Cursos

Curso de cabeleireiro: guia completo + 5 dicas de ouro!

Fazer um curso de cabeleireiro é um ótimo passo inicial para uma vida profissional de sucesso. Hoje conheça mais sobre a área aqui!

Anúncios

por Aline Mesquita

Publicado em 09/06/2021

Entenda mais sobre fazer um curso de cabeleireiro

Curso de cabeleireiro
Curso de cabeleireiro

Um curso de cabeleireiro é uma boa opção para quem quer trabalhar com a área de beleza. Ele encontra demanda com o público e vagas no mercado de trabalho.

Afinal, dentre os cuidados pessoais e de beleza mais tradicionais está o com os fios. Seja para o corte, tintura ou para penteados, aqui há um terreno fértil para trabalho. Além disso, considere que tanto homens quanto mulheres buscam esses serviços.

Por isso, quem busca uma área para seguir profissionalmente pode contar com essa opção. Ela, cabe ressaltar, costuma ser bastante democrática. É possível encontrar curso para cabeleireiro em todas as regiões do país. Também, encontram-se cursos presenciais e online.

Dessa maneira, essa pode ser a resposta para os questionamentos quanto ao seu futuro profissional. Com um curso na área de cuidados com os cabelos você pode trabalhar com públicos diversos. Também, pode começar a ganhar dinheiro desde logo. Abaixo, veja como!

Anúncios

O que é preciso para fazer o curso?

Iniciando o curso de cabeleireiro
Iniciando o curso de cabeleireiro

Para fazer um curso na área de cabelos você precisa de alguns atributos pessoais. Igualmente, de alguns materiais que são essenciais nas atividades dos cabeleireiros. Somente assim você poderá desenvolver corretamente todos os serviços.

Quanto aos atributos pessoais, destacam-se a organização e a concentração. Igualmente, a capacidade de trabalhar com o público, uma vez que o cabeleireiro trabalha diretamente com o cliente.

Ainda, outra característica importante é o interesse pela moda. Afinal, os penteados, cortes e cores fazem parte do universo fashion. Com isso, eles também encaram tendências e desenvolvimento constante.

Já em relação aos materiais, tem-se que são indispensáveis para o curso de cabeleireiro as seguintes ferramentas:

  • Agulhas de crochê (para luzes) nas seguintes numerações: 0,75, 1 e 1,25;
  • Avental;
  • Bobs de tamanhos variados;
  • Caixas de grampos;
  • Capas para corte de cabelos e tintura;
  • Chapinha;
  • Copo medidor;
  • Desbastador;
  • Escovas de cabelo: cilíndrica, raquete, pentes de dentes finos e largos, de metal e pente régua;
  • Espanador de pelos e fios;
  • Espelhos;
  • Luvas de silicone descartáveis;
  • Máquina decorte e acabamento;
  • Pincéis de aplicação de tintura;
  • Secador de cabelo profissional;
  • Tesouras e navalhas;
  • Toucas: de reflexo, de alumínio e descartáveis.

Esses são apenas os materiais básicos. Ainda, é claro, será indispensável ter em mãos para o curso de cabeleireiro (e exercício da profissão) outros produtos. Por exemplo, xampu, condicionador e creme hidratante.

Da mesma maneira, tinturas, descolorantes e outros produtos que se apliquem à mudança de cor dos fios.

Curso de Manicure e Pedicure da Ginead online e gr

Curso de Manicure e Pedicure da Ginead online e grátis

Quanto tempo leva para fazer o curso ?

Curso de cabeleireiro
Curso de cabeleireiro

O tempo de cara curso varia. Por exemplo, existem cursos na internet cujos módulos, ao todo, não passam de 03 horas. Nesse caso, estamos falando de opções para pessoas que já têm algum conhecimento na área.

Já o curso de cabeleireiro iniciante pode ter até 400 horas de duração. Igualmente, existem cursos de especialização que demandam 09 meses de aulas, enquanto outros são feitos em poucos dias.

Por isso, sempre dependerá do conteúdo que o curso oferta. Por exemplo, caso seja desde o início e inclua cortes, tintura e hidratações, bem como penteados, deverá ser maior. Já um curso específico, como cortes de cabelos com cachos, é menor.

Quanto menos módulos, menor será o curso, mas também menos abrangente. Além disso, é preciso considerar que mesmo com um curso inicial completo, cabe ao cabeleireiro se atualizar constantemente.

Afinal, volta e meia surgem novas tendências e técnicas. E quem quiser fazer sucesso precisa estar atento a elas, com a renovação do curso de cabeleireiro.

