Cachorro

Cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Com registros de cerca de 9 mil anos atrás, o cachorro Welsh Springer Spaniel é uma raça antiga, embora pouco conhecida. No entanto, é um animal carinhoso, incrivelmente leal e o companheiro perfeito para a família!

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto

Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre essa raça de cachorro. Fonte: AdobeStock.

Embora sua origem cause controvérsias entre os historiadores, todos eles concordam que o cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto é um animal adorável! Aliás, essa é uma excelente raça para se ter como animal de estimação, já que são dóceis, companheiros e carinhosos com seus tutores.

Ademais, esse é um cão alegre, que gosta de estar sempre em companhia da sua família. No entanto, ele não costuma se adaptar bem a um apartamento. Então, está pensando em adotar um cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto? Continue a leitura e conheça tudo sobre essa raça!

Dois cachorros Standard Schnauzer

Cachorro Standard Schnauzer: saiba tudo sobre essa

Famoso pelo seu bigode característico, o cachorro Standard Schnauzer é uma excelente companhia para famílias. Aliás, esse cãozinho é bastante inteligente e sociável!

Qual é o cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto?

Antes de mais nada, a raça de cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto é possivelmente uma das mais antigas do mundo. Entretanto, suas origens ainda são motivo de debate entre os historiadores, já que os primeiros registros da raça são escassos.

Até então, a teoria mais aceita é que ele é o resultado de uma mistura do cachorro Clumber com o Springer Inglês. No entanto, os primeiros registros da raça datam de 9 mil anos atrás, o que torna muito difícil precisar exatamente como ela surgiu. Aliás, outra possível explicação do surgimento desse cão é a de que eles eram cães caçadores e vieram do Império Romano em 250 a.C.

Ainda que esses cães fossem bastante utilizados como cachorros recuperadores de caça nos anos de 1800, seus parentes Springer Spaniel Inglês eram os preferidos os criadores. Assim, a raça quase caiu no esquecimento, tornando-se popular apenas ao ser levada para os Estados Unidos durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Justamente por ser um cachorro ativo, ele possui um corpo robusto e compacto, sendo bastante resistente para o trabalho. Além disso, tem uma aparência simétrica, com pelagem sedosa, lisa e franjas no peito e barriga. Aliás, as únicas cores aceitas são o branco e o vermelho, com manchas pelo corpo.

A expressão do cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto é de um animal dócil, com olhos escuros, geralmente marrons. Ademais, suas orelhas são pequenas e caídas nas laterais da cabeça, mas quando em posição de caça esse cão apresenta um ar vivaz e atento.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Então, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.
Então, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, se você está pensando em adquirir um cachorro dessa raça, saiba que essa não é uma tarefa muito fácil no Brasil. Aliás, como já mencionamos, seu parente próximo Springer Spaniel Inglês acaba levando a melhor na hora de medir sua popularidade. Ou seja, encontrar um canil ou criadouro no país pode ser difícil.

Ademais, é importante que você realize uma busca com atenção, evitando comprar filhotes pela internet. Isso porque existem criadouros e canis clandestinos que não seguem o padrão da raça, tampouco o bem estar dos animais. Assim, você pode acabar financiando a crueldade animal, então fique atento!

De um modo geral, os filhotes de cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto costumam variar de R$2.500,00 a R$4.000,00. Dessa forma, verifique a ancestralidade do cãozinho, já que animais descendentes de competidores tendem a ser mais caros. Também é interessante conhecer os pais do filhote para ter certeza de que são todos saudáveis.

Qual tamanho chega e quanto vive?

Antes de tudo, lembre-se que a principal finalidade de um animal da raça era caçar e até mesmo auxiliar no pastoreio. Ou seja, esse animal é bastante resistente e não apresenta doenças específicas da raça. Entretanto, por ser um cão ativo cuja principal característica é a velocidade, ele pode apresentar displasia coxofemoral durante a vida.

Dessa forma, fique atento se o seu cachorro Welsh Springer Spaniel apresenta dificuldade de apoiar alguma das patas traseiras, dor ou dificuldade de caminhar. Além disso, suas orelhas caídas são locais propícios para bactérias e otites podem ser um problema para esses cães.

