Cursos

Curso de moda: descubra tudo sobre ele e como fazer!

Atualmente existem várias opções de curso de moda para quem gosta do mundo fashion. Veja como transformar esse interesse em profissão!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 15/06/2021

Entenda mais sobre como fazer um curso de moda

Entenda mais sobre como fazer um curso de moda
Entenda mais sobre como fazer um curso de moda

Você já pensou em fazer um curso de moda? Esse é um universo que se ilustra em diversas formas. Ele vai muito além dos desfiles e da criação de peças. Conheça mais.

Quem se interessa pelo universo fashion pode atuar nele de diversas maneiras. Os cursos que se referem à moda não se limitam ao Design de Moda ou Bacharelado em Moda. Estes fazem parte de uma gama muito maior de cursos.

Por exemplo, o mundo da fotografia fala diretamente com o universo fashion. Assim, há a possibilidade de se especializar para a área de moda. Da mesma maneira, a engenharia têxtil se relaciona intimamente com a moda e, por isso, compõe um dos seus cursos.

Esses são apenas alguns dos cursos que se relacionam com o mundo fashion. Abaixo, veremos em maiores detalhes quais são eles. Dessa forma, você aprende como entrar nesse universo e trabalhar com ele.

Além disso, é claro, existem os cursos tradicionais de moda. Eles correspondem ao bacharelado e à moda. Aqui, você aprende como fazer peças e criar tendências. Para conhecer melhor cada um desses cursos, continue lendo e veja detalhes.

Anúncios

Como funciona o curso de moda?

Como falamos acima, existem diversos cursos que se referem à moda ou conversam com ela. Aqui, contudo, estamos falando especificamente do Bacharelado em moda . Esse é um curso de graduação que forma bacharéis.

A duração desse curso de moda é de 04 anos. Ele se dá na modalidade presencial. O curso se dedica ao ensino das etapas da criação de peças e coleções. Então, há o estudo da pesquisa e do planejamento. Também, da criação de peças e da fabricação delas.

Os estudos incluem, da mesma forma, a divulgação de marcas, coleções e peças. Ainda, há o aprendizado sobre questões referentes ao dia a dia de vendas. Por exemplo, do controle de estoques e de vendas e a logística.

Curso de design de sobrancelha online

Ainda tem dúvidas sobre fazer ou não um curso de design de sobrancelha? Então não perca tempo e confira as respostas às principais questões.

Quanto custa um curso de design de moda?

Quanto custa um curso de design de moda?
Quanto custa um curso de design de moda?

Por outro lado, também há o curso de moda que se chama Design de Moda. Nele, o aluno também aprende o processo de criação de produtos desde sua concepção à fabricação. Modelagem, corte e costura e desenho são alguns dos ensinos.

Mas, então, qual a diferença entre o Design de moda e o Bacharelado em moda? O primeiro é mais direto ao assunto. Ou seja, o Design de Moda visa profissionalizar o cidadão e prepará-lo para o mercado de trabalho.

Assim, possui duração de somente 06 meses, enquanto a graduação em Moda exige um curso de ao menos 04 anos. 

Anúncios

Quantos anos tem um curso de moda?

Como vimos acima, o curso na área de moda pode ser do tipo bacharelado, uma graduação em ensino superior. Nesse caso, ele tem duração de 04 anos. Ainda, pode ser do tipo tecnológico, que dura apenas 06 meses e se volta diretamente ao mercado de trabalho.

Veja 8 opções de curso na área de moda para você se profissionalizar

Veja 8 opções de curso na área de moda para você se profissionalizar
Veja 8 opções de curso na área de moda para você se profissionalizar

Como falamos desde o início, existem cursos específicos para a moda e para a criação de peças. Contudo, eles não são as únicas opções para quem quer trabalhar no universo da moda.

Veja, então, os principais cursos que conversam com a área fashion e que permitem ao profissional se especializar em moda. Com isso, você pode encontrar aquele que é perfeito para você!

01 – Bacharelado em moda

A primeira opção é justamente o curso de moda que é uma graduação. Ele tem duração de 04 anos e ensina ao aluno todos os processos na criação e na comercialização de peças, acessórios e calçados.

