Cursos

Curso de cabeleireiro: guia completo + 5 dicas de ouro!

Fazer um curso de cabeleireiro é um ótimo passo inicial para uma vida profissional de sucesso. Hoje conheça mais sobre a área aqui!

Anúncios

Entenda mais sobre fazer um curso de cabeleireiro

Curso de cabeleireiro
Curso de cabeleireiro

Um curso de cabeleireiro é uma boa opção para quem quer trabalhar com a área de beleza. Ele encontra demanda com o público e vagas no mercado de trabalho.

Afinal, dentre os cuidados pessoais e de beleza mais tradicionais está o com os fios. Seja para o corte, tintura ou para penteados, aqui há um terreno fértil para trabalho. Além disso, considere que tanto homens quanto mulheres buscam esses serviços.

Por isso, quem busca uma área para seguir profissionalmente pode contar com essa opção. Ela, cabe ressaltar, costuma ser bastante democrática. É possível encontrar curso para cabeleireiro em todas as regiões do país. Também, encontram-se cursos presenciais e online.

Dessa maneira, essa pode ser a resposta para os questionamentos quanto ao seu futuro profissional. Com um curso na área de cuidados com os cabelos você pode trabalhar com públicos diversos. Também, pode começar a ganhar dinheiro desde logo. Abaixo, veja como!

Anúncios

O que é preciso para fazer o curso?

Iniciando o curso de cabeleireiro
Iniciando o curso de cabeleireiro

Para fazer um curso na área de cabelos você precisa de alguns atributos pessoais. Igualmente, de alguns materiais que são essenciais nas atividades dos cabeleireiros. Somente assim você poderá desenvolver corretamente todos os serviços.

Quanto aos atributos pessoais, destacam-se a organização e a concentração. Igualmente, a capacidade de trabalhar com o público, uma vez que o cabeleireiro trabalha diretamente com o cliente.

Ainda, outra característica importante é o interesse pela moda. Afinal, os penteados, cortes e cores fazem parte do universo fashion. Com isso, eles também encaram tendências e desenvolvimento constante.

Já em relação aos materiais, tem-se que são indispensáveis para o curso de cabeleireiro as seguintes ferramentas:

  • Agulhas de crochê (para luzes) nas seguintes numerações: 0,75, 1 e 1,25;
  • Avental;
  • Bobs de tamanhos variados;
  • Caixas de grampos;
  • Capas para corte de cabelos e tintura;
  • Chapinha;
  • Copo medidor;
  • Desbastador;
  • Escovas de cabelo: cilíndrica, raquete, pentes de dentes finos e largos, de metal e pente régua;
  • Espanador de pelos e fios;
  • Espelhos;
  • Luvas de silicone descartáveis;
  • Máquina decorte e acabamento;
  • Pincéis de aplicação de tintura;
  • Secador de cabelo profissional;
  • Tesouras e navalhas;
  • Toucas: de reflexo, de alumínio e descartáveis.

Esses são apenas os materiais básicos. Ainda, é claro, será indispensável ter em mãos para o curso de cabeleireiro (e exercício da profissão) outros produtos. Por exemplo, xampu, condicionador e creme hidratante.

Da mesma maneira, tinturas, descolorantes e outros produtos que se apliquem à mudança de cor dos fios.

Curso de Manicure e Pedicure da Ginead online e gr

Curso de Manicure e Pedicure da Ginead online e grátis

Quanto tempo leva para fazer o curso ?

Curso de cabeleireiro
Curso de cabeleireiro

O tempo de cara curso varia. Por exemplo, existem cursos na internet cujos módulos, ao todo, não passam de 03 horas. Nesse caso, estamos falando de opções para pessoas que já têm algum conhecimento na área.

Já o curso de cabeleireiro iniciante pode ter até 400 horas de duração. Igualmente, existem cursos de especialização que demandam 09 meses de aulas, enquanto outros são feitos em poucos dias.

