Gatos

Gato Manês: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você está procurando um gato companheiro e dócil, então vai encontrar isso e muito mais com o gato Manês. Esses felinos não possuem rabo, e são animais bastante amorosos e inteligentes. Confira tudo sobre a raça aqui!

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça de gato Manês

Conheça tudo sobre a raça de gato Manês. Fonte: AdobeStock.
Conheça tudo sobre a raça de gato Manês. Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, a característica mais marcante e que identifica o gato Manês é também o que torna a raça única, a ausência do rabo. Aliás, existem lendas sobre a origem do Manês que dizem que o gatinho perdeu o rabo na Arca de Noé, enquanto outros dizem que a raça é resultado do cruzamento com um coelho.

Ademais, esses gatinhos têm um jeito especial de caminhar, e acabam causando curiosidade nas pessoas. De um modo geral, o gato Manês tem uma personalidade dócil e muito companheira, mais uma razão apaixonante para adotar um exemplar da raça. Então, continue a leitura e conheça tudo sobre ele!

Gato em arranhador

Quanto custa para ter um gato? Dicas com despesas!

Se você está pensando em adotar um gatinho, então procure entender todas as responsabilidades e gastos que essa decisão acarreta. Confira as dicas!

Qual é o gato Manês?

Afinal, qual é esse gato? Fonte: AdobeStock.
Afinal, qual é esse gato? Fonte: AdobeStock.

Considerada uma das raças mais antigas no mundo, o Manês é um gato britânico, originário da ilha de Man, na Grã-Bretanha, daí o nome Manês. Nesse sentido, existem registros da raça que datam de antes do século XVIII. Embora a raça seja hoje muito popular, sua origem ainda não é certa.

Na verdade, existem muitas lendas misteriosas para explicar o surgimento do gato Manês, mas tudo não passa de ficção. A teoria mais aceita até então é que o gato teria sido resultado de uma mutação genética natural, mesmo que a ausência do rabo não carregue nenhuma contribuição para a evolução da espécie.

Assim, tudo indica que as pessoas da ilha que gostavam da aparência única do gatinho acabaram perpetuando a espécie, tornando o Manês um gato muito popular. Entretanto, vale lembrar que existem outras 7 espécies de gato sem rabo no mundo, ainda que essa característica possa causar alguns problemas de saúde.

Ademais, o gato Manês possui cabeça arredondada, com olhos grandes e expressivos. As patas traseiras são mais longas que a dianteira, e ele tem um andar peculiar. Sua pelagem é bastante variada, e são aceitas diferentes cores como cinza, preto, branco, bege, marrom ou até mesmo malhados.

Além disso, a ausência do rabo é a característica mais marcante, e os felinos da raça possuem um buraco em seu lugar, chamado de rumpy. Entretanto, alguns exemplares podem apresentar uma pequena cauda, não maior do que 3 centímetros.

Quanto custa um gato dessa raça?

Antes de tudo, a alteração genética que resulta na ausência do rabo do gato Manês é, na verdade, a falta de um gene dominante que afeta diretamente a coluna. Nesse sentido, o rabo do gato nada mais é do que a extensão da sua coluna, e a ausência pode causar alterações graves em sua saúde.

Dessa forma, a raça pode apresentar incontinência urinária ou até mesmo problemas para caminhar. Então, não é muito comum encontrar essa raça em gatis, especialmente no Brasil.

No entanto, não se preocupe, pois o valor de um filhote não tende a ser muito elevado quando você o encontra. Na verdade, quanto mais próxima for a linhagem de um gato campeão em competições, mais caro será o filhote. De um modo geral, o valor do gato Manês varia de R$200,00 a R$800,00.

Ademais, é importante que você não compre de criadouros clandestinos, ou até mesmo pela internet. Isso porque você pode estar financiando a crueldade animal, além de adquirir um gatinho doente, sem as reais características da raça. Portanto, visite o gatil ou criadouro, conheça os pais do filhote e procure referências de outras pessoas.

Qual tamanho chega e quanto vive?

Então, qual o tamanho do gato Manês? Fonte: AdobeStock.
Então, qual o tamanho do gato Manês? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, o gato Manês possui um corpo robusto, com costas pequenas e peito largo. Além disso, suas patas traseiras são maiores que as dianteira, e ele é considerado um felino de porte médio. Nesse sentido, as fêmeas geralmente têm quase o mesmo tamanho que os machos, e o peso varia entre 3,5kg e 5,5kg.

