Cachorro

Cachorro Pastor de Shetland: saiba tudo sobre essa raça aqui!

O cachorro Pastor de Shetland está entre as 10 raças mais inteligentes do mundo. Além disso, esse animal tem um forte instinto protetor, sendo gentil e dócil, procurando sempre agradar seus tutores.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 09/04/2022

Descubra tudo sobre a raça de cachorro Pastor de Shetland

Então, conheça tudo sobre a raça! Fonte: AdobeStock.
Então, conheça tudo sobre a raça! Fonte: AdobeStock.

Ainda que não seja um cão muito amigável com estranhos, o cachorro Pastor de Shetland é um animal bastante dócil e carinhoso com sua família. Nesse sentido, ele procura agradar seus tutores de todas as formas possíveis, sendo um animal brincalhão e ativo, fica fácil de se encantar com ele.

Como o próprio nome diz, o cachorro Pastor de Shetland é um cão de pastoreio, e está entre as 10 raças mais inteligentes do mundo! Então, quer adquirir um animal dessa raça? Pois continue a leitura e descubra suas características principais, valores dos filhotes e veja como cuidar do Pastor de Shetland! Confira!

Cachorro Boiadeiro Australiano na grama

Cachorro Boiadeiro Australiano: saiba tudo a raça!

O Boiadeiro Australiano é um cachorro que surgiu na Austrália com o objetivo de pastorear os rebanhos da região. Conheça tudo sobre ele!

Anúncios

Qual é o cachorro Pastor de Shetland?

Primeiramente, é importante não confundir esse cachorro com os da raça Collie, que também é um cão de pastoreio. Nesse sentido, embora bastante parecido, o cachorro Pastor de Shetland é um animal menor, originário da Escócia, mais precisamente na ilha de Shetland, daí o seu nome.

Ademais, suas semelhanças com os cães Collie sugerem que tiveram um ancestral em comum, ainda que seja difícil precisar essa informação. Desse modo, a teoria mais aceita é que cães das raças Collie e Border Collie tenham sido cruzados com outros cães de pastoreio da ilha de Shetland, em meados dos anos 1700.

Assim, surgiram os primeiros exemplares desse pastor, que era muito utilizado para cuidar de ovelhas e pôneis da ilha. Embora tenha surgido nessa época, levou quase 100 anos para que essa raça saísse da Escócia e fosse para a Inglaterra, onde ficou conhecido como Collie miniatura.

Ademais, foi apenas em 1909 que a raça foi oficialmente reconhecida no país, e somente em 1911 nos Estados Unidos. Ainda que ele seja bastante utilizado por suas habilidades de pastoreio, o Sheltie, como seus admiradores o chamam, é um ótimo cão de companhia atualmente.

Como você já deve desconfiar, esse cachorro é menor que um cachorro da raça Collie, coberto de pelos fartos, lisos e compridos. A raça possui cores variadas, possuindo pelagem preta, merle, azul e castanho sempre com manchas brancas.

Os membros do cachorro Pastor de Shetland são fortes, mesmo que menores, bastante resistentes e musculosos. Assim, é um cão ágil, alerta, com orelhas pequenas e eretas, ainda que as pontas sejam levemente dobradas. Tem uma cauda baixa, e um corpo compacto e equilibrado.

Quanto custa um cachorro dessa raça?

Mas, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.
Mas, quanto custa um filhote? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, o valor de um filhote de cachorro Pastor de Shetland pode variar de acordo com sua ancestralidade, o sexo do filhote e até mesmo seu Pedigree. Nesse sentido, cães descendentes de animais competidores, especialmente campeões, com certeza terão um valor mais elevado.

De um modo geral, um filhote de Pastor de Shetland pode chegar a custar R$10.000,00! No entanto, você pode encontrar canis de confiança com filhotes a venda a partir de R$5.000,00. Aliás, é importante verificar a procedência do criadouro e, se possível, visitar o local para conhecer os pais do seu futuro pet.

Dessa forma, você poderá se certificar de que o lugar garante o bem estar dos animais, além de ter certeza de que o filhote é saudável. Além disso, também é importante procurar referências e indicações do canil, de modo a evitar o financiamento indireto de instituições não regularizadas. Então fique de olho!

Anúncios

Qual tamanho chega e quanto vive?

Como já mencionamos, o cachorro Pastor de Shetland é bastante conhecido como a miniatura do Collie. Ou seja, eles são menores que seus parentes, sendo animais de porte pequeno. Nesse sentido, esses cães tem variação de altura entre 33 centímetros e 40 centímetros de cernelha, sendo a fêmea menor que o macho.