Ademais, esses cães possuem boa expectativa de vida, podem chegar a 16 anos quando bem cuidados. Portanto, procure leva-lo ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para exames de rotina, além de manter a vacinação e vermifugação em dia.

Embora esses animais tenham um corpo compacto, o cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto é considerado um cão de porte médio. Assim, a altura do macho varia de 45 centímetros a 48 centímetros de cernelha, enquanto que a fêmea não ultrapassa os 45 centímetros. Enquanto isso, seu peso fica entre 16kg e 20kg.

Como criar um cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto?

Afinal, como criar essa raça? Fonte: AdobeStock.
Afinal, como criar essa raça? Fonte: AdobeStock.

Então, se você está pensando em adquirir um cão dessa raça, mas mora em apartamento, é importante que você saiba que esses animais não costumam se adaptar a ambientes pequenos. Isso porque possuem uma grande reserva de energia, e precisam de correr e brincar para se cansarem.

Aliás, é importante reservar um tempo todos os dias para passear com esse cachorro, ou ele pode acabar deprimido, gerando comportamentos indesejados. Embora seja um cão bastante ativo, ele gosta de ficar próximo de seus tutores, sendo um pet companheiro e muito amoroso.

Entretanto, vale lembrar que sua personalidade caçadora e alerta pode deixa-lo desconfiado com estranhos. Ou seja, é importante praticar a socialização desde filhote para evitar um cão tímido demais ao se tornar adulto.

Por fim, a pelagem do cachorro Welsh Springer Spaniel de pelo curto exige uma atenção especial. Dessa forma, é ideal realizar escovação pelo menos duas vezes na semana, além de manter a rotina de banhos e tosas regulares para evitar nós e queda excessiva de pelos.

Mais um da família Spaniel, os cães da raça Boykin Spaniel são animais leais e muito carinhosos com seus tutores. Aliás, esse pode ser um pet ideal para quem tem crianças em casa! Então, quer conhecer tudo sobre esse cachorro? Pois é só acessar nosso conteúdo a seguir para ver todos os detalhes!

cachorro Boykin Spaniel na neve

Cachorro Boykin Spaniel: saiba tudo sobre a raça

O Boykin Spaniel surgiu no início do século XX como um cão recuperador de caça, mas logo chamou a atenção por sua personalidade encantadora!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Em Alta

content

Como fazer o curso de Aromaterapia da Unova?

Se você gosta do ramo de bem-estar e qualidade de vida, veja como fazer o curso de Aromaterapia da Unova e invista nessa área em crescimento!

Continue lendo
content

Cachorro Chow Chow: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Você sabia que o cachorro Chow Chow possui a língua azul? Conheça aqui tudo sobre esses animais, seu porte e todas as características!

Continue lendo
content

Poodle: saiba tudo sobre essa raça de cachorro!

O poodle é um dos cachorros mais conhecidos do Brasil, é uma raça carinhosa, que adora brincar com brinquedos e seus amigos! Veja mais sobre.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo DeÔnibus: veja como funciona e se vale a pena!

Com mais de 140 empresas rodoviárias parceiras, a DeÔnibus oferece uma forma agilizada de comprar suas passagens de ônibus. Seu aplicativo é simples e pode economizar seu tempo e dinheiro. Veja como ele funciona!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Galeão: veja antes de viajar!

Maior aeroporto do estado do Rio de Janeiro, o Galeão é o segundo maior do Brasil e conecta voos do mundo todo. Então, conheça tudo sobre esse aeroporto moderno e com dezenas de lojas aqui!

Continue lendo
content

10 dicas para não errar no planejamento de uma viagem: fuja de ciladas!

Nem sempre planejar uma viagem precisa ser um pesadelo. Aliás, fazer um bom planejamento pode ser mais simples do que você imagina. Assim, trouxemos 10 dicas de planejamento de viagem para ajudar você a tirar suas férias mais tranquilamente. Confira!

Continue lendo