Gatos

Gato Manês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você está procurando um gato companheiro e dócil, então vai encontrar isso e muito mais com o gato Manês. Esses felinos não possuem rabo, e são animais bastante amorosos e inteligentes. Confira tudo sobre a raça aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

15/02/2022 | Atualizado em 16/02/2022

Descubra tudo sobre a raça de gato Manês

Conheça tudo sobre a raça de gato Manês. Fonte: AdobeStock.
Conheça tudo sobre a raça de gato Manês. Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, a característica mais marcante e que identifica o gato Manês é também o que torna a raça única, a ausência do rabo. Aliás, existem lendas sobre a origem do Manês que dizem que o gatinho perdeu o rabo na Arca de Noé, enquanto outros dizem que a raça é resultado do cruzamento com um coelho.

Ademais, esses gatinhos têm um jeito especial de caminhar, e acabam causando curiosidade nas pessoas. De um modo geral, o gato Manês tem uma personalidade dócil e muito companheira, mais uma razão apaixonante para adotar um exemplar da raça. Então, continue a leitura e conheça tudo sobre ele!

Gato em arranhador

Quanto custa para ter um gato? Dicas com despesas!

Se você está pensando em adotar um gatinho, então procure entender todas as responsabilidades e gastos que essa decisão acarreta. Confira as dicas!

Anúncios

Qual é o gato Manês?

Afinal, qual é esse gato? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual é esse gato? Fonte: AdobeStock.

Considerada uma das raças mais antigas no mundo, o Manês é um gato britânico, originário da ilha de Man, na Grã-Bretanha, daí o nome Manês. Nesse sentido, existem registros da raça que datam de antes do século XVIII. Embora a raça seja hoje muito popular, sua origem ainda não é certa.

Na verdade, existem muitas lendas misteriosas para explicar o surgimento do gato Manês, mas tudo não passa de ficção. A teoria mais aceita até então é que o gato teria sido resultado de uma mutação genética natural, mesmo que a ausência do rabo não carregue nenhuma contribuição para a evolução da espécie.

Assim, tudo indica que as pessoas da ilha que gostavam da aparência única do gatinho acabaram perpetuando a espécie, tornando o Manês um gato muito popular. Entretanto, vale lembrar que existem outras 7 espécies de gato sem rabo no mundo, ainda que essa característica possa causar alguns problemas de saúde.

Ademais, o gato Manês possui cabeça arredondada, com olhos grandes e expressivos. As patas traseiras são mais longas que a dianteira, e ele tem um andar peculiar. Sua pelagem é bastante variada, e são aceitas diferentes cores como cinza, preto, branco, bege, marrom ou até mesmo malhados.

Além disso, a ausência do rabo é a característica mais marcante, e os felinos da raça possuem um buraco em seu lugar, chamado de rumpy. Entretanto, alguns exemplares podem apresentar uma pequena cauda, não maior do que 3 centímetros.

Quanto custa um gato dessa raça?

Antes de tudo, a alteração genética que resulta na ausência do rabo do gato Manês é, na verdade, a falta de um gene dominante que afeta diretamente a coluna. Nesse sentido, o rabo do gato nada mais é do que a extensão da sua coluna, e a ausência pode causar alterações graves em sua saúde.

Dessa forma, a raça pode apresentar incontinência urinária ou até mesmo problemas para caminhar. Então, não é muito comum encontrar essa raça em gatis, especialmente no Brasil.

No entanto, não se preocupe, pois o valor de um filhote não tende a ser muito elevado quando você o encontra. Na verdade, quanto mais próxima for a linhagem de um gato campeão em competições, mais caro será o filhote. De um modo geral, o valor do gato Manês varia de R$200,00 a R$800,00.

Ademais, é importante que você não compre de criadouros clandestinos, ou até mesmo pela internet. Isso porque você pode estar financiando a crueldade animal, além de adquirir um gatinho doente, sem as reais características da raça. Portanto, visite o gatil ou criadouro, conheça os pais do filhote e procure referências de outras pessoas.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual o tamanho do gato Manês? Fonte: AdobeStock.
Então, qual o tamanho do gato Manês? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, o gato Manês possui um corpo robusto, com costas pequenas e peito largo. Além disso, suas patas traseiras são maiores que as dianteira, e ele é considerado um felino de porte médio. Nesse sentido, as fêmeas geralmente têm quase o mesmo tamanho que os machos, e o peso varia entre 3,5kg e 5,5kg.