Além disso, eles também não costumam pesar muito, variando entre 6kg e 10kg apenas. Vale lembrar que cães muito acima desse peso podem ser animais obesos e é necessário leva-los a uma consulta veterinária para avaliação.

Ademais, esses cães são bastante resistentes, com um corpo forte e muito saudáveis! Entretanto, por serem parentes dos Collie, também apresentam algumas doenças genéticas e hereditárias como problemas oftalmológicos e cardíacos. Mas não se preocupe, sua expectativa de vida é longa e ele pode ultrapassar os 13 anos de idade.

Além do mais, é importante levar seu cachorro a consultas com o médico veterinário regularmente para exames de rotina. Também procure manter a vacinação e vermifugação em dia para evitar problemas de saúde futuros.

Como criar um cachorro Pastor de Shetland?

Afinal, como criar um cão dessa raça? Fonte: AdobeStock.
Afinal, como criar um cão dessa raça? Fonte: AdobeStock.

Antes de tudo, como você já deve imaginar, o Pastor de Shetland requer uma atenção especial com sua pelagem farta. Portanto, separe pelo menos dois dias na semana para fazer uma boa escovação no seu pet, evitando nós e quedas de pelo excessivas.

Ademais, como todo cão de pastoreio, o cachorro Pastor de Shetland possui bastante energia. Embora seja um cão de porte pequeno, ele requer atividades físicas como passeios, corridas e brincadeiras diariamente. No entanto, é uma raça bastante adaptável e pode ser dar bem em ambientes menores, como apartamentos.

Entretanto, esse não é um cachorro que gosta de ficar sozinho, podendo desenvolver comportamentos indesejados como latidos excessivos. Portanto, é importante se certificar de que ele terá companhia de alguém da família, já que são cães com instinto protetor muito forte.

Além disso, não são animais muito sociáveis com estranhos, e é preciso desenvolver esse seu lado desde filhote. Com sua família, contudo, o cachorro Pastor de Shetland é muito amoroso, dócil e gentil. São ótimos pets para crianças, além de serem bastante inteligentes. Ou seja, pode ser uma boa ideia ensinar truques para ele, já que ele aprende com rapidez!

Por fim, vale lembrar que esse cão é o menor dentre os Collie, e costuma comer bem menos do que os outros dessa linhagem. Ainda assim, é importante ficar de olho e oferecer uma ração de boa qualidade para se certificar de que ele terá uma alimentação saudável durante toda sua vida.

Então, gosta de cães de pastoreio? Que tal conhecer a versão maior do Pastor Shetland, o cachorro Collie? Pois bem, acesse nosso conteúdo a seguir e confira tudo sobre esse animal dócil, leal e considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo! Veja tudo sobre ele!

cachorro Collie de lado

Cachorro Collie: saiba tudo sobre essa raça aqui!

Conheça a raça Collie, um dos cachorros mais inteligentes do mundo, além de ser leal, protetor e muito companheiro. Confira mais aqui!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer o Curso de Fotografia Udemy?

Veja como fazer e se inscrever no Curso de Fotografia da Udemy e comece a estudar um conteúdo básico, mas completo para aprender!

Continue lendo
content

Cuidar de gato: veja 12 dicas importantes!

Para cuidar de gato, é importante estar atento à várias dicas, principalmente em relação à higiene e alimentação dos felinos. Veja aqui!

Continue lendo
content

Aplicativo Identidade Digital: o que é e como funciona?

Com o aplicativo Identidade Digital você pode ter o RG digitalizado na palma da mão para usar quando precisar. Veja aqui como funciona!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Flytour Viagens: saiba como funciona e se é confiável

Confira nosso conteúdo e conheça a terceira maior agência de viagens da América Latina, a Flytour Viagens. Assim você vai descobrir se ela é confiável e poderá aproveitar os pacotes incríveis que ela oferece!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Senator Turismo?

Na plataforma digital da Senator Turismo o cliente pode escolher os serviços que quer adquirir e fazer uma pré-reserva online. Depois basta aguardar o contato da agência para finalizar a compra. Confira!

Continue lendo
content

Decolar Viagens: saiba como funciona e se é confiável

A Decolar Viagens é confiável? Confira, hoje, a resposta e veja como garantir a compra de viagens segura e com a qualidade que o seu descanso exige!

Continue lendo