Cursos

Fotografia artística: o que é e como fazer?

A fotografia artística é uma das mais belas formas de representação nas artes. Além disso, hoje é bastante acessível. Veja como fazê-la em casa!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 28/07/2021

Descubra o que é uma fotografia artística 

Fotografia artística
Fotografia artística

Existem ótimas câmeras acessíveis, sejam de smartphone ou à parte. A fotografia artística, então, tornou-se possível de reproduzir em casa. Veja dicas e arrase nos seus registros!

A arte é um conceito abstrato, da mesma forma que na fotografia isso também é uma realidade. Contudo, existem alguns detalhes que podem transformar a imagem em algo que se considera uma verdadeira arte.

A fotografia que se considera artística permite diferentes interpretações. Ainda, é capaz de causar emoções. Por isso, ela é algo que vai além da imagem, em si. Não que ela não seja importante, mas a forma de sua captura é algo que exala sentimentos e conceitos.

Abaixo, então, confira tudo sobre a fotografia artística. Veja também algumas dicas simples de como fazê-las em casa. Com isso, demonstre personalidade e saia do lugar comum da fotografias.

Anúncios

Como definir o que é a fotografia artística?

Fotografia artística
Fotografia artística

Como falamos acima, a arte é um conceito bastante abrangente. Afinal, o que pode me despertar sentimentos pode passar em branco para você. Igualmente, algo que eu possa achar extremamente atraente pode não lhe causar qualquer impacto.

Além disso, a arte também se volta à noção de cultura, que não é um conceito único. Existem várias formas de arte assim como existem inúmeras culturas, cada uma importante e relevante de sua própria forma.

Apesar de tudo isso, existem alguns conceitos que ajudam a reconhecer a fotografia artística. Porém, antes de vermos quais são eles, uma ressalva se faz importante. Esqueça as noções de perfeição. Isto é, de alinhamento perfeito e de definições extremamente técnicas.

Em verdade, a fotografia que se diz artística ela faz uso de técnicas padrões para, então, chegar a resultados diferentes. Ela brinca com o foco da fotografia, com o enquadramento e com a posição.

Além disso, pode fazer uso de cores diversas que, por sua vez, podem ser resultado do uso de filtros tecnológicos ou não. Ainda, considera-se que a fotografia artística tem as seguintes características:

  • Busca ângulos diferentes de uma posição, paisagem ou objeto;
  • Pode usar efeitos, filtros, luzes e cores para transformar a cena;
  • Sua criação depende da mente do fotógrafo, em plena criatividade, e não da encomenda de um projeto;
  • Embora a fotografia artística não tenha fins comerciais, ela pode ser comercializada. Isso seria, então, um resultado dela e não o seu fim;
  • Permite diferentes interpretações;
  • Relaciona-se fortemente com a estética.

Curso de moda: descubra tudo sobre ele

Atualmente existem várias opções de curso de moda para quem gosta do mundo fashion. Veja como transformar esse interesse em profissão!

Quais os tipos?

Hoje existem grandes discussões no entorno do conceito do que é a fotografia artística. Isso se deve principalmente pela era dos filtros e pela manipulação tecnológica e digital das imagens. 

Não à toa, aliás, hoje é possível editar fotos na sua casa, pelo seu celular. Isso ocorre com os filtros da própria câmera. Igualmente, pelos filtros disponíveis nas redes sociais, como Instagram. Isso sem falar, é claro, no uso de softwares de software.

Mas, então, a manipulação das fotos as retira do conceito de fotografia artística? Para entender, veja como os fotógrafos classificam, hoje, os registros no que se considera a fotografia moderna:

  • Fotografia de maior manipulação: nesse caso o fotógrafo manipula diretamente e o resultado. Com isso, pode utilizar efeitos diversos, filtros e outros efeitos digitais. Igualmente, de luzes diversas que podem ser colocadas no ambiente;
  • Abordagens mais naturalistas: nesse caso há a valorização e utilização da luz natural, dispensando-se os efeitos de forma a se utilizar, tão somente, de efeitos como cortes.

Os dois vieses de registros admitem a classificação enquanto fotografia artística, cabe ressaltar. Embora muitas pessoas ainda relacionem o primeiro tipo com a arte, o segundo também a aplica. Afinal, é o uso das formas naturais e recursos de mesma natureza de forma inteligente.

