Cachorro

Cachorro Shar-Pei: saiba tudo sobre essa raça!

O Shar-Pei é um cão perfeito para quem quer uma boa companhia, que seja fofa e carrancuda ao mesmo tempo! Descubra se o Shar-Pei e suas dobrinhas características são a opção ideal para sua vida!

Anúncios

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Shar-Pei: o cão pele de areia!

Então, que tal conhecer esse cão diferente? Fonte: AdobeStock.
Então, que tal conhecer esse cão diferente? Fonte: AdobeStock.

O Shar-Pei é um cachorro pouco conhecido no ocidente. E, além disso, é uma das raças mais raras em todo o mundo. Desse modo, talvez você queira conhecer mais sobre como são os animais dessa raça!

Mulher sentada no chão brincando com cachorro

10 raças de cachorro mais populares antigamente

Quer saber quais raças de cachorro já estiveram no topo do interesse dos tutores de pet? Algumas já não são as mais procuradas do momento como Husky e Pastor Alemão.

Aliás, o Shar-Pei é um cão que quase entrou em extinção, mas, felizmente, agora ele está seguro!

Então, para saber todos os detalhes sobre como se comportam, quanto medem, quanto custa um animal dessa raça, confira o texto adiante!

Qual é o cachorro Shar-Pei?

O Shar-Pei é um cachorro de origem asiática, mais especificamente no território da China! Ele é uma das raças mais antigas no mundo! É provável que tenha surgido durante a dinastia Han, aproximadamente no ano 200 a.C.

Além disso, o Shar-Pei já foi considerado o cão mais raro do mundo. Aliás, ele esteve em duas edições do livro Guinness Book, o livro dos recordes, como raça mais rara de cães. Isso aconteceu durante a revolução cultural chinesa.

Ademais, o Shar-Pei é um cão que descende tanto do Mastim Tibetano, quanto do Chow-Chow. Assim, é provável que tenha sido utilizado como cão de guarda, de tração, em práticas de rinha, como cães de briga e cão de caça!

Características físicas

O Shar-Pei é um cachorro de médio porte, com uma constituição física compacta e robusta! Dessa maneira, suas principais características físicas são sua orelha pequena, seus olhos escuros, a cauda arredondada.

Mas, a principal característica de um Shar-Pei é a sua pele toda enrugada e a camada espessa de gordura. Por isso, seu nome significa: “pele de areia” já que a textura é áspera e arenosa!

Isso acontece porque o pelo dessa raça é conhecido como “pêlo de cavalo”: curto, grosso e sem subpelos. Ademais, o Shar-Pei pode apresentar diferentes cores de pelagem, indo do preto ao creme, passando pelo azul e fulvo!

Outras características

Apesar da aparência extremamente fofa, esse é um cachorro bastante dominador e teimoso! Então, se não for bem treinado e adestrado, você pode ter dificuldade em fazê-lo te obedecer.

Aliás, o Shar-Pei também é um cachorro extremamente inteligente, calmo e tranquilo. Ele é muito carinhoso com todos que cuidam e convivem com ele. Além de ser protetor e leal. Ou seja, essa raça ama a companhia do dono!

Ademais, o Shar-Pei também funciona como um ótimo cão de guarda, pois, apesar de não latir muito, está sempre atento e preocupado com a presença de pessoas e objetos estranhos!

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, qual o valor do filhote? Fonte: AdobeStock.
Mas, qual o valor do filhote? Fonte: AdobeStock.

Como essa é uma das raças mais raras do mundo, os preços podem ser um pouco salgados! Então, é possível encontrar na internet filhotes de Shar-Pei que variam entre R$2.500 a R$7.500!

Contudo, é fundamental que você pesquise sobre o local em que vai realizar a compra do seu cachorro Shar-Pei! Isso porque muitos criadores não possuem instalações adequadas, nem o tratamento correto.

Mangas cortadas sobre tábua

Cachorro pode comer manga? Descubra a verdade!

Embora a manga seja uma fruta cheia de vitaminas, é preciso ter atenção se você pensa em oferecer para seu cachorro. Saiba quais ou cuidados e restrições!

Então, os cães podem acabar sofrendo maus tratos! Sempre que possível visite o criadouro, converse com os donos e entenda como o espaço funciona. Dessa forma, você garante o bem estar animal e evita cruzamentos indevidos!

Ademais, você sempre pode optar e considerar a adoção de animais! Apesar de ser uma raça difícil de encontrar, você pode procurar por Shar-Peis para adoção. Essa é uma prática recomendável para ajudar os animais abandonados!

Qual tamanho chega e quanto vive?

Como dissemos, essa é uma raça compacta e robusta. Assim, o seu tamanho pode variar entre 45 e 55 centímetros, levando em conta tanto os machos quanto as fêmeas!

Além disso, o peso do cachorro Shar-Pei pode ficar entre 18 e 30 quilogramas, também levando em conta tanto os machos quanto as fêmeas da raça.

Por esse motivo, é recomendável que o convívio com crianças seja estimulado desde cedo. Contudo, cuidado com as crianças menores, já que essa raça pode acabar ferindo-os sem querer!

