Gatos

Você conhece as “ilhas dos gatos” do Japão? Conheça Aoshima e Tashirojima

O Japão é um país que adora gatos. Eles gostam tanto desses animais, que em duas ilhas, há mais gato que gente! Conheça essas ilhas e, quem sabe, decida suas próximas férias!

Anúncios

Imagine o passeio: você desce de um barco de viagens curtas em um pequeno porto e de repente dezenas de gatos te cercam! Parece um sonho? Pois saiba que esse sonho é real!

Você imaginaria que o Japão, um dos países com a maior densidade populacional do mundo, é o país com duas ilhas-cidades com a maior densidade felina do mundo?

Duas ilhas no Japão têm mais gatos do que pessoas entre seus moradores (e há pelo menos mais 11, em que há tantos gatos quanto pessoas) !

São as ilhas de Aoshima e Tashirojima. São ilhas pequenas, mas, com uma população de gatos na casa da centenas. E a melhor parte é: são abertas à visitação do público!

E você sabe os motivos que fizeram essas ilhas tão cheias de gatos? Qual é a história delas? Vejamos.

Aoshima

O caso de Aoshima talvez seja mais conhecido.

Isso porque a ilha tem, segundo o jornal japonês Asashi Shimbum, apenas 6 moradores, para um pouco mais de 200 gatos, em um espaço de menos de 1 quilômetro.

E a tendência seria a população continuar crecsendo, mas 2018 o governo iniciou um programa de castração dos animais da ilha, devido a ausência de moradores (humanos), para cuidar dos felinos.

Como começou essa gataria, você deve estar se perguntando.

Bem, os registros mais antigos de pessoas em Aoshima apontam que a ilha era uma vila de pescadores. A população começou a aumentar durante a II Guerra, quando famílias buscavam a ilha para fugir das batalhas. Acredita-se que a ilha chegou a ter 900 moradores.

Com as pessoas vieram eles, os gatos. Não apenas como animais de companhia, mas pela sua função de caçadores de ratos, que aportavam dos barcos de pesca.

Sem predadores

Sem predadores naturais, os gatos foram se reproduzindo. Por outro lado, com o aumento da pesca industrial, a economia de Aoshima foi decaindo, e muitos habitantes foram embora.

Dessa forma, hoje, quem vai à Aoshima vai encontrar bandos e mais bandos de gatos. Notícias sobre a ilha, afirmam que os gatos são dóceis, principalmente, se você levar uns petiscos.

Mas, como falamos acima, o governo começou uma campanha em 2018 para esterilizar os animais, dado que apenas 6 pessoas moram na ilha. Assim, não haverá quem cuide dos gatos no futuro (mesmo com turistas visitando a ilha carregados de ração).

Para além dos gatos, Aoshima é uma ilha fantástica, porque seus prédios abandonados dão ao lugar uma aparência de cidade fantasma. Junte às construções vazias os felinos e seu olhar direto e você tem o cenário perfeito para um filme de sustos.

Uma ótima opção para as férias, hein?

Tashirojima

O caso de Tashirojima é um pouco mais antigo. E a origem dos gatos tem sua raiz em uma crença do folclore japonês.

Essa crença afirma que alimentar e cuidar de gatos dá sorte (nada que a gente já não soubesse).  Além disso, a ilha, de pouco mais de 3 quilômetros já era utilizada por produtores de seda desde meados do século XIX.

E daí é quem vem a importância dos gatos. Como você deve saber, a seda vem do casulo de uma lagarta. O problema que os criadores que lagartas vinham enfrentando era… Ratos!

Daí não precisa pensar muito mais, não é? Milhares de gatos foram sendo levados à ilha, para acabar com os ratos.

Aí, foi o mesmo caso de Aoshima: sem predadores naturais, e com humanos para cuidar deles, os gatos foram aumentando de número. Em 1950, cerca de 1000 pessoas moravam na ilha. Hoje, são apenas 80.

A ilha dos Gatos Divinos

Já o número de gatos, não há uma dimensão. Lá, eles são tão importantes, que a ilha, inclusive, comporta um “Santuário dos Gatos”, um local de oração dedicado exclusivamente aos felinos.

(Um fato curioso: no “estado” de Miyagi, região onde está a ilha, há mais 9 Santuários de Gatos, pelo menos)

Outra coisa que ajudou a consolidar a fama dos gatos, bem como sustentar as crenças na divindade dos felinos, é que em 2011, durante o Tsunami que arrasou parte do Japão, Tashirojima também foi atacada pelas ondas. Os gatos, porém, conseguiram se salvar.

A ilha também pode ser visitada pelos turistas. Para chegar lá, você precisa ir de barco, e, logo que chegar ao porto, prepare-se para ser abordado por milhares de gatinhos.

E mais uma coisa: Diferente de Aoshima, Tashirojima é uma ilha com algumas pousadas (com o prédio no formato de uma cabeça de gato) e restaurantes. Os poucos residentes atuais buscam resgatar o potencial turístico do lugar.

Outro passeio de férias ideal, não é mesmo?

Como ir?

Para ir à Aoshima, você precisa pegar um barco em Nagahama, cidade à 400 quilômetros de distância de Tóquio.

Por sua vez, para chegar em Tashirojima, você precisa pegar uma balsa na cidade de Ishnomaki (que fica, também, à 400 quilômetros de Tóquio).

E você, Já foi a alguma dessas ilhas? O que achou delas? Tem fotos? Conte para nós!

E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, assine nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo do mundo felino!

Sobre o autor  /  Lucas Silva

Escritor e professor. Escreve sobre literatura, poesia, animais, filmes, séries e demais coisas de cultura. Já publicou dois livros de poesia e logo publica mais um.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer o curso Fundamentos do Marketing do Google?

Disponível gratuitamente através do Google Ateliê Digital, o curso Fundamentos do Marketing pode mudar sua carreira! Veja como fazer!

Continue lendo
content

Como baixar o aplicativo Memrise?

Veja aqui como baixar o aplicativo Memrise para aprender um novo idioma por meio de jogos, vídeos e conteúdos divertidos!

Continue lendo
content

Curso online de bordado Domestika: mais de 90 opções!

Com um curso de bordado da plataforma Domestika você aprende técnicas exclusivas para dar vida a sua arte e até ganhar dinheiro com as peças!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

MaxMilhas é seguro? Descubra os melhores descontos!

Descubra a segurança e confiabilidade de comprar passagens aéreas com a MaxMilhas. Ao final, confira um link de acesso para o site oficial.

Continue lendo
content

Viagens para Mulheres é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A agência de turismo Viagens para Mulheres surgiu para conectar mulheres que dividem a paixão por viajar. A empresa oferece roteiros nacionais e internacionais focados no público feminino.

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo WikiRota?

Descubra como fazer para acessar e utilizar o aplicativo WikiRota e planeje seu orçamento de transporte. Calcule exatamente quanto vai gastar de gasolina e pedágio até seu destino!

Continue lendo