Gatos

O gato não toma água: o que pode ser e como ajudar?

Muitos tutores de felinos têm uma reclamação em comum: de que o gato não toma água. Se este for seu caso saiba, hoje, o que pode estar acontecendo.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 29/06/2021

Descubra o que fazer se o seu gato não toma água

O gato não toma água
O gato não toma água

Reclamações de que o gato não toma água são comuns. E isso pode preocupar, afinal, como garantir a devida hidratação? Como ajudá-lo? Veja essas respostas, aqui.

A hidratação é algo muito importante e, nós humanos, sabemos bem disso. Para humanos adultos o consumo que se indica é de 02 litros. Portanto, ao não ver o seu gato se hidratar isso pode assustar.

Contudo, saiba, primeiramente, que cada espécie tem seu consumo ideal próprio de água. Além disso, nem todos se hidratam necessariamente diretamente pela água. Muitos animais fazem uso da hidratação indireta, como com a adsorção de água por meio dos alimentos.

Ainda, depende do porte e dos costumes e hábitos de cada animal. Isso não quer dizer que para alguns deles ela não é importante. Apenas que a relação é diferente. 

Mas como é essa relação entre a água e os bichanos? Entenda, abaixo, o que pode estar acontecendo e que leve o seu gato a consumir pouca água. Também, veja como ajudá-lo a melhorar sua hidratação.

Anúncios

O que pode ser quando o gato não toma água?

Entenda o que fazer com o gato não toma água
Entenda o que fazer com o gato não toma água

Se o seu gato consome pouca água, fique tranqüilo. Em verdade, os bichanos não são grandes consumidores dela em seu estado natural. Por isso, é muito comum que ele consuma pouca água. Contudo, alguns cuidados são necessários.

Os gatos consomem pouca água por inúmeros fatores. Um deles se revela no fato de que felinos costumam consumir a água, em maior quantidade, de maneira indireta. Ou seja, pela comida. Assim, isso ocorre pelas presas deles.

Entretanto, esse é um fator natural, de felinos que moram na natureza e não são domesticados. Afinal, note que a ração seca com que se alimenta o gato não contém esses líquidos. Com isso, a hidratação deles fica prejudicada.

E, saiba, os gatos são propensos às doenças renais e no sistema urinário. Por isso, eles precisam de ajuda.

Mas por que o gato não toma água ao invés de simplesmente buscá-la mediante sua ausência no alimento? Porque gatos não sentem sede como nós. Eles não têm essa sensação da mesma forma que os humanos têm.

E isso, então, tende a prejudicar o organismo deles. Mesmo que você deixe um pote ou tigela com água à vontade, muitas vezes ele o ignorará. Isso também se deve a outros fatores que fazem o gato não tomar água.

Primeiramente, muitos deles têm aversão a ela. Isso ocorre pelo fato de a água neutralizar alguns odores. E, saiba, os cheiros estão entre as principais formas de comunicação e localização para felinos. Ainda, pelo fato de que a água pode molhar seus bigodes, o que tende a irritá-los.

Ração úmida ou ração seca

O que é melhor para os pets: ração úmida ou ração seca? Essa é uma dúvida bastante comum e, por isso, pode causar confusão. Veja como fazer.

O que fazer quando o gato não quer beber água? Veja dicas!

O gato não toma água
O gato não toma água

Existem alguns cuidados e truques que podem melhorar a relação entre o bichano e a água. Afinal, lembre-se: mesmo que ele não tenha a sensação de sede constante, a ausência de água prejudica seu organismo. Por isso, é crucial que você o auxilie nesse hábito.

Abaixo, nós separamos alguns truques especiais que vão ajudar na relação entre seu gato e a água. Continue lendo e confira quais são eles. Com isso, ajude o seu felino e garanta o bem-estar e a longevidade do bichano.

Anúncios

Analise o pote de água e o seu local

Os gatos têm uma relação complicada com a água, é verdade. Mas você pode ajudar um gato que não toma água tomando algumas precauções. A primeira delas é para quem usa tigelas ou potes para oferecer água ao gato.

