Cachorro

Cinomose tem cura? Entenda e veja como cuidar do pet

Cinomose tem cura? Essa é uma das principais preocupações de quem tem um pet que foi diagnosticado com esse tipo de condição. Veja aqui a resposta.

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 01/09/2021

Entenda melhor se cinomose tem cura e a gravidade da doença

Cinomose tem cura
Cinomose tem cura

A cinomose tem cura, embora não conte com um tratamento específico. Por isso, caso seja diagnosticada com antecedência é possível salvar a vida do seu pet!

A cinomose é uma doença causada pelo vírus CDV, Canine Distemper Virus. Ele leva ao desenvolvimento dessa moléstia que pode exigir a vida do seu cão. Dessa forma, requer cuidados específicos, que incluem a observação de alguns sintomas. Igualmente, precisa de acompanhamento veterinário para que haja a determinação do melhor tratamento.

Por isso, hoje preparamos um manual para você com tudo sobre a cinomose, sua cura, tratamentos e diagnóstico. Com isso, você garante o bem-estar do seu pet e o protege. Ainda, pode tomar medidas preventivas para protegê-lo.

Doenças que os cachorros podem ter

Conheça, hoje, quais são as doenças que cachorros podem ter. Com isso, saiba como cuidar seus pets, bem como garantir o bem-estar deles.

Anúncios

Principais sintomas da cinomose

Essa é uma daquelas doenças canídeas que oferecem diversos sintomas. Apesar disso, não raro os cães sequer os manifestam.

Contudo, mesmo quando há a apresentação e desenvolvimento de sintomas, eles dependerão do tipo de cinomose desenvolvida. Isso, pois, ela se manifesta de diversas formas uma vez que ataca diversos sistemas diferentes.

Portanto, os sintomas e os tratamentos para cinomose ter cura dependerão do tipo da doença. Confira quais são os principais sinais de infecção por esse vírus de acordo com o tipos de cinomose desenvolvida:

  • Cinomose cutânea: desenvolvimento de bolinhas de pus no abdômen (pústulas), espinhas e desenvolvimento de uma camada áspera e grossa nas patinhas e sobre o nariz (hiperqueratose dos coxins);
  • Digestiva: apresentação de fraqueza, diarreia (com ou sem sangue) e febre;
  • Nervosa: tremores, convulsões, dificuldade de ficar em pé e falta de concentração motora. Além disso, contrações musculares involuntárias e perda de alguns movimentos. Igualmente, choros, uivos ou gritos constantes;
  • Respiratória: por fim, nesse caso a cinomose canina costuma aprensetar tosse com catarro, secura nos olhos com criação de secreções amarelas e brancas e secreção nasal.

Qual a chance de cura da cinomose?

Cinomose tem cura
Cinomose tem cura

Não há como especificar uma chance específica de cura. O que deve ficar claro é que cinomose tem cura. Contudo, para que ela seja possível é ideal que o diagnóstico ocorra o quanto antes possível. Como vimos, os sintomas são bastante graves, o que demonstra a agressividade da doença.

Dessa maneira, quanto antes o seu cão for ao veterinário e tiver o diagnóstico de cinomose,  maiores as chances de cura para ele. O tempo, aqui, corre contra você e contra o seu cão. Por isso, fique sempre de olho nele e em caso de aparecimento de qualquer sintoma contate o veterinário.

Mesmo que se trate de outra coisa, isso ajuda você a sempre tomar as melhores decisões em relação ao seu pet. Considere que o seu veterinário sempre dará o direcionamento do que fazer e o que observar, qualquer que seja o caso. 

Anúncios

Qual é o melhor remédio para a cinomose?

A cinomose tem cura e pode ser tratada de diversas formas. O que ocorre, em verdade, é que não existe um tratamento específico para ela. Assim, os tratamentos visam fortalecer o corpo do pet de forma que o próprio organismo tenha condições de combater e eliminar o vírus.

Ainda, podem haver medicações e tratamentos adicionais para acalmar os sintomas ao mesmo tempo em que o seu cão se fortalece. Porém, isso sempre vai depender do diagnóstico do veterinário e das condições que o seu pet apresentar.

