Gatos

Adaptar casa ao gato: 10 dicas fáceis!

A adoção de um felino exige adaptar a casa ao gato. Como adaptar a casa ao gato? Uma dúvida muito comum dos tutores! Mas pode ser resolvida telando suas janelas e protegendo móveis. Saiba mais dicas aqui!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 27/07/2021

Descubra como fazer para adaptar sua casa ao gato

Adaptar casa ao gato
Adaptar casa ao gato

Adaptar a casa ao gato é essencial para que o seu pet se sinta à vontade e tenha tudo o que precisa à disposição. Veja, hoje, 10 dicas do que fazer para garantir um bom convívio.

Os gatos são animais cheios de costumes próprios. Além disso, eles gostam de organização e de atividades rotineiras. Por isso, adaptá-los à casa pode apresentar alguns desafios. Você precisa garantir higiene, entretenimento e tranqüilidade, afinal.

Além disso, os gatos precisam de alguns cuidados devido à natureza de caçadores. Eles, apesar de domésticos, são caçadores natos. Assim, contam com muita energia e, também, esbanjam curiosidade.

E a soma de todos esses fatores cria a necessidade de tomar alguns cuidados específicos com a segurança. Outros, então, com o bem-estar e felicidade do pet. Abaixo, então, confira 10 dicas de como colocar isso em prática e garantir uma boa relação com seu gatinho.

Anúncios

Aprenda a adaptar sua casa ao gato: 10 dicas práticas

Adaptar casa ao gato
Adaptar casa ao gato

Você já deve ter ouvido falar que a casa é do gato. E isso não é tão fantasioso assim. Afinal, a chegada de um ou mais felinos requer cuidados específicos. Assim, as transformações na casa podem ser essenciais.

Veja quais são as adaptações mais urgentes e indispensáveis, abaixo. Separamos 10 dicas que vão ajudar – e muito! – na adaptação do seu gato com a casa e com a família. Aliás, essas dicas também são cruciais em qualquer mudança de lar.

Por isso, confira agora mesmo quais são elas e garanta que a sua casa comporte com segurança e felicidade o seu pet! São 10 dicas práticas e fáceis, mas que farão toda a diferença na sua vida e na do seu companheirinho!

Use telas nas janelas

Em primeiro lugar, somente adote um pet se você for capaz de manter a segurança dele. E quando estamos falando de gatos você deve aumentar ainda mais a atenção, especialmente quem mora em apartamentos.

Os gatos são caçadores, curiosos e amam lugares altos. Por isso, não raro encontramos os gatos com síndrome de paraquedista. E isso, por si só, oferta muitos perigos à segurança e à integridade do pet.

Além disso, mesmo em casas, as saídas às ruas expõem o gato a perigos. Dentre eles, infecções por doenças ou violência. Igualmente, atropelamento. Ou, então, seu gato pode até mesmo se perder e ficar exposto ao frio.

Por isso, tele suas janelas. Essa adaptação é muito importante para evitar acidentes. Também, para evitar a livre circulação do pet às ruas. Essa telagem também se adapta a portões e cercas. Assim, analise qual é a mais indicada para o seu tipo de casa.

Anúncios

Caixa de areia deve ficar em local tranquilo

Adaptar casa ao gato
Adaptar casa ao gato

Outro ponto muito importante para adaptar a sua casa ao gato diz respeito à caixa de areia. Ela é o local que o pet faz as necessidades e precisa fica em um local privado e tranquilo.

Ainda, deve estar sempre limpa e ter a troca de areia constantemente. Além disso, é claro, a retirada diária de dejetos.

Como adaptar casa ao gato – Mantenha a limpeza dos cômodos e dos acessórios do pet

O seu lar precisa manter um bom nível de higiene para seu felino se sentir bem. Por isso, adaptar a casa ao gato necessita de bons hábitos higiênicos. Isso em toda a casa e, também, nos acessórios deles.

Por exemplo, a caixa de areia, a caminha. Igualmente, os potes de água e comida, que devem ser mantidos limpos.