Expectativa de vida

Agora, sobre a expectativa de vida do cachorro Shar-Pei, ele pode viver entre 8 e 12 anos! O que não é tanto comparado com outras raças de animais!

Isso acontece, em partes, porque o Shar-Pei apresenta algumas doenças típicas da raça, como a Febre do Shar-Pei. Essa é uma doença genética autoimune. O cão vai apresentar inflamações pelo corpo, normalmente no jarrete.

Além disso, essa raça de cães pode apresentar problemas no quadril, na infame displasia de quadril. Ademais, também é comum algumas doenças nos olhos, o entropio, que a pálpebra fica invertida, podendo levar até a cegueira do pet!

Como criar um cachorro Shar-Pei?

Confira dicas para ter o seu! Fonte: AdobeStock.
Confira dicas para ter o seu! Fonte: AdobeStock.

Assim, como explicamos, o Shar-Pei é um cachorro que pode acabar desenvolvendo ou manifestando algumas doenças. Dessa maneira, o mais recomendável é que se leve o animal com frequência ao veterinário.

O mais importante para cuidar de um Shar-Pei é que, embora ele seja um cão calmo, ele precisa gastar sua energia! Então, o ideal é passear diariamente com o seu futuro pet, se não, ele pode ficar agitado e até agressivo.

Aliás, o Shar-Pei precisa de pouco para se cansar e logo quer aproveitar a oportunidade e recuperar as energias. Além disso, é importante limpar os olhos do seu pet diariamente, para evitar doenças oculares!

Adestramento e atividade

Ademais, é importantíssimo adestrar um cachorro Shar-Pei. Isso porque, apesar de extremamente inteligente, ele é muito teimoso. Então, quanto mais de novo você o colocar em treinamentos com recompensa, melhor.

Assim, o Shar-Pei aprenderá a receber comandos de forma correta e se tornará mais fácil de lidar, principalmente em situações fora de casa.

Além disso, a convivência com outros animais, objetos e pessoas é fundamental desde cedo, para que o animal se torne mais tranquilo e perca um pouco a característica de cão de guarda.

Higiene

Pela quantidade de dobras e excesso de gordura na pele de cachorro um Shar-Pei, o ideal é que eles não tomem tantos banhos. Uma vez a cada mês e meio é suficiente para mantê-lo limpo. 

Além disso, ao secar seu pet após o banho ou após uma chuva, por exemplo, é fundamental que você seque o corpo com muito cuidado, evitando que as dobras permaneçam úmidas.

Isso porque, essa situação é propícia para que fungos se instalem e começam a prejudicar a pelagem do cão, que requer escovações frequentes. Ademais, é importante proteger o seu Shar-Pei do calor!

Cachorro Shar-Pei ou Pastor-da-ásia-central?

Viu como o Shar-Pei é uma ótima opção para quem quer um pet num apartamento cheio de amor e cuidado? Mas, se você quiser, podemos apresentar outras raças de cachorros para você conhecer mais!

Já ouviu falar, por exemplo, do Alabai? Esse é o Pastor-da-ásia-central que pode chegar até a 100 quilogramas! Ou seja, é um cão de grande porte. Assim, esse é o pet ideal se você tem uma casa com quintal grande!

Assim como o Shar-Pei, o Alabai também é um cachorro asiático! Então, se você quiser saber mais sobre de onde surgiu essa raça e as principais características dela, confere mais clicando no link a seguir!

cachorro pastor-da-ásia-central sujo de terra

Cachorro Pastor-da-ásia-central: conheça

O Pastor-da-ásia-central, também conhecido como Alabai, é um cão perfeito para quem quer um pet companheiro e protetor da casa e da família!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Risco na sobrancelha: como fazer? Veja passo a passo!

Você quer aderir a moda do risco na sobrancelha, mas está em dúvidas de como fazer? É fácil e basta marcar com precisao antes de fazer. Veja!

Continue lendo
content

Curso Costura de Sucesso: conheça o curso e saiba se é confiável!

Quer fazer um curso de costura mas tem receio de comprar online? Veja se o curso Costura de Sucesso é confiável e entenda como ele funciona.

Continue lendo
content

Aplicativo Buddy.ai: o novo professor de inglês dos seus filhos!

Quer saber como o aplicativo Buddy.ai funciona? Ele é uma inteligência artificial que ajuda crianças a aprenderem e treinarem o inglês.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Sistema de Reservas EZ Travel: veja como funciona e se vale a pena!

Com o Sistema de Reservas EZ Travel você pode vender seus serviços de turismo e lazer de forma online, sem complicações. A plataforma te ajuda a gerenciar reservas e pagamento facilmente. Então, veja como funciona!

Continue lendo
content

Copa Airlines – confira as promoções imperdíveis

Escolha Copa Airlines e desfrute de um serviço excepcional, rotas diretas e ofertas imperdíveis. Conecte-se ao mundo com quem prioriza sua satisfação!

Continue lendo
content

Todos os assentos da classe Econômica têm o mesmo tamanho?

São diferentes tipos de assento em uma aeronave e, dependendo da duração do voo pode valer a pena investir mais dinheiro e escolher uma cabine mais confortável. Veja as diferenças e entenda melhor!

Continue lendo