Em ambos os casos, então, o artista pode encontrar modos de demonstrar um ponto de vista. Ou, então, de demonstrar um outro lado da moeda. Dessa forma, seja como for, ambos exalam arte.

Anúncios

Como fazer uma fotografia artística?

Fotografia artística
Fotografia artística

Como vimos acima, a fotografia artística é um conceito um pouco aberto. Apesar disso, ela encontra algumas características que ilustram a arte. Por exemplo, uma visão própria. Igualmente, a fotografia de um objeto por ângulos novos.

Abaixo, então, confira algumas dicas de como fazer fotografias que sejam artísticas em casa. Independentemente do uso de uma câmera profissional ou de um smartphone, você pode criar imagens incríveis. E, com isso, arrasar no seu feed!

Procure despertar emoções

Essa é uma das principais características de algo que se diz artístico. A emoção se relaciona intimamente com a arte. Afinal, esta deve ser capaz de despertar lembranças, sentimentos e impressões.

Mas como fazer isso nas fotografias caseiras? Para isso é imprescindível ter paciência. Separe 45 minutos diários para estudar objetos, sejam eles fixos ou mesmo um amigo ou companheiro. Pense em como cada ângulo pode demonstrar coisas diferentes.

Igualmente, use o ambiente ao redor. Também, não deixe de considerar as impressões que cada forma de visão e de enquadrar a imagem, bem como cada ângulo lhe causam.

Escolha um assunto e o isole

Muitas vezes você pode ter um bom tema, mas o ambiente ao redor pode atrapalhá-lo. Por isso, pense no que é o seu foco e o seu tema de imagem. Depois, considere o que está dentro da captura da fotografia artística que pode tirar o foco do ponto principal.

Procure novas formas de abordar o assunto

Por fim, nossa última dica para criar fotografia artística sem sair de casa é refletir de quais são as novas formas de capturar e abordar um assunto. 

Por exemplo, considere a fotografia de um pessoa estirada em um sofá. Que tal brincar com os ângulos? Ou, então, usar a luz natural como um efeito de iluminação e sombra? Nesse último caso, considere fotografar o mesmo objeto em momentos diferentes do dia.

Igualmente, pense em outros objetos ou acessórios que ajudam a aumentar o apelo da sua imagem. Nesse caso, são aqueles que se relacionam ao objeto e ao sentimento que você deseja passar.

Com essas dicas você será capaz de criar fotografias artísticas em casa, mesmo sem uma câmera profissional.

Curso online grátis de Fotografia para Iniciantes

Seja para fotografar um casamento, seja para fotografar paisagens, o fotografo deve ser experiente. Que tal começar com um curso online grátis para iniciantes? Saiba aqui

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Pode deixar um gato ficar sozinho por quantos dias?

Se você precisa viajar, mas não sabe quantos dias um gato pode ficar sozinho em casa, confira nosso guia completo antes de se ausentar!

Continue lendo
content

Como se cadastrar no Jovem Aprendiz Assaí 2022?

Para trabalhar em uma das maiores varejistas do Brasil, veja como se inscrever no Jovem Aprendiz Assaí 2022 e conseguir o primeiro emprego!

Continue lendo
content

Pilates online: saiba mais e comece a praticar em casa!

Praticar pilates online pode ser uma experiência incrível para você que esta buscando iniciar a prática. Clique e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Viagens só para mulheres: como funciona essa tendência!

Se você é mulher e quer conhecer a experiência de desbravar o mundo sozinha, saiba que existem agências de viagens exclusivas para o público feminino. Confira como elas funcionam e veja algumas sugestões para você planejar sua próxima viagem!

Continue lendo
content

Air France é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Air France é a maior companhia aérea da França e faz voos para o mundo todo. Além disso, oferece um excelente atendimento a bordo para um voo confortável e seguro! Conheça mais sobre a companhia aérea aqui!

Continue lendo
content

5 cartões para conseguir milhas: acumule para viajar!

Acumular milhas pode ser mais fácil do que muitos imaginam. Nesse sentido, existem cartões de crédito acessíveis com programas de pontos excelentes para quem quer viajar de avião sem pagar nada pelas passagens.

Continue lendo