos pelados possuem pelos! Contudo, ela é muito fina e delicada, como uma camurça, não se destacando no corpo do bichano.

Assim, diferente de informação difundida por alguns mitos, os gatos pelados também causam alergia. Eles produzem a substância responsável pelos ataques alérgicos. Assim, se você queria um gato sem pelo por esse motivo, reconsidere!

Por outro lado, uma das vantagens de gatos pelados é que eles não soltam pelos pela sua casa. Ou melhor, solta bem menos pelos! Além disso, em caso de pulgas, elas são bem mais facilmente combatidas.

Ademais, a pele desses animais é muito delicada. Isso porque o pelo funciona como uma proteção natural do corpo. Então, tenha cuidado com o seu gato pelado tanto no banho, quanto no dia a dia!

Raças de gatos pelados

Conheça alguns gatos sem pelos! Fonte: Pexels.
Conheça alguns gatos sem pelos! Fonte: Pexels.

Além disso, existem várias raças que se enquadram na definição de gato sem pelos. Vamos conhecer as principais e mais famosas raças peladas.

Sphynx 

Dessa maneira, a principal delas é o gato Sphynx, reconhecida desde os anos 80 como uma raça oficial. As características do Sphynx incluem a ausência de vibrissas, os famosos bigodes de gatos.

Além disso, esse é um gato com a pele bem mais quentinha e totalmente carinhoso e afetuoso com o seu dono e já foi até classificada como a raça mais amigável!

Elfos

Além disso, outra raça bastante famosa é a dos gatos sem pelos Elfos. Essa raça surgiu de um cruzamento do Sphynx com outra raça de bichanos. Eles são brincalhões, bastante sociáveis e suas orelhas são o grande destaque.

Peterbald

Também podemos citar a raça russa Peterbald. Assim, essa é uma raça de gatos sem pelos mais recente, originária da Rússia.

Contudo, ele foi desenvolvido a partir de cruzamentos com o Sphynx. Mas, diferente do seu ancestral, ele possui vibrissas, por exemplo.

Cuidados com gato pelado

Afinal, como cuidar desse tipo de felino? Fonte: Pexels.
Afinal, como cuidar desse tipo de felino? Fonte: Pexels.

Dessa maneira, é importante apontar que, como todos os gatos, essas três raças e as demais peladas não gostam de tomar banho com água. Então, o desafio de limpar esses animais pode ser grande.

Dessa forma, algumas dicas podem te ajudar a dar o melhor banho possível no seu bichano. O mais importante é lembrar que, como a maioria dos gatos, o Sphynx também não gosta de banho!

Assim, vamos conferir algumas dicas e cuidados essenciais para o gato pelado tomar banho. Além disso, vamos ver outros cuidados essenciais que diferenciam essas raças das peludas!

Banho

O banho em gato pelado é essencial! Você pode pensar que nenhuma sujeira vai grudar em seus pelos e o banho seria menos essencial. Contudo, os gatos de outras raças conseguem limpar muito bem toda extensão do seu corpo.

Na verdade, os gatos sem pelos possuem uma pele muito oleosa, o que dificulta a limpeza por parte do próprio animal. Além disso, a pele da maioria dessas raças, como é o caso do Sphynx, possui rugas, que escondem sujeirinhas.

Gato peludo deitado

Conheça as raças de gatos mais peludos!

Gatos são naturalmente fofos e companheiros, mas algumas raças possuem uma pelagem única! Para quem gosta de gatos peludos, há uma infinidade de raças!

Dessa forma, é essencial que durante o banho se preste atenção a essas áreas para garantir que seu bichano fique totalmente limpinho. Além disso, a frequência de banhos ideal é mensal!

Você pode levá-los em um pet shop especializado ou dar em casa. Assim, vamos ver algumas dicas que podem te ajudar a dar um bom banho no seu gato pelado. Mas, lembre-se que na dúvida consulte um veterinário.

Banho em casa

Então, o desafio é conseguir fazer o seu gato pelado tomar banho. Assim, uma boa alternativa é acostumar o seu pet desde pequeno ao banho. Ou seja, ofereça petiscos e torne a atividade o mais prazerosa possível para o seu pet.