Inclua nichos e acessórios altos

O gato, como falamos, ama lugares altos. Além disso, ele os usa para brincar e fazer caças dentro de casa. Assim, não deixe de adaptar a casa ao gato com a inclusão de nichos e lugares aos altos. Use a verticalidade da parede em favor do entretenimento felino.

Certifique-se de ter um bom arranhador

Um arranhador é essencial para o bem-estar do pet. E, também, para a sua tranqüilidade. Em caso contrário, seus móveis estarão em perigo e isso pode causar muito estresse. Dessa forma, invista nesse objeto, mas também certifique-se de que ele é firme e tem qualidade.

Como adaptar casa ao gato – Fonte de água é uma ótima opção

Ao adaptar a casa ao gato, pense nas formas como oferecerá comida e água. Em relação aos líquidos, o melhor é investir em uma fonte elétrica de água. Assim, encontre um local seguro e tranquilo na sua casa para colocá-la. Pode ser próximo ao pote de alimento.

Os gatos tendem a consumir pouca água diariamente. Contudo, uma fonte os influencia a se hidratar melhor.

Cuidado com a introdução de novos animais

Ao adaptar a casa para o gato você deve pensar na existência de outros animais. Isso previamente ou, também, para a introdução futura de outros pets. Nesse caso, somente adote mais animais se você tiver espaço suficiente para todos.

Mantenha água e comida longe da caixa de areia

Outra questão essencial ao adaptar casa ao gato diz respeito à localização da caixa de areia e dos alimentos. Eles jamais devem ficar no mesmo cômodo, muito menos próximos. Dessa forma, veja se você realmente tem espaço para dispor os objetos ao longo da casa.

Como adaptar casa ao gato – Use feromônios

Os feromônios não ajudam necessariamente a adaptar a casa para o gato, mas o gato para a casa. Eles são cheiros que apenas os animais sentem e indicam segurança, posse de território e outras inúmeras coisas.

Ao usar feromônios pela sua casa o pet se sentirá mais seguro. Ele entenderá como um lugar que ele mesmo já marcou como tranquilo e que lhe pertence. Use o produto em móveis e paredes.

Mantenha uma caminha quente e confortável

Por fim, não deixe de garantir que a sua casa terá um cantinho confortável e quente para o seu gato. E há várias opções para isso. Por exemplo, caminhas próprias, encontradas em petshops, geralmente feitas com tecidos.

Ou, ainda, uma simples almofada. Outros objetos que fazem a vez de caminha com muito – muito! – sucesso são as caixas. Basta colocar uma manta ou almofada no interior e esperar.

Precisa adaptar seu gato com outro gato?

Ter vários gatos é ótimo, mas requer cuidados para adaptar um gato com outro gato. Hoje separamos para você dicas especiais para garantir a harmonia!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso online de maquiagem para pele negra: veja!

O curso online de maquiagem para pele negra está em alta e te ajuda a se profissionalizar na área com ainda mais conhecimento. Confira aqui!

Continue lendo
content

As 15 raças de gatos mais carinhosas

Se você adora ficar pertinho do seu animal de estimação, precisa conhecer as 15 raças de gatos mais carinhosas que existem. Confira aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Decolar Visa Platinum?

É possível solicitar o cartão Santander Decolar Visa Platinum através da agência Decolar ou preenchendo o formulário do site do banco. O processo é fácil e prático e você nem precisa sair de casa para pedir o seu!

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na Azul?

A Azul Linha Aéreas possui uma plataforma simples e intuitiva para você encontrar o voo que procura por um preço acessível. Também dá para navegar pelas passagens promocionais e encontrar uma para você! Veja como.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Vamos de Pé na Estrada?

Além de uma agência física para atendimento presencial, a Vamos de Pé na Estrada tem uma plataforma digital. Para facilitar ainda mais, os clientes podem parcelar seus pacotes em até 12 vezes, então veja como comprar!

Continue lendo