Cachorro

Cachorro Whippet: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Um dos mais velozes do mundo, cachorros da raça Whippet têm corpo esguio e curvilíneo, além de uma personalidade encantadora. Embora goste de correr, é um pet adaptável e pode viver bem em apartamentos.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 29/03/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Whippet

Conheça tudo sobre a raça. Fonte: AdobeStock.
Conheça tudo sobre a raça. Fonte: AdobeStock.

Antes de tudo, se você já viu o cãozinho esguio e narigudo em pistas de corrida, então você já conhece o cachorro Whippet. Característico por suas pernas magras e compridas e por sua agilidade, essa raça é bastante companheira, especialmente se você gosta de aventuras ao ar livre!

Embora esse animal tenha se popularizado na Inglaterra por sua velocidade e simpatia, atualmente é a raça perfeita para se ter em família. Então, se você está pensando em adquirir um filhote de cachorro Whippet, continue a leitura e descubra suas origens, seu tamanho e como cuidar desse animal. Confira a seguir!

Dois cachorros Standard Schnauzer

Cachorro Standard Schnauzer: saiba tudo sobre ele

Famoso pelo seu bigode característico, o cachorro Standard Schnauzer é uma excelente companhia para famílias. Conheça!

Anúncios

Qual é o cachorro Whippet?

Primeiramente, para entender porque esse cachorro se tornou tão popular, precisamos entender suas origens. Esse animal surgiu na Inglaterra do século XVIII, com ancestrais como os Greyhound, Spaniel e Terrier. De um modo geral, sua origem é humilde, vindo dos campos onde ajudava a caçar coelhos e outros animais pequenos e velozes.

Aliás, a raça é bastante única quando se trata de caçar, uma vez que utiliza muito mais sua visão do que o olfato para encontrar sua presa. Desse modo, participava de competições que serviam como diversão de camponeses, onde caçava o maior número de coelhos dentro de um cercado em um determinado período de tempo.

Entretanto, com a Revolução Industrial, surgiu a versão urbana da competição, uma vez que a corrida de cavalos era acessível apenas para a classe mais abastada. Assim, utilizando-se da habilidade incrível de corrida do cachorro Whippet, os trabalhadores da época garantiam sua diversão e, muitas vezes, até mesmo uma renda extra através de apostas.

Logo, a raça se tornou bastante popular, e foi reconhecida logo em 1888. Até hoje é um animal muito querido pelos tutores, lembrado como um “cavalo de corrida” daquela época. Nesse sentido, seu corpo é curvilíneo, magro e com pernas longas e esguias, próprias para as altas velocidades que atinge.

Aliás, todo o corpo desse cachorro é musculoso, seu focinho é longo e estreito e os olhos são grandes. Ademais, sua pelagem é lustrosa, bastante curta e fina, e sempre possuem a presença da cor branca nas variações. Os tons podem variar entre preto, cinza, tigrado e vermelho.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, afinal, qual o valor de um filhote de Whippet? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, qual o valor de um filhote de Whippet? Fonte: AdobeStock.

Então, já está apaixonado pelo Whippet e quer se tornar um tutor dessa raça? Pois um filhote desse cão pode ser desafiador de se encontrar no Brasil. Embora muitos sites possuam anúncios de filhotes de cachorro Whippet, é importante verificar se o Pedigree e os padrões da raça estão de acordo antes de adquirir.

De um modo geral, um filhote pode custar até R$4.000,00, mas existem lugares com anúncios por um valor muito abaixo. Desse modo, é importante conhecer a procedência do local onde você está pensando em comprar seu cãozinho, procurando opiniões de outros clientes e até mesmo visitando o canil ou criadouro.

Aliás, conhecer o local e os ancestrais do filhote pode ser uma boa maneira de se certificar que a linhagem é saudável. Além disso, você evita adquirir de canis e criadouros que não respeitam o bem estar animal, portanto, não deixe de visitar e conhecer o lugar.

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Pois bem, como você já deve imaginar, o cachorro Whippet é uma raça de porte médio. Embora suas pernas sejam longas e afinadas, são musculosas e lhe conferem uma altura que varia de 48 centímetros a 54 centímetros de cernelha. Nesse sentido, as fêmeas tendem a ser ligeiramente menores que os machos.

