Beleza

Como escolher o protetor solar? Veja as dicas!

Você sabe como escolher protetor solar? Então aprenda, hoje, como comprar o melhor produto de acordo com sua pele e dia a dia!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 15/07/2021

Descubra como escolher o seu protetor solar corretamente

Como escolher o protetor solar
Como escolher o protetor solar

Saber como escolher protetor solar é muito importante. Afinal, ele é capaz de proteger a pele contra raios de sol nocivos. Ainda, atua contra o envelhecimento da pele.

Contudo, hoje é possível encontrar um número muito alto de produtos desse tipo em prateleiras de farmácias e supermercados. Por isso, a compra e a escolha podem se tornar ainda mais difíceis.

Além disso, eles variam em relação à proteção FPS e UVA. Da mesma forma, no que diz respeito ao tipo da pele, à textura e aos elementos adicionais. Por exemplo, hoje muitos contam com coloração, para substituir a base. Por outro lado, também existem os que contam com antioxidantes, como vitamina C.

Como escolher o protetor solar, então, é uma tarefa que requer mais reflexão do que se imagina em princípio.

Dessa forma, nós trouxemos hoje para você algumas dicas essenciais. Com elas, você consegue escolher um protetor que realmente proteja sua pele. Ainda, que se enquadre no tipo da sua cútis e nas suas atividades diárias.

Anúncios

O que um bom protetor solar precisa ter?

Como escolher o protetor solar
Como escolher o protetor solar

Antes de tudo, para saber como escolher um protetor solar você deve se atentar ao rótulo do produto. Afinal, deve saber qual é a proteção que o produto lhe oferece e o que há na composição dele.

Isso diz respeito, por exemplo, à proteção FPS. Ela se refere à proteção que o protetor possui contra os raios UVB. Assim, ele corresponde ao número que tem indicação à frente do rótulo. Mas como funciona essa classificação?

Cada FPS corresponde ao número de minutos que o protetor garante a proteção. Assim, cada um deles equivale a 6 minutos. Isso, pois, uma pele branca demora cerca de 6 minutos para começar a ficar vermelha.

Assim, ao escolher protetor solar, o FPS 30 indica que o protetor garante proteção de 180 minutos (30 x 6). Por outro lado, o FPS 50 promete a proteção da sua pele por 300 minutos, ou seja, 06 horas.

Contudo, isso se altera para ocasiões em que há suor intenso ou contato com a água. Nesses casos, indica-se que haja a reaplicação do protetor a cada 02 horas, independentemente do seu fator de proteção.

Entenda mais sobre isso aqui

Mas como escolher o protetor solar de acordo com o FPS? Peles mais brancas devem dar preferência ao FPS 50 ou 60. Por outro lado, as morenas ou negras podem usar o protetor 30 sem maiores preocupações.

Ao escolher o seu protetor, ainda, é preciso dar atenção à proteção UVA, pois raios desse tipo atingem camadas mais profundas. Aliás, é possível sofrer queimaduras desses raios sem que a pele sequer fique vermelha.

O fator UVA deve ser de ao menos 1/3 do fator FPS. Ou seja, um protetor FPS 60 deve apresentar, pelo menos, UVA 20. Assim, lembre-se de analisar a embalagem quanto a isso. Outras questões se referem aos ingredientes daquele protetor.

Os melhores são os que contam com elementos naturais. Por exemplo, óxido de zinco ou dióxido de titânio são bons compostos. Dessa forma, prefira produtos com eles ao invés daqueles com oxibenzona ou octocrileno, que são industriais e sintéticos.

Por fim, outras questões que merecem atenção ao escolher protetor solar são os demais produtos. Considere, por exemplo, a vitamina C e a cafeína. Elas são ótimas para os tratamentos da pele. Além disso, possuem ação antioxidante.

Com isso, ao mesmo tempo em que protegem são capazes de combater radicais livres. Ou seja, os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Por isso, se possível escolha um produto que conta com esses adicionais, pois são poderosos!