Além disso, sempre preste atenção se o gato realmente precisa do banho. Assim, em alguns casos é interessante optar por panos molhados com água morna para realizar a higienização da pele.

Assim, coloque o gato dentro de uma bacia com água morna até a altura do peito do seu pet. Coloque uma toalha no fundo para ajudar o gato a se sentir mais seguro. Em seguida, molhe todo o corpo com um copo. Poupe a cabeça!

Ela deve ser limpa apenas com um pano umedecido. Além disso, use um shampoo especial para gatos sem pelos. Ademais, alguns sinais, como pele avermelhada, é indício que ele está tomando muitos banhos! Então, fique atento!

Outros cuidados

Lembre-se de utilizar produtos sem cheiros! Os produtos com fragrâncias podem estimular o animal a ficar se lambendo. Assim, como a língua dos felinos é áspera, isso pode causar machucados em suas peles.

Use uma esponja bem macia durante o banho. Mas lembre-se de apenas massagear e nunca, em hipótese alguma, esfregar o seu bichano. Por outro lado, enxágue bem para remover todo shampoo do corpo dos felinos sem pelos.

Além de tudo que foi explicado, o cuidado com os ouvidos de gato sem pelo é tão importante quanto tomar banho. Isso porque esse animal é muito suscetível a problemas. Então, higienize as orelhas com cuidado e panos úmidos.

Outra opção para higienizar seu gato pelado quando ele ainda não precisa tomar banho, são lenços umedecidos sem fragrâncias. Quando houver alguma sujeira na pele ou excesso de oleosidade, por exemplo.

Plano de saúde pet: Medicina com carinho

Assim, agora que você sabe que seu gato pelado precisa tomar banho, que tal cuidar da saúde completa dele? Assim, é importante levá-lo ao veterinário sempre que necessário, que tal considerar um plano de saúde?

Então, que tal conhecer mais sobre o Medicina com carinho? Esse é um plano com vantagens e que não tem requisito de idade para seu pet e nem tempo de carência!

Vem saber mais sobre como contratar! Clique agora no link a seguir e proteja seu pet!

Logo Medicina com Carinho fundo laranja

Como fazer o plano pet Medicina com Carinho?

O plano pet Medicina com Carinho oferece contrato online direto no site. Basta escolher o melhor plano e as formas de pagamento. Descubra o passo a passo para fazer.

Em Alta

content

Penteado com trança: como fazer trança embutida para arrasar no look?

Invertida, cascata, espinha de peixe... Aprenda aqui a fazer trança embutida de diferentes tipos para arrasar nos looks de qualquer ocasião!

Continue lendo
content

Como pedir reembolso do produto taxado Shein? Recupere seu dinheiro!

Descubra como conseguir o reembolso no aplicativo da Shein quando for taxado! É possível recusar o pedido ou obter 50% do valor da taxação!

Continue lendo
content

Maquiagem perfeita: veja 8 dicas incríveis!

Como fazer a maquiagem perfeita? Veja aqui as dicas e toda a preparação necessária para você conseguir uma make incrível!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Tania Elisa Viagens ou Brother's Trip: qual a melhor para viajar?

Embora tenham propostas distintas, a Tania Elisa Viagens e Brother’s Trip são excelentes agências com pacotes e roteiros incríveis. Para decidir com qual delas você deve viajar, analise seu perfil de viajante e entenda cada uma.

Continue lendo
content

TripAdvisor: saiba como funciona e se é confiável!

O TripAdvisor é uma plataforma prática, na qual você encontra serviços de turismo, além de feedbacks de usuários reais. Assim, você pode descobrir se o estabelecimento que procura vale a pena ou não. Então, confira se o TripAdvisor é confiável!

Continue lendo
content

Mala despachada: um guia completo!

Sua viagem começa com a preparação da sua mala! Mas é preciso saber o que levar ou não para evitar dores de cabeça e prejuízo. Veja um guia completo para montar sua mala!

Continue lendo