Animais
Dentes dos gatos: como cuidar da melhor maneira?
Os dentes dos gatos merecem alguns cuidados. Afinal, eles influenciam na saúde do pet e também podem dizer muito sobre eles. Veja o que e como fazer!
Anúncios
Entenda como são os cuidados com os dentes dos gatos
Os dentes dos gatos, assim como o dos humanos, precisam de cuidados com a higiene. Isso evita uma série de doenças e permite o bem-estar do felino.
O gato é um animal bastante limpo por natureza. Isso fica claro com seus costumes de higienização diária, em que se dão longos banhos com uso da língua. Porém, o mesmo cuidado não consegue se repetir em relação aos dentes.
Então, é aí que o tutor entra. Cabe ao dono do felino aplicar os cuidados necessários com os dentes dos gatos. Isso se dá com escovações e limpezas. Também, com uma alimentação adequada. Ainda, com uso de lanches industriais que promovem a limpeza.
Tudo isso auxilia na manutenção da saúde felina. Em caso contrário, os animais desenvolvem mau hálito. Além disso, é claro, em risco de desenvolver doenças como gengivite ou reabsorção dos dentes que pode levar à perda deles.
Os dentes são essenciais para que seu gato se alimente da forma de vida. Por isso, merecem todo o cuidado, inclusive quando pertencerem a felinos. Mas como fazer isso? E, principalmente, como convencer um gato à escovação?
Não se preocupe. Hoje trouxemos um pequeno manual de cuidados essenciais com dentes dos gatos. Abaixo, você encontra dicas de hábitos diários. Igualmente, como cuidar da dentição felina sem montar um cenário de guerra com o bichano.
Quais são os cuidados com a higiene dos dentes do seu gato?
Os cuidados com os dentes felinos são, em verdade, bem simples. Eles são até mesmo intuitivos. Afinal, considere o que você considera um bom cuidado com seus próprios dentes.
Provavelmente pela sua cabeça passou a escovação após refeições. Também, idas ao dentista e observação de sinais.
Escovação
Pois saiba que com os gatos os cuidados são os mesmos. Isto é, seus dentes requerem higienização diária. Da mesma forma, idas ao veterinário, que sempre poderá analisar o estado das estruturas. Por fim, a observação de sinais de doenças ou alterações.
Primeiramente, quanto à escovação dos dentes dos gatos, existem materiais próprios. Ou seja, há escovas e pastas higiênicas exclusivas para eles. Assim, elas consideram a estrutura do organismo dos bichanos.
Visitas periódicas ao veterinário
Além disso, as visitas periódicas ao veterinário são importantes para a saúde geral felina. Em relação aos dentes, eles também não ficam de fora das análises nas consultas.
Dessa maneira, o veterinário pode verificar mudanças estruturais, perda de dentes ou sinais de gengivite.
Observe sinais e entenda se seu gato precisa de ajuda
Por fim, a observação de sinais nos dentes de gatos. É importante que você sempre observe mudanças de comportamento felino. Os dentes também dão sinais de doenças e de problemas. Veja quais são os principais deles:
- Mau hálito felino;
- Saliva em excesso;
- Gengivas vermelhas, com sinais de inflamação;
- Tártaro amarelo e em excesso sobre a dentição.
Além destes 03 passos essenciais no cuidados aos dentes dos gatos, também existem outras estratégias. Uma que se mostra bastante positiva se revela nos lanchinhos próprios para gatos com fins odontológicos.
Hoje existem diversos produtos alimentares para felinos que auxiliam na limpeza dos dentes. Por isso, não deixe de consultar ao veterinário sobre a possibilidade de adotá-los.
Ainda, impossível deixar de citar que uma alimentação em equilíbrio também ajuda na manutenção dos dentes felinos.
Idade humana do seu gato: como descobrir?
Você sabia que é possível descobrir a idade humana do gato? Veja aqui, hoje, como fazer o cálculo e se surpreenda com a idade do seu felino!
É preciso escovar os dentes dos gatos?
Sim! Da mesma maneira que os dentes humanos, os dos felinos também requerem higienização. E, para isso, deve-se escová-los. A escovação ideal ocorre todos os dias. Contudo, em razão da rotina corrida, 03 escovações semanais se tornam suficientes.