São dois cuidados especiais. O primeiro diz respeito ao tipo de material do recipiente. Dê preferência aos que são feitos em metais ou em cerâmica. Eles tendem a manter a água fresca por mais tempo.

Além disso, a higienização dos potes é muito importante. Troque o líquido diariamente e, também, lave o pote, enxaguando-o muito bem. Os gatos são extremamente higiênicos e detestam coisas limpas. Mesmo que não o fosse, a água ou recipiente sujos podem causar intoxicações alimentares pela eventual presença de parasitas.

Invista em uma fonte

Outra dica é deixar os potes e tigelas de lado para apostar em fontes de água. Uma coisa é fato: felinos gostam mais de água fresca e corrente. Por isso, ao apostar em uma dessas ferramentas, você consegue incentivar a hidratação de um gato que não toma água.

Isso acontece aos poucos e, para ele, torna-se natural. Hoje existem diversos modelos desses acessórios no mercado. Eles partem de R$ 50 e são bastante úteis e práticos. Assim, não deixe de investir no bem-estar do bichano.

Contudo, lembre-se que a fonte também requer limpeza. Prefira as que contêm um filtro interno. Mesmo assim, ele ainda deve receber a atenção periódica. Alguns filtros também requerem troca de tempos em tempos. Por isso, atenção!

Ofereça alimentos úmidos

Outra forma de auxiliar um gato que não toma água na hidratação envolve os alimentos úmidos. Eles são os saches. Esses alimentos contém água e, por isso, são ótimos para ajudá-los. Ofereça-os periodicamente, no lugar da ração seca que, como o nome já indica, carece de água.

Porém, cuidado! Diferentemente da ração seca, a úmida é bastante perecível. Portanto, caso o gato não coma o que estiver no pote em até 01 hora, descarte o que ficou. Em caso contrário, poderá causar problemas digestivos ao felino.

Igualmente, o que ficar no pacote pode permanecer na geladeira por 24 a 48 horas, fechada com grampo. Depois disso, igualmente, descarte o restante.

Com essas dicas você com certeza vai ajudar o gato que não toma água a adquirir hábitos de hidratação. Igualmente, irá ajudá-lo contra doenças renais e urinárias, bem como deixá-lo longe de intoxicações em razão de consumo de água suja.

Por isso, lembre-se de colocá-las em prática e, dessa forma, mantenha seu companheiro de quatro patas em segurança. 

Dicas para cuidar de um gato

Você pretende adotar um gatinho? Então não deixe de conferir dicas para cuidar de gato. Assim, você garante a segurança dele e a boa convivência.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Técnicas de nano pigmentação de sobrancelha: conheça as tendências!

Confira as mais atuais técnicas de nanopigmentação da sobrancelha e veja qual melhor se adapta ao seu tipo de pele e rosto!

Continue lendo
content

Conheça opções de curso de sobrancelha online e gratuito

O curso de sobrancelha gratuito e online é uma excelente opção para quem está buscando a profissionalização! Veja opções do Senac e outras.

Continue lendo
content

Como baixar e fazer cadastro no aplicativo Identidade Digital?

Veja como fazer sua Identidade Digital através do app do seu estado e acesse suas informações pessoais de forma prática e agilizada.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Zarpo ou Trivago: qual a melhor para viajar?

Existem muitas opções de agências de turismo online no mercado. Então, se você está em dúvida entre Zarpo ou Trivago, confira aqui as principais características e o que cada uma tem a oferecer para fazer a melhor escolha para você!

Continue lendo
content

10 Dicas de filmes sobre viagens

Buscando dicas de filmes sobre viagens? Pois não se preocupe. Hoje trouxemos 10 opções para você viajar do sofá de sua casa e viver grandes aventuras!

Continue lendo
content

App Sisterwave: o que é e como funciona?

Aplicativo voltado exclusivamente para o público feminino, o Sisterwave ajuda mulheres a encontrar hospedagens seguras. Assim, a plataforma incentiva cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas pelo mundo!

Continue lendo