Ainda que ele seja um cão de porte médio, os Whippet impressionam com seu peso. Isso porque os animais da raça são magros, esbeltos e seu peso varia apenas entre 9kg a 14kg. Vale lembrar que seu peso reduzido ajuda a manter sua característica veloz e ágil.

Ademais, sua pelagem fina e lustrosa pode apresentar algumas alergias e sensibilidades. Aliás, não é recomendado que o cachorro Whippet tome banhos frequentes, e a escovação também deve ser evitada. Além disso, evite que ele fique exposto ao sol muito quente, já que o animal pode ter queimaduras.

Com exceção de sua pele sensível, a raça é bastante saudável e dificilmente apresenta alguma doença, exceto as características da velhice. No entanto, é importante manter as consultas com o veterinário e exames de rotina em dia para garantir que está tudo bem com seu pet. De um modo geral, a expectativa de vida de um Whippet é de 15 anos.

Como criar um cachorro Whippet?

Então, como criar essa raça? Fonte: AdobeStock.
Então, como criar essa raça? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, a característica mais marcante da raça é de fato sua velocidade. Portanto, é importante manter uma boa rotina de exercícios com seu pet para mantê-lo saudável e feliz. Entretanto, não há necessidade de realizar atividades intensas, e um bom local aberto para uma corrida deve ser suficiente para seu cachorro Whippet.

Aliás, outra atividade que essa raça é apaixonada por fazer é dormir enrolado próximo ao seu tutor. Ou seja, esse cãozinho é bastante tranquilo, e pode se adaptar bem até a ambientes pequenos, como apartamentos. O importante é leva-lo para correr cerca de duas vezes ao dia.

Ademais, essa raça realmente não gosta de sentir frio. Talvez seja por possuir um corpo magro e musculoso, com baixa taxa de gordura, o que torna o animal um tanto suscetível a sofrer com temperaturas mais baixas. Aliás, é bastante comum vê-lo em roupinhas mais quentes durante o período de inverno.

Por fim, o cachorro Whippet é um animal bastante carinhoso e paciente, o que o torna um cão perfeito para famílias, especialmente com crianças pequenas. Além disso, é um pet gentil, e pode se chatear se tratado com severidade. Entretanto, embora calmo, a raça não se dá muito bem com animais de outras espécies, talvez devido a sua natureza caçadora.

Então, gosta de pets com natureza caçadora e energética? Que tal conhecer outra opção de raça que é ativa, companheira e muito leal? É só acessar nosso conteúdo a seguir para conhecer o cachorro Braco Húngaro, um caçador nato cujos registros datam do século X! Confira tudo sobre ele!

cachorro Braco Húngaro de pelo curto no campo

Cachorro Braco Húngaro de pelo curto: conheça!

O cachorro Braco Húngaro é um caçador nato, com olfato inigualável. Conheça todas as características da raça dele aqui.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Curso Descomplicando a Automaquiagem Nath Freire: conheça o curso online!

Conheça o Curso Descomplicando a Automaquiagem Nath Freire e descubra como ele funciona, assim você poderá aprender a se maquiar do zero!

Continue lendo
content

Gato Somali: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O gato Somali tem uma aparência característica que lembra um coelho selvagem, porém são animais dóceis e cheios de energia. Conheça a raça!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como reservar facilmente na Worldpackers?

Ao fazer parte da comunidade da Worldpackers você tem a chance de viajar o mundo como voluntário em troca de hospedagem, alimentação e outros benefícios! Então, veja aqui como funciona e como se inscrever!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Guarulhos: veja antes de viajar!

Embora seja o maior aeroporto do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos é organizado e eficiente, conectando voos do mundo todo. Se você tem viagem programada saindo de lá, veja aqui nosso guia completo sobre ele!

Continue lendo
content

5 melhores cidades no interior de São Paulo para visitar no final de semana

Existem centenas de cidades no estado de São Paulo com atrações para todos os perfis de viajantes. Para quem deseja aproveitar um final de semana diferente sem ir muito longe, vale a pena conferir as opções no interior do estado.

Continue lendo