Isso garante que seu gato não acumulará sujeira e tártaros em seus dentes. Também, espanta o mau hálito e as chances de que ele desenvolva doenças em suas gengivas, dentes e língua.
Abaixo, veja como cuidar dos dentes dos gatos diariamente e como fazer a escovação dentária. Assim, você garante o bem-estar do seu felino.
Métodos para cuidar dos dentes dos gatos em casa!
Como falamos acima, existem alguns métodos que devem se apresentar para que haja a promoção da saúde bocal felina. Dentre eles estão a dieta em equilíbrio. Também, a higienização dos dentes e as visitas ao veterinário.
Aprenda, agora, dicas de como higienizar em casa os dentes do seu gato de forma simples!
Acostume seu gato com a escovação
Acostume os seus pets, o quanto antes, aos cuidados com os dentes de gatos. Portanto, caso você tenha um filhote em casa, comece desde já a escovar seus dentinhos. O mesmo deve ser feito para gatos mais velhos, embora eles demorem mais para acostumar;
Todavia, transforme a escovação em um ato de carinho. Escolha, para isso, um local tranquilo para fazê-la. Também, inicie acariciando o pet e deixando-o tranquilo e relaxado. Somente quando isso ocorrer, comece a escovação;
Você pode segurar a boca do seu gato aberta colocando os dedos nas laterais. Outra forma é segurá-lo pelo cangote, com a mão, simulando o transporte do qual as mamães gatas usam em relação aos seus filhotes;
Use sempre uma escova de dente própria para gatos. Da mesma forma, use a pasta dental própria para felinos. Assim você garante a segurança do bichano, conforto e bem-estar;
Nunca escove os dentes com força. Em caso de inflamação, como gengivite, isso causará dor. Também, provocará sangramentos;
Utilize métodos alternativos para manter a limpeza da região
Por fim, use de forma complementar, lanches próprios para a limpeza de dentes. São vários, geralmente com sabor menta. Eles auxiliam na promoção da higiene das presas.
Contudo, use isso de forma complementar e não exclusiva. Por fim, tenha cuidado com a idade do gato, uma vez que a maioria desses produtos se indica para felinos adultos (com 01 ano de vida ou mais).
Com essas dicas você dará conta dos cuidados com os dentes dos gatos. Ainda, é claro, lembre-se de combiná-los às visitas ao veterinário, periodicamente. Também, comunique-o de qualquer mudança ou perda de dente pelo gato já na idade adulta.
Dessa forma, você aplica cuidados preventivos que farão toda a diferença na saúde do seu gato.
Você escova os dentes do seu gato?
Você sabia que gatos precisam escovar os dentes? Um ato de higiene que não se fala muito! Entenda mais aqui
Em Alta
Ensaio Pet: que tal presentear seu melhor amigo?
Se você quer eternizar seu melhor amigo e os momentos felizes que vocês dois têm juntos, então veja como funciona um ensaio pet! Confira!
Continue lendoCremação de Pet: como funciona?
É difícil lidar com a morte de um animal de estimação. Mas, a cremação de pet pode ser uma opção respeitosa e consoladora para você!
Continue lendoQueda de pelos em gatos: o que pode ser e como cuidar?
A queda de pelos em gatos pode ser causada por vários fatores, assim os tutores devem ficar atentos e tomar mais cuidados. Entenda aqui!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como comprar pacotes na Zarpo?
Se você conhece a Zarpo, então já sabe que a agência de viagens oferece descontos exclusivos e garantia de disponibilidade para seus clientes. Então, não perca tempo e veja como comprar seu pacote de viagens com a Zarpo!
Continue lendoAeroméxico é boa? Veja se vale a pena para viajar!
A Aeroméxico conta com amenidades, serviços de bordo e atendimento diferenciados. Além disso, possui diferentes tarifas para encontrar o melhor custo benefício. Veja como funciona voar com ela!
Continue lendo5 dicas com tudo o que precisa saber antes de viajar para os Estados Unidos!
Os Estados Unidos são o destino mais popular entre os brasileiros. Para quem está de viagem marcada para o país é importante se atentar a requisitos básicos para uma boa jornada e evitar transtornos durante o passeio.
Continue lendo