Animais

Como brincar com gatos: veja o que eles preferem!

Você sabe como brincar com gatos? Pois saiba que as brincadeiras são indispensáveis para o bem estar desses animais. Confira dicas de como fazer!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 25/06/2021

Descubra como brincar com os gatos e se divirta com eles!

Como brincar com gatos
Como brincar com gatos

Existem diversas maneiras de como brincar com gatos. Afinal, esses são animais ativos, com muitos instintos de caça e que amam uma bagunça.

Os gatos domésticos precisam de brincadeiras durante toda a vida. É isso que lhes mantêm atentos e felizes. Igualmente, ajuda no controle do peso, no desenvolvimento e fortalecimento de músculos, ossos e cartilagens.

Por isso, de pouco adianta comprar a melhor ração do mundo se, por outro lado, não brinca com seu gato. Ele precisa de equilíbrio e isso inclui atividades físicas que se revelam nas brincadeiras. Elas, aliás, também são um ato de carinho, eis que eles percebem a sua atenção.

Dessa forma, não deixe de aprender maneiras de como brincar com gatos. Isso aumenta o bem-estar dos felinos. Também, tem melhorias diretas no organismo deles, como em relação à circulação sanguínea e fortalecimento do coração.

Abaixo, então, aprenda como fazer. Separamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora de brincar com seu gato.

Como brincar com o meu gato?

Como brincar com gatos
Como brincar com gatos

Os gatos são naturalmente curiosos, ágeis e caçadores. Por isso, eles (quase) sempre estão prontos para uma brincadeira em que possam correr, pular e se esbaldar. Para isso, contudo, eles precisam de algumas ajudas e incentivos.

Muitos gatos brincam sozinhos. Entretanto, isso tem pouca duração em comparação ao tempo total do dia. Além disso, os gatos devem ficar no ambiente caseiro para que não se coloquem em perigo.  Tudo isso pode ser a fórmula pro tédio.

Por isso, para começar a pensar em como brincar com seu gato, saiba que será preciso investir em brinquedos para ele. Mas não é apenas o seu dinheiro que entra em jogo. Você também deve investir seu tempo para brincar com o gato.

Aliás, principalmente se ele for o “gato único” da casa. Quando gatos têm companhia é comum vê-los correndo e brincando juntos. Cambalhotas, brincadeiras de caça e outras se tornam comum enquanto filhotes e na vida adulta.

Mas quando um gato não tem companhia de outros felinos, ele depende necessariamente de você. Assim, lembre-se de como a brincadeira é saudável para o gato e como você pode promovê-la em casa.

Caso você ainda não tenha ideia do que fazer, não se preocupe. Abaixo nós separamos dicas fáceis de como brincar com gato. Com isso você o diverte, gasta energia e promove o bem-estar felino. 

Cuidados com gatos filhotes

Acabou de adicionar um gatinho filhote em sua família? Descubra tudo que você deve saber sobre veterinário, alimentação e muito mais!

5 brincadeira para fazer com o seu gato!

Veja como brincar com gatos
Veja como brincar com gatos

Abaixo separamos algumas brincadeiras e brinquedos que podem ajudar o seu gato. Com eles você consegue chamar a atenção do felino. E não só isso! Demonstra que ele é alvo de atenção e carinho e, de quebra, diverte-se muito.

1. Caixas de papelão e sacos SOS

Em primeiro lugar, as caixas de papelão são perfeitas formas de como brincar com gatos. E isso ocorre porque os felinos têm paixão por elas. É raro quem nunca comprou um presente para o gatinho e viu ele se interessar mais pela embalagem do que pelo brinquedo.

E isso não ocorre apenas com caixas. Eles também se interessam por outros tipos de embalagens que as lembrem, como sacos SOS. Por isso, veja como você pode reciclar materiais e ainda assim dar muita diversão ao seu gato.

Com as caixas você pode, por exemplo:

  • Jogar brinquedos dentro da caixa, como pelúcias;
  • Fazer pequenos buracos em uma caixa e colocar bolinhas dentro, para que ele as tente pegar pelas aberturas nas laterais;
  • Faça castelos com as caixas, sobrepondo-as e fazendo recortes.