Por isso, sempre dependerá do conteúdo que o curso oferta. Por exemplo, caso seja desde o início e inclua cortes, tintura e hidratações, bem como penteados, deverá ser maior. Já um curso específico, como cortes de cabelos com cachos, é menor.

Quanto menos módulos, menor será o curso, mas também menos abrangente. Além disso, é preciso considerar que mesmo com um curso inicial completo, cabe ao cabeleireiro se atualizar constantemente.

Afinal, volta e meia surgem novas tendências e técnicas. E quem quiser fazer sucesso precisa estar atento a elas, com a renovação do curso de cabeleireiro.

Anúncios

Qual o melhor lugar para fazer curso de cabeleireiro? Confira 5 opções!

Agora, confira as melhores 05 opções para realizar o curso de cabeleireiro e, finalmente, seguir sua carreira profissional. Com essas alternativas você garante um futuro de sucesso, com lucro e reconhecimento.

01. Curso de Cabeleireiro SENAC

A primeira opção que trouxemos é o curso do Senac, que está disponível para pessoas maiores de 18 anos. Além disso, exige que o aluno tenha formação no ensino médio. Dentre os módulos do curso estão cortes femininos e masculinos e a reconstrução dos fios.

Igualmente, ensina questões administrativas para precificar serviços e planejar a carreira. Da mesma forma, coloração, descoloração e penteados, dentre outras técnicas. O curso possui 400 horas de duração e oferta modalidade presencial e à distância.

Um dos principais destaques desse curso de cabeleireiro é que ele é gratuito. Por isso, você dá início à profissão tendo que investir apenas nos materiais próprios para o trabalho.

02. Técnicas de corte Eduk

Esse é outro curso de cabeleireiro que oferta a modalidade à distância. Com isso, você pode aprender técnicas diversas sem sair de casa. Para isso, o investimento é de R$ 77, com acesso aos materiais e às aulas por um ano.

Aqui, contudo, o curso se volta para quem já tem algum conhecimento na área. Ele é do nível intermediário e dentre os seus módulos abarca questões específicas. Dentre elas estão os cortes para cabelos orientais e afros. 

Também, para pessoas de terceira idade, ou com cabelos com cachos e ondulados. Por isso, ele é mais específico e pode ser excelente para quem quer aprender novas técnicas e se aprofundar.

03. Curso de Cabeleireiro do Instituto Universal Brasileiro

Nossa terceira opção de cursos para quem deseja se tornar cabeleireiro profissional também é online. Nesse caso, existem duas alternativas. A primeira conta com apostila e conteúdo online, sendo gratuita.

Já a segunda, então, é paga e custa R$ 330. Contudo, nesse caso o aluno recebe em sua casa um kit de aprendizado. Com ele, obtém todas as ferramentas necessárias para praticas os conhecimentos apresentados nas aulas. A carga horária é de 120 horas.

04. Curso de Cabeleireiro Básico Online Prive Cursos

A quarta alternativa de curso para aprender a arte de cuidar das madeixas é do Prime Cursos. Essa opção, novamente, é gratuita. Com 40 aulas, o aluno somente precisa pagar caso queira, ao final, obter a certificação.

05. Curso de Cabeleireiro Básico Ginead

Por fim, nossa última opção também é um curso básico. Por isso, é interessante para quem está dando os primeiros passos na área. O curso da Ginead tem 40 horas-aula e é completamente online. Ele é gratuito. Apesar disso, a obtenção de certificação exige pagamento.

Cursos de beleza gratuitos: conheça 10 online!

Conheça alguns cursos de beleza gratuitos. Eles são um belo pontapé inicial para quem deseja trabalhar nessa área com baixo investimento inicial.

Sobre o autor

Aline Mesquita

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Em Alta

content

Plano de saúde Pet Mais Vida: como fazer para seu pet?

O plano de saúde Pet Mais Vida é uma opção bem interessante para os tutores que buscam melhorar a qualidade de vida dos seus pets!