Anúncios

Qual o melhor lugar para fazer curso de cabeleireiro? Confira 5 opções!

Agora, confira as melhores 05 opções para realizar o curso de cabeleireiro e, finalmente, seguir sua carreira profissional. Com essas alternativas você garante um futuro de sucesso, com lucro e reconhecimento.

01. Curso de Cabeleireiro SENAC

A primeira opção que trouxemos é o curso do Senac, que está disponível para pessoas maiores de 18 anos. Além disso, exige que o aluno tenha formação no ensino médio. Dentre os módulos do curso estão cortes femininos e masculinos e a reconstrução dos fios.

Igualmente, ensina questões administrativas para precificar serviços e planejar a carreira. Da mesma forma, coloração, descoloração e penteados, dentre outras técnicas. O curso possui 400 horas de duração e oferta modalidade presencial e à distância.

Um dos principais destaques desse curso de cabeleireiro é que ele é gratuito. Por isso, você dá início à profissão tendo que investir apenas nos materiais próprios para o trabalho.

02. Técnicas de corte Eduk

Esse é outro curso de cabeleireiro que oferta a modalidade à distância. Com isso, você pode aprender técnicas diversas sem sair de casa. Para isso, o investimento é de R$ 77, com acesso aos materiais e às aulas por um ano.

Aqui, contudo, o curso se volta para quem já tem algum conhecimento na área. Ele é do nível intermediário e dentre os seus módulos abarca questões específicas. Dentre elas estão os cortes para cabelos orientais e afros. 

Também, para pessoas de terceira idade, ou com cabelos com cachos e ondulados. Por isso, ele é mais específico e pode ser excelente para quem quer aprender novas técnicas e se aprofundar.

03. Curso de Cabeleireiro do Instituto Universal Brasileiro

Nossa terceira opção de cursos para quem deseja se tornar cabeleireiro profissional também é online. Nesse caso, existem duas alternativas. A primeira conta com apostila e conteúdo online, sendo gratuita.

Já a segunda, então, é paga e custa R$ 330. Contudo, nesse caso o aluno recebe em sua casa um kit de aprendizado. Com ele, obtém todas as ferramentas necessárias para praticas os conhecimentos apresentados nas aulas. A carga horária é de 120 horas.

04. Curso de Cabeleireiro Básico Online Prive Cursos

A quarta alternativa de curso para aprender a arte de cuidar das madeixas é do Prime Cursos. Essa opção, novamente, é gratuita. Com 40 aulas, o aluno somente precisa pagar caso queira, ao final, obter a certificação.

05. Curso de Cabeleireiro Básico Ginead

Por fim, nossa última opção também é um curso básico. Por isso, é interessante para quem está dando os primeiros passos na área. O curso da Ginead tem 40 horas-aula e é completamente online. Ele é gratuito. Apesar disso, a obtenção de certificação exige pagamento.

Cursos de beleza gratuitos: conheça 10 online!

Conheça alguns cursos de beleza gratuitos. Eles são um belo pontapé inicial para quem deseja trabalhar nessa área com baixo investimento inicial.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Sites para Cursos de Moda Online e Gratuitos: veja!

Os sites para cursos de moda online e gratuitos são perfeitos para quem está buscando uma nova profissão e precisa de flexibilidade. Veja aqui

Continue lendo
content

Cosméticos veganos e seus benefícios: veja tudo sobre!

Os cosméticos veganos oferecem inúmeros benefícios para a saúde, e várias marcas renomadas do mercado estão adotando tal formato! Veja.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com design de sobrancelhas?

Se você está querendo ganhar dinheiro com design de sobrancelhas é preciso saber ténicas, divulgação e materiais! Veja nossas dicas aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como fazer cadastro no eDestinos?

Com uma plataforma bastante intuitiva, o eDestinos te permite planejar uma viagem completa com apenas alguns cliques. Seu cadastro é gratuito e você pode utilizar o aplicativo para ter ainda mais facilidades! Veja aqui como fazer!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Qatar Airways: veja antes de viajar!

Com atendimento excelente, a Qatar Airways também possui aeronaves confortáveis, atendimento de bordo de qualidade e praticidade de check-in e embarque. Então, veja como fazer check-in e viajar com a companhia!

Continue lendo
content

15 dicas de viagens para fazer sozinho em 2022

Quer viajar sem depender de outras pessoas? Então confira viagens para fazer sozinho com dicas incríveis para aproveitar suas férias de forma completa!

Continue lendo