Veja, então, como uma simples caixa de papelão pode divertir o seu gato. Não deixe de fazer essa experiência, pois ela entretém e muito o felino.

2. Como brincar com gatos usando aplicativos para celular

Além disso, a modernidade não atingiu apenas aos humanos. Hoje existem formas de como brincar com gatos com o uso de aplicativos para celular. É isso mesmo! Os felinos possuem apps que se voltam exclusivamente para suas necessidades.

A maioria desses aplicativos consiste na “caça” de algo que passa na tela. Por exemplo, alguns exigem pequenas baratas que andam de um lado para o outro da tela. Assim, o gato tenta pegá-los, uma vez que é seu instinto natural e de caçador.

Para isso, contudo, tome algumas providências:

  • Somente abra o aplicativo e deixe o celular ao alcance do gato após colocar tela e capa protetora;
  • Deixe sempre o celular no chão, para brincadeiras;
  • Jamais deixe de supervisionar essa brincadeira, uma vez que seu celular pode se tornar uma vítima fatal.

Além disso, você pode aplicar a mesma lógica à televisão. Existem inúmeros canais no YouTube, por exemplo, que ajudam na tarefa de como brincar com gatos. Eles exibem cenas da natureza ou, de novo, animais para a caça.

3. Como brincar com gatos usando laser

Enquanto o item anterior mostra o que há de mais moderno nas brincadeiras com gatos, aqui temos um clássico. O laser é tradicional em como brincar com gatos e isso não é por pouco. Ele tem muito sucesso em chamar a atenção dos bichanos.

Para isso, basta apontar o laser para algum lugar sob a visão do gato. Então, ele tenderá a caçar o feixe de luz. Sempre dê preferência para apontá-lo em locais espaçosos, como com corredores, para instigar seu gato a correr.

Também, faça obstáculos. Por exemplo, aponte o feixe tanto para o alto quanto para o chão, em sequências lógicas, é claro.

4. Gatificação da casa

Ainda, outra forma para divertir os felinos para quem não tem tempo de como brincar com gatos é “gatificar” a casa. Isso significa que você adapta seu lar para seu amigo de quatro patas. Considere, por exemplo, a instalação de nichos no alto, redes e tubos para que ele passeie e brinque.

5. Use brinquedos

Por fim, para ter sucesso em como brincar com gatos, tenha sempre à sua disposição brinquedos que chamem a atenção deles. Dentre eles estão varetas com penas, bolinhas com ou sem som, laser e pelúcias.

Cuidar de gato: veja 12 dicas importantes!

Você pretende adotar um gatinho? Então não deixe de conferir dicas para cuidar de gato. Assim, você garante a segurança dele e a boa convivência.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso de Maquiagem Talita Mourão Make Online: conheça!

Conheça o Curso de maquiagem Talita Mourão e descubra como ele funciona, além de seus benefícios, como certificado de conclusão. Saiba mais!

Continue lendo
content

5 minutos de Yoga: como funciona o aplicativo que vai te ajudar a relaxar e desestressar

Confira o que é, como funciona e se o aplicativo 5 minutos de Yoga vale a pena para se alongar, relaxar e cuidar da saúde mental!

Continue lendo
content

Castração de gatos: tudo o que você precisa saber!

Muito mais do que para evitar filhotes, a castração de gatos é também uma proteção à saúde do seu felino. Saiba tudo sobre ela!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Melhores aplicativos de carona: veja 5!

Aplicativos de carona tem se tornado bastante populares, especialmente devido aos seus preços justos cobrados pelas corridas. Para quem deseja economizar ou dividir custos, essa é uma excelente opção!

Continue lendo
content

Copa Airlines Brasil é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A Copa Airlines acumula mais de 70 anos de experiência, garantindo voos baratos e confortáveis. Veja como funciona o serviço de bordo da companhia e se vale a pena comprar.

Continue lendo
content

Passagem de avião com muita antecedência: vale mesmo a pena comprar?

A passagem aérea é um dos maiores gastos em uma viagem. Mas comprar muito antes não ajuda a economizar! Descubra outros mitos sobre o preço dos voos e dicas para pagar menos.

Continue lendo