Continue lendo
content

Curso de culinária: saiba mais sobre ele e como fazer!

Um curso de culinária pode ser uma ótima forma de melhorar a sua alimentação. Mas não só isso, é também uma oportunidade de lucrar. Veja!

Continue lendo
content

Dog Walker: o que é? Veja dicas para se tornar um!

O Dog Walker é o passeador de cães, é uma profissão que está crescendo bastante no Brasil. Quer saber mais sobre isso? Veja aqui!

Continue lendo

Dicas

10 dicas de moda para pessoas altas: veja e se inspire!

Conheça alguns truques de moda para pessoas altas. Com eles você valoriza seu corpo, sua estatura e consegue looks icônicos!

Descubra ótimas dicas de moda para pessoas altas

A moda para pessoas altas nem sempre é algo fácil de lidar. Afinal, não raro mulheres altas se sentem desconfortáveis. Ou, então, não e encontram peças compatíveis à altura.

Embora o desconforto seja maior na adolescência, muitas mulheres permanecem com essa dificuldade. Seja pela ausência de calças que fiquem no comprimento certo ou pela desproporção entre tronco e pernas, vestir-se nem sempre é fácil.

Enquanto no caso das baixinhas a preocupação é não achatar ainda mais a estatura, aqui a questão fala com a proporção. Igualmente, com o equilíbrio do corpo e em como tornar um look elegante.

Por isso, mesmo quem é alta e magra encontra algumas dificuldades. Isto é, mesmo com o corpo que muitos consideram como sendo de passarelas, isso não afasta as dificuldades. O que o faz, então, são os nossos truques.

Assim, continue lendo para conhecer algumas dicas de moda para pessoas altas. Dessa forma, encontre equilíbrio e conforto. Além disso, arrase ao escolher seus looks e desfile por aí de forma confortável e linda.

O que as altas devem evitar usar? Quais são as melhores peças de moda para pessoas altas?

Antes de vermos o que as pessoas altas devem usar, precisamos conhecer o que devem evitar. Contudo, previamente fica a ressalva de que isso não é uma regra geral. Em verdade, existem exceções.

Além disso, embora as peças que iremos listar agora no geral desfavoreçam pessoas altas, elas podem ficar bem em você. Ou mesmo fazê-la se sentir confortável. Se este for o caso, desconsidere e use o que lhe faz bem.

O seu estilo, conforto e gosto pessoal devem preceder qualquer outra regra. Afinal, quem faz as normas sobre como você se veste é você mesma. E a moda, como sabemos, é um organismo vivo e em plena transformação.

Voltando à moda para pessoas altas e as peças ou combinações que devem ser evitadas nós temos:

  • Roupas com listras verticais;
  • Looks monocromáticos, isto é, de uma só cor;
  • Peças muito justas ou mini;
  • Acessórios pequenos.

Curso de estilo online

A imagem pessoal é algo muito importante. Por isso, um curso de estilo online pode ser perfeito para realmente passar a imagem que se deseja.

Que tipo de roupa combina com pessoas altas? Veja 10 dicas!

Agora, para terminar, veja 10 dicas de moda para pessoas altas. Com elas, você vai arrasar ao montar o seu closet e, igualmente, ao usá-lo! Dessa forma, não perca mais tempo e aprenda como valorizar seu corpo!

Calças amplas tem um lugar especial na moda para pessoas altas

Primeiramente, as calças amplas ajudam a valorizar o corpo de pessoas altas. Isso, pois, ajuda a dar volume e formas. Assim, são ótimas opções. Para isso, pense nas calças do estilo boyfriend. Igualmente, nas pantalonas e joggers.

Aliás, esses estilos de calças ficam ótimos com tops. Enquanto elas ajudam a dar mais curvas ao corpo e deixá-lo mais proporcional, estes atuam em prol do equilíbrio. Dessa forma, não deixe de apostar nessa combinação!