Embora o charme do gato Manês venha justamente de sua característica mais marcante, a ausência do rabo pode causar problemas de saúde, como já mencionamos. Desse modo, é de extrema importância atentar-se ao desenvolvimento de um filhote, já que ele pode apresentar deformidades na coluna vertebral que afetam outros órgãos.

Dessa forma, a Síndrome de Man é o nome dado aos gatos que possuem essas deformidades e doenças, e quem vai determinar a saúde do felino é apenas o médico veterinário. Portanto, é importante que você mantenha visitas regulares, realize os exames de rotina e ofereça uma boa qualidade de vida ao seu pet.

Ainda que a Síndrome de Man afete cerca de 20% dos gatos da raça, o Manês possui uma boa expectativa de vida. Além de ser um gato forte, uma boa alimentação e consultas regulares contribuem para sua longevidade, e um exemplar da raça pode chegar a viver até 18 anos!

Como criar um gato Manês?

Outra razão para se encantar por um gato dessa raça é sua personalidade apaixonante! Os gatos Manês são muito companheiros e carinhosos, além de serem animais inteligentes. Aliás, o Manês é conhecido por escolher um humano preferido na casa, então se você mora com mais pessoas, não se surpreenda se o encontrar seguindo alguém em particular.

No entanto, há amor suficiente nesse gatinho para que todos aproveitem sua companhia e personalidade brincalhona. Ademais, esses gatos convivem bem com outros animais e com crianças. Eles podem ser da raça ideal para qualquer ambiente, já que são bastante adaptáveis. Não se esqueça de oferecer-lhes um bom enriquecimento ambiental, além de jogos interativos que desafiem sua inteligência.

Contudo, alguns pontos para prestar atenção são a saúde dos olhos, já que o Manês pode apresentar irritação. Mas não se preocupe, na maioria das vezes não é algo sério e requer apenas uma limpeza da região. Aliás, também é importante oferecer uma ração de boa qualidade e manter horários corretos para alimentação, já que ele tem a tendência de comer demais e acabar ficando obeso.

Por fim, uma vantagem em adotar um gato Manês com certeza é a frequência de escovação do animal. Nesse sentido, seus pelos são bastante lustrosos e macios, mas não há necessidade de escová-los sempre para manter a aparência saudável.

Então, se interessou e quer conhecer mais raças de gato que são exóticas e diferentes? Separamos um conteúdo exclusivo a seguir que com certeza vai despertar sua curiosidade. Conheça tudo sobre a raça de gato Scottish Fold, o gato com orelhas dobradas. Confira!

Filhote de Scottish Fold

Gato Scottish Fold: saiba tudo sobre essa raça

Se você gosta de gatos companheiros, brincalhões e ideais com crianças, então precisa conhecer o gato Scottish Fold. Suas orelhinhas dobradas são marca registrada!

Em Alta

content

Gato American Wirehair: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Se você gosta de gatos exóticos, mas ao mesmo tempo carinhosos e companheiros, então precisa conhecer o gato American Wirehair. Confira!

Continue lendo
content

Veja o curso de decoração de interiores Domestika online!

O curso decoração de interiores Domestika é uma ótima opção para quem está buscando uma nova profissão ou é apaixonado pela área. É grátis!

Continue lendo
content

Encontrar gato desaparecido: 8 dicas para encontrá-lo!

Para encontrar um gato desaparecido use as redes sociais a seu favor, pois facilitam as buscas! Veja aqui mais dicas e tire as suas dúvidas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como garantir passagens na TAP Air Portugal com até 45% OFF

Obtenha descontos e tarifas especiais em passagens aéreas e poupe com a sua viagem.

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na 123 Milhas?

Ao achar promoção de passagem na 123 Milhas, é preciso agir rápido para garantir o desconto. Veja aqui como é fácil fazer sua compra! A plataforma facilita o pagamento e dá para dividi-lo em até 12 vezes no cartão.

Continue lendo
content

HotMilhas é confiável? Veja como funciona antes de usar

Com mais de uma década de experiência no comércio de milhas, a HotMilhas é uma das principais plataformas desse mercado no Brasil. É possível pedir cotação de milhas sem custo algum, então veja como funciona!

Continue lendo