Por isso, o aluno aprende como conceber um modelo e uma coleção. Igualmente, como escolher materiais, a forma de produção. A divulgação, venda e criação e controle de estoque também estão presentes.

Nesse caso, o profissional pode trabalhar tanto como estilista quanto como gerente de criação. Igualmente, pode atuar com a criação de uma marca própria ou na área de organização de eventos, como desfiles.

02 – Design em moda

A segunda opção de curso de moda que trouxemos é o curso tecnológico. Com duração de apenas 06 meses, ele se volta diretamente ao mercado de trabalho. Ele é objetivo e visa preparar o mais rápido possível o aluno para atuar profissionalmente.

03 – Têxtil e moda

Já o curso de Têxtil e moda também é de baixa duração. Com apenas 08 meses, ele combina moda, tecnologia e gestão. Portanto, volta-se aos processos de produção e de processamento da matéria-prima.

04 – Fotografia 

Em quarto lugar, a fotografia também faz parte do universo fashion. Um bom curso de moda, então, é o de Fotografia. Ele tem duração de 02 anos. O profissional pode se especializar, por exemplo, em editoriais de moda. Igualmente, em desfiles.

Seja como for, a moda anda lado a lado com a fotografia. Isso fica claro na quantidade de revistas especializadas no mundo fashion. Também, pelos editoriais e lançamentos de campanhas que focam na imagem.

05 – Design de produto

Outro curso de moda para quem se interessa no universo fashion é Design de Produto. Ele é uma graduação do tipo técnica, com duração de 02 anos. Aqui, o aluno aprende como trabalhar na criação e no design de produtos.

Todas as suas atividades visam a beleza e a sustentabilidade, bem como a ergonomia e funcionalidade. Muitos dos profissionais dessa área trabalham, justamente, com a criação de produtos como calçados e peças.

06 – Engenharia têxtil

O curso de Engenharia Têxtil trabalha com o processo de fabricação dos próprios tecidos. Assim, ele combina as matérias de exatas, com cálculos e proporções específicas, com a moda. O curso tem duração de 05 anos.

07 – Administração 

Um curso para trabalhar com moda, também, é Administração. Nesse caso, o profissional pode trabalhar em negócios que envolvam moda, ou abrir o seu.

08 – Marketing

Por fim, quem se forma em marketing também pode usar o diploma para trabalhar na área da moda. Nesse caso, o curso se volta à divulgação de produtos e às formas de cativar o público.

Curso de estilo online

A imagem pessoal é algo muito importante. Por isso, um curso de estilo online pode ser perfeito para realmente passar a imagem que se deseja.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cachorro Duck Tolling Retriever da Nova Escócia: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Duck Tolling Retriever da Nova Escócia é obediente e tem porte médio; conheça mais sobre a personalidade dele aqui!

Continue lendo
content

Aplicativo Makeup Plus: descubra looks de maquiagem e edite suas fotos!

Confira tudo sobre o aplicativo Makeup Plus, veja como ele funciona e se vale a pena fazer o download e usar a plataforma!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Programa TudoAzul: o que é e como funciona?

O programa de fidelidade da Azul Linhas Aéreas, o TudoAzul, oferece benefícios incríveis aos seus clientes. Além de pontos para trocar por passagens, eles ganham descontos em hotéis e outros serviços de turismo.

Continue lendo
content

Como pesquisar e escolher as melhores passagens aéreas: o guia definitivo!

Ainda que o valor das passagens aéreas leve embora a maior parte do nosso orçamento para viagem, existe uma forma de conseguir descontos e ofertas de modo a economizar e muito! Confira algumas dicas para comprar seus voos pagando menos.

Continue lendo
content

Para onde viajar com 3 mil reais: 5 dicas imperdíveis!

Você não precisa gastar muito para fazer um passeio maravilhoso e aproveitar lugares incríveis. Com R$3 mil você pode viajar aproveitando 7 dias inteiros em praias, centros históricos e vida noturna!

Continue lendo