Por isso, mais uma vez é necessário sempre contar com um profissional de qualidade para acompanhar o seu pet e dar as orientações necessárias.

Como evitar a contaminação por cinomose?

Cinomose tem cura
Cinomose tem cura

Embora seja verdade que a cinomose tem cura, isso não dispensa os cuidados para que não haja a contaminação pelo pet. Afinal, a doença causa sintomas bastante desgastantes e graves. Igualmente, ela pode avançar rapidamente sem dar chance para diagnóstico e tratamento.

A boa notícia, por outro lado, é que hoje já existe vacina para prevenir contra a contaminação por cinomose. Ou seja, é possível garantir que o seu pet esteja protegido contra a doença e que em eventual contaminação não desenvolva sintomas graves e consequências. Nesse caso, ela passa rapidamente.

A vacina contra a cinomose deve ser ministrada a partir de 45 dias de vida do cão. Porém, é necessário cuidado: ela requer outras 02 doses, somando o total de 03. Todas elas devem ser dadas com intervalos, entre uma ou outra, de 20 a 30 dias.

Isso, então, permitirá que o seu cão não se infecte com a doença ou, então, garantirá que a cinomose tem cura, eis que ela não terá condições de afetá-lo. Vacinas fazem verdadeiros milagres no organismo não só de humanos, mas também dos pets!

Além disso, é crucial que durante esse período de vacinação não haja a circulação do pet em ruas e parques. A cinomose é transmitida pelo ar. Ou seja, você não terá controle sobre isso. Portanto, evite que ele esteja em ambientes que podem estar contaminados.

Isso significa, então, que os passeios com o seu pet devem aguardar o final de todas as vacinas. 

Importância da vacinação correta

Nesse caso, considere que o pet deve começar a tomar a primeira dose a partir dos 45 dias de vida. Assim, entre cada uma das doses levará entre 20 e 30 dias, num total de 90 dias. Após isso, por fim, é preciso aguardar mais 21 dias para expô-lo a ambientes públicos.

Por fim, evite deixar o seu pet em locais em que há animais que estão infectados pela doença, bem como mantenha em dia as vacinas e as visitas ao veterinário. Essas são as melhores ações preventivas passíveis de aplicação para o bem estar o seu pet.

Por isso, não deixe de aplicá-las para proteger o seu companheiro da cinomose, Com isso, ele estará sempre em segurança!

Plano de saúde para animais Pet Mais Vida

Quer conforto e segurança para seu pet? Veja o plano de saúde para animais Pet Mais Vida e entenda como ele pode ajudar você a conquistar esse objetivo!

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como brincar com gatos: veja o que eles preferem!

Como brincar com gatos pode ser uma dúvida para muitos tutores, mas aqui vamos esclarecer tudo, para deixar a vida do seu felino mais alegre.

Continue lendo
content

Curso de Maquiagem com AirBrush Eduk: conheça o curso e se profissionalize!

Se você procura se especializar na área de maquiagem, precisa conhecer o Curso de Maquiagem com Airbrush da Eduk. Veja tudo sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Como fazer o curso Descomplicando a Automaquiagem Nath Freire?

Se você está querendo aprender a se maquiar, então precisa fazer o Curso Descomplicando a Automaquiagem Nath Freire! Veja como se inscrever!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 dicas para fazer uma viagem a trabalho: aproveite e evite imprevistos!

Viagens de negócios não precisam ser só sobre trabalho. É possível aproveitar atividades de lazer no seu destino sem comprometer sua vida profissional. Para isso, basta se organizar com antecedência e planejar os detalhes!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Takeasy?

O download do app Takeasy é gratuito e você pode comprar as moedas do app para adquirir os serviços de tradução simultânea. A plataforma é simples e intuitiva, então veja o passo a passo para começar a usar.

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na 123 Milhas?

Ao achar promoção de passagem na 123 Milhas, é preciso agir rápido para garantir o desconto. Veja aqui como é fácil fazer sua compra! A plataforma facilita o pagamento e dá para dividi-lo em até 12 vezes no cartão.

Continue lendo