Embora o charme do gato Manês venha justamente de sua característica mais marcante, a ausência do rabo pode causar problemas de saúde, como já mencionamos. Desse modo, é de extrema importância atentar-se ao desenvolvimento de um filhote, já que ele pode apresentar deformidades na coluna vertebral que afetam outros órgãos.

Dessa forma, a Síndrome de Man é o nome dado aos gatos que possuem essas deformidades e doenças, e quem vai determinar a saúde do felino é apenas o médico veterinário. Portanto, é importante que você mantenha visitas regulares, realize os exames de rotina e ofereça uma boa qualidade de vida ao seu pet.

Ainda que a Síndrome de Man afete cerca de 20% dos gatos da raça, o Manês possui uma boa expectativa de vida. Além de ser um gato forte, uma boa alimentação e consultas regulares contribuem para sua longevidade, e um exemplar da raça pode chegar a viver até 18 anos!

Como criar um gato Manês?

Outra razão para se encantar por um gato dessa raça é sua personalidade apaixonante! Os gatos Manês são muito companheiros e carinhosos, além de serem animais inteligentes. Aliás, o Manês é conhecido por escolher um humano preferido na casa, então se você mora com mais pessoas, não se surpreenda se o encontrar seguindo alguém em particular.

No entanto, há amor suficiente nesse gatinho para que todos aproveitem sua companhia e personalidade brincalhona. Ademais, esses gatos convivem bem com outros animais e com crianças. Eles podem ser da raça ideal para qualquer ambiente, já que são bastante adaptáveis. Não se esqueça de oferecer-lhes um bom enriquecimento ambiental, além de jogos interativos que desafiem sua inteligência.

Contudo, alguns pontos para prestar atenção são a saúde dos olhos, já que o Manês pode apresentar irritação. Mas não se preocupe, na maioria das vezes não é algo sério e requer apenas uma limpeza da região. Aliás, também é importante oferecer uma ração de boa qualidade e manter horários corretos para alimentação, já que ele tem a tendência de comer demais e acabar ficando obeso.

Por fim, uma vantagem em adotar um gato Manês com certeza é a frequência de escovação do animal. Nesse sentido, seus pelos são bastante lustrosos e macios, mas não há necessidade de escová-los sempre para manter a aparência saudável.

Então, se interessou e quer conhecer mais raças de gato que são exóticas e diferentes? Separamos um conteúdo exclusivo a seguir que com certeza vai despertar sua curiosidade. Conheça tudo sobre a raça de gato Scottish Fold, o gato com orelhas dobradas. Confira!

Filhote de Scottish Fold

Gato Scottish Fold: saiba tudo sobre essa raça

Se você gosta de gatos companheiros, brincalhões e ideais com crianças, então precisa conhecer o gato Scottish Fold. Suas orelhinhas dobradas são marca registrada!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

5 motivos para o gato estar com fome excessiva

O gato com fome excessiva pode ser motivado por vários fatores, incluindo o estresse e o tédio, já que os felinos são muito ativos. Veja aqui

Continue lendo
content

Como fazer o Curso de maquiagem Escola Madre?

Se você quer fazer o curso de maquiagem Escola Madre, então, confira aqui o passo a passo e aproveite todo o conteúdo desse curso incrível!

Continue lendo
content

Como me inscrever nos cursos gratuitos do SENAC 2022?

Gestão, informática, saúde... Os cursos gratuitos do SENAC atendem muitas áreas de atuação, então veja como se inscrever e aperfeiçoar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Caixa Elo Nanquim?

Embora seja um cartão da categoria executiva da Caixa Econômica Federal, o Elo Nanquim possui um processo de solicitação bastante simples. Aliás, ele está disponível para todos, mediante análise de crédito.

Continue lendo
content

Saldão de pacotes CVC: saiba como funciona e se é confiável

Há mais de 40 anos no mercado, a agência CVC oferece pacotes de viagens promocionais com valores incríveis! Ela faz um Saldão de pacotes CVC para que você tenha ainda mais descontos! Confira aqui como funciona!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Uniprime Mastercard Black?

Ao solicitar o cartão Uniprime Mastercard Black você adquire um produto Premium da Mastercard que oferece vantagens exclusivas. Confira o que você deve fazer para pedir o seu e comece a usufruir dos benefícios!

Continue lendo