Vestidos e macacões compridos

Os vestidos e macacões compridos também são ótimos itens de moda para pessoas altas. Eles acentuam as curvas e ajudam a deixar o corpo mais proporcional. Mais uma vez, dê preferência aos que são menos justos e rentes ao corpo.

Ainda, uma ótima forma de usá-los é com uso de faixas ou cintos que marquem a cintura. Especialmente se eles forem de outra cor do que o da peça principal. Isso ajuda a criar uma cintura e novas curvas para seu corpo, bem como a acentuá-las.

Chame atenção ao colo

Aqui cabe uma dica de moda para pessoas altas que também se enquadra para as baixas: chame atenção ao colo. Com isso, você tira os olhares das pernas, por exemplo. Então, aposte em lenços, colares grandes e em decotes do tipo V e U.

Bolsas médias e grandes

Uma dica muito importante de moda para pessoas altas se refere às bolsas. Deve-se deixar as pequenas, como carteiras de mão, de lado. Elas tendem a deixar a pessoa ainda maior, isto é, mais alta.

Por isso, utilize bolsas grandes ou, pelo menos, médias. Elas ajudam você a parecer um pouco menor. Ao mesmo tempo, traz um ponto interessante ao look, com muito estilo.

Use cores e estampas

Diferentemente das baixinhas, as pessoas altas podem (e devem!) usar e abusar das cores. Igualmente, das estampas. Especialmente na parte de cima, embora sejam bem-vindos em todo o look.

Use peças coloridas e, também, de tom sobre tom. Assim, evite sempre o estilo monocromático, que tende a alongar ainda mais a silhueta.

Brincos e colares grandes são recomendados na moda para pessoas altas

Como dissemos anteriormente, chamar a atenção ao colo e à parte superior é uma dica de moda para pessoas altas. Também o é, então, a possibilidade de usar brincos e colares grandes. Isso tira a atenção das pernas.

Botas de cano curto são perfeitas

As botinhas de cano curto, principalmente pretas e marrons, são ótimas para quem gosta de peças curtas. Com isso, ela quebra um pouco o tamanho das pernas. A proporção entre pele aparente e altura fica perfeita!

Aproveite peças de cintura baixa

As calças de cintura mas baixa estão de volta. Por isso, uma dica de moda para pessoas altas é aproveitá-las. Especialmente se as pernas forem desproporcionais ao tronco, isto é, mais longas.

Nesse caso, a solução é diminuir a altura das pernas e aumentar a do tronco. Para isso, usar calça de cintura baixa e camiseta ou blusa mais comprida ajuda e muito! Dessa forma, considere esse truque.

Cuidado com a altura das saias

A altura da mini saia para pessoas altas deve ser de 12 a 15 centímetros acima dos joelhos. E é importante seguir essa média. Em caso contrário, suas pernas poderão alongar ainda mais e lhe fazer parecer mais alta. Ou, ainda, desproporcional.

Listras horizontais são bem vindas

A moda para pessoas altas, diferentemente da para pessoas baixas, aceita e abraça as listras horizontais! Diferentemente das baixinhas, as altas devem evitar as listras verticais, que alongam.

Contudo, as horizontais ajudam a achatar e diminuir a impressão de que a pessoa é tão alta. Ainda, ajuda a dar equilíbrio ao corpo e criar curvas.

Conheça 15 Cursos de Modelagem e Confecção Eduk!

Você conhece os cursos de modelagem e confecção Eduk? Pois saiba que eles podem ser o início de um caminho profissional de muito sucesso. Continue lendo e conheça mais.

Você também pode gostar

content

Gestação felina: tudo que você precisa saber!

A gestação felina requer cuidados e necessita de acompanhamento para evitar que a gata sofra no momento do parto. Entenda mais aqui!

Continue lendo
content

Cursos de beleza gratuitos: conheça 10 online!

Os cursos de beleza gratuitos são excelentes para quem está buscando uma nova profissão ou até mesmo abrir um novo negócio. Veja aqui!

Continue lendo