Conheça as 5 melhores opções de curso de manicure

Um curso de manicure pode ser o passo inicial de uma carreira profissional de sucesso! Então, não perca tempo e confira aqui tudo sobre a área.

Anúncios

Como escolher o melhor protetor solar para você?

Como escolher o protetor solar
Como escolher o protetor solar

Pois bem, agora você já sabe o que um bom protetor deve ter. Então, para terminar, aprenda como escolher o melhor protetor solar para sua pele. Assim, garanta a proteção dela e afaste os riscos do envelhecimento precoce das células.

Conheça seu tipo de pele

Primeiramente, conheça o seu tipo de pele. Existem protetores de vários tipos de textura. Assim, você deve usar aquele que realmente se adapta com sua cútis. Para as peles normais o melhor é apostar em sérum, loção ou protetor spray.

Por outro lado, as peles oleosas devem optar por protetor solar oil free. Ou, então, sérum com toque seco ou protetor em gel. Com isso, evita-se o acúmulo de óleo sobre a pele e aquele típico efeito brilhante.

Ainda, a pele seca deve dar preferência para protetores hidratantes. Por isso, o filtro em creme é uma ótima opção. Da mesma forma, as fórmulas com óleo e água na composição são perfeitas para a pele seca!

Analise o rótulo do produto

Ainda, para arrasar ao escolher o protetor solar é imprescindível ler o rótulo. Como vimos acima, ele guarda inúmeras informações. Desde a fórmula, a proteção FPS e UVA, a textura ou os componentes adicionais: tudo está ali.

Por isso, tire um tempo para realmente pesquisar sobre os produtos. Caso você queira economizar, veja quais são os com os melhores fatores dentro de uma faixa de preço. Isso, é claro, de acordo com o seu tipo de pele.

Pense no seu dia a dia

Outro fator muito importante em como escolher protetor solar é conhecer o seu dia a dia. Caso você se exponha muito ao sol, deve considerar proteção adicional. Ainda, os protetores com maiores FPS e UVA.

Da mesma forma, quem se expõe ao sol ao longo do dia precisa retocar o protetor. Dessa maneira, a melhor opção é o protetor solar que tenha a aplicação mais rápida e simples. Igualmente, a maior duração.

Consulte seu dermatologista

Finalmente, você também pode mandar bem em como escolher o protetor solar ao buscar ajuda da sua dermatologista. Com isso você garante orientações que são ideais para seu tipo de pele.

Ainda, isso é crucial especialmente se houver algum tipo de doença de pele ou esteja em tratamento contra acne e manchas.

Conheça os melhores produtos skincare de 2021

Os melhores produtos skincare 2021 vão ajudar você a conquistar a pele dos sonhos. Confira, hoje, quais são e como usá-los!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça as raças de cachorros mais inteligentes!

Existem algumas raças de cachorros que são mais inteligentes e fáceis de adestrar. Veja as 10 mais espertas e conheça mais sobre elas!

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo Memrise?

Veja aqui como baixar o aplicativo Memrise para aprender um novo idioma por meio de jogos, vídeos e conteúdos divertidos!

Continue lendo
content

Plano de saúde para animais Itaú Pet: veja quanto custa!

O plano de saúde para animais da Itaú Pet é um dos planos mais interessantes, já que os clientes do banco podem adquirir com mais facilidade.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Momondo?

Embora não seja uma agência de viagens, a Momondo pode te conectar com a empresa que oferece o melhor custo-benefício para sua viagem. Entenda como utilizar os serviços e aproveite para economizar!

Continue lendo
content

Latam Linhas Aéreas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Latam Linhas Aéreas é a maior empresa de segmento aéreo no Brasil. Com aeronaves modernas e serviço diferenciado, ela pode fazer a diferença nas suas viagens, então conheça-a e saiba ainda como fazer o check-in!

Continue lendo
content

5 melhores cidades no interior de São Paulo para visitar no final de semana

Existem centenas de cidades no estado de São Paulo com atrações para todos os perfis de viajantes. Para quem deseja aproveitar um final de semana diferente sem ir muito longe, vale a pena conferir as opções no interior do estado.

Continue lendo