Sem Categoria

Bola de pelo: se lamber e ingerir pelos é prejudicial?

por

Senhor Gato

Publicado em

| Atualizado em

Olhar para uma bola de pelo pode ser algo agoniante, inclusive limpá-la não parece ser tão agradável assim. Só de pensar que aquilo saiu de dentro do seu gato já dá calafrios.

Porém, é um problema comum em gatos, principalmente aqueles bem fofinhos, cheios de pelos.

Por mais comum que seja, é importante ficar de olho, pois podem causar bloqueio intestinal, o que pode se tornar um sério problema de saúde para o seu animalzinho.

Gato se limpando
Hora da limpeza!
ANÚNCIOS

O que é uma bola de pelo?

Quando um gato se auto limpa e começa a sem lamber inteiro, ele está removendo todos os pelos soltos no seu corpo.

Sua língua é áspera, possui minúsculas estruturas que vão apanhando os fios soltos e mortos da sua pelagem e, consequentemente, são engolidos.

A maior parte desses pelos passam por todo o trato gastrointestinal sem nenhum problema. Mas, de vez em quando, podem se acumular no estômago, formando uma bola de pelo.

Quando isto acontece, a região de saída do estômago fica bloqueada. Dessa maneira, a comida não consegue ser digerida e é expelida por meio de vômito.

Seu gato irá vomitar a bola de pelo que se formou no estômago, podendo também ser uma mistura de pelo com comida semi-digerida.

bola de pelo
Gato com sinais de engasgo e vômito

As raças de pelo longo são as mais suscetíveis às bolas de pelos. Além disso, gatos que perdem muito pelo ou que se limpam compulsivamente têm maior probabilidade de sofrer com bolas de pelos, pois acabam engolindo muitos fios.

ANÚNCIOS

Quando a bola de pelo se torna um problema sério?

O intestino dos gatos é preparado para processar pelos, tanto próprios quanto de presas.

Portanto, não é comum observarmos uma frequência alta de bolas de pelos em um gato saudável.

Em situações normais, todo pelo ingerido deveria ser eliminado pelas fezes.

Entretanto, em estações de troca de pelagem (primavera e outono) e no caso de gatos mais peludos, é comum esperar que o felino elimine oralmente até uma bola de pelo por semana.

Caso note uma frequência anormal de bolas de pelos ou os sintomas abaixo, contate o veterinário de confiança, pois estes podem indicar que seu gato está com algum bloqueio ameaçando sua saúde:

  • Vômito, engasgo, ânsia ou tosse de maneira contínua e sem produção de bola de pelo;
  • Falta de apetite;
  • Apatia;
  • Desconforto abdominal;
  • Constipação.

Se o seu gato apresentar qualquer um destes sinais de maneira repetitiva por mais de 24 horas, leve-o ao especialista.

Além de orientação, pode ser necessário um tratamento específico, como a remoção cirúrgica destes pelos.

Como prevenir?

Gatos são animais muito limpos, que possuem o hábito de se auto higienizarem.

Como dito anteriormente, é um processo natural dessa espécie, portanto não há como evitar totalmente que o seu bichinho vá produzir bolas de pelos.

Existem ações que os donos podem fazer para reduzir a probabilidade de tê-las ou sua frequência.

  • Limpe seu gato com frequência. Quanto mais pelo você remover do seu gato, menos fios ele irá engolir quando se auto limpar, evitando acúmulo no seu estômago. Escovar o seu animalzinho frequentemente, além de ajudá-lo, pode se tornar uma maneira divertida de se conectar com ele. Não esqueça também de realizar tosas frequentes.
  • Forneça nutrientes adequados. Já é possível encontrar comidas que auxiliam na redução de bolas de pelos. São fórmulas com alto teor de fibras desenvolvidas não só para melhorar a saúde da pelagem, como também a do intestino. Evitam que o pelo não seja corretamente digerido.
Comida anti-bola de pelo
Comida anti-bola de pelo
  • Utilize produtos específicos ou laxantes. Existem diversos produtos disponíveis para auxiliar com as bolas de pelos. A maioria dos quais são laxantes leves que ajudam as bolas de pelos a passarem pelo trato digestivo.
  • Suspeite de limpeza excessiva. Caso você note que as bolas de pelos são decorrentes de limpeza compulsiva do seu bichinho, procure entretê-lo com outras coisas. Brinquedos, exercícios, entre outros, tudo o que o estimule a se movimentar e tirar sua atenção da higiene.

Em resumo, por mais que uma bola de pelo seja natural, sua presença recorrente pode indicar que seu gato não está saudável.

Preste atenção nos sinais do seu gato.

Qualquer aumento na frequência, procure seu veterinário.

Sem Categoria

15 produtos criativos para seu pet

por

Lucas Silva

Publicado em

| Atualizado em

Foi-se o tempo em que bastava um chinelo, um graveto ou uma meia velha.

Hoje gatos e cachorros parecem estar iguais aos seus donos, querendo sempre produtos diferenciados e originais.

Seja para brincar, dormir ou comer, o mercado de produtos para pets está cada vez mais diversificado e cheio de coisas originais para seus amigos de quatro patas.

Sejam arranhadores, brinquedos ou roupinhas, originalidade é a palavra-chave para agradar esse membro da família que late ou mia e está sempre pronto para dar amor e carinho pra todo mundo.

Você vai adorar esses produtos do mercado pet, e o primeiro lugar vai te surpreender!

15 -  Brinquedos de pelúcia

Superfofos, brinquedos de pelúcia dos pets são cada vez mais originais e resistentes e parecem até brinquedos de criança.

São macaquinhos com braços longos e elásticos, porquinhos de algodão super fofos, e até leãozinho com jubas felpudas e antialérgicas que seu cachorro ou gato vai adorar morder e abraçar.

São brinquedos tão legais que provavelmente até você vai querer um!

Compre aqui

14 – Mordedor com cheiro de comida

Para inspirar seu cachorro ou gato a comer mais, o que poderia ser melhor do que... um mordedor com cheio? Isso mesmo!

Em formatos diferenciados, e feitos de látex lavável e super resistente, esses mordedores vão deixar seu animal superfeliz.

São aromatizados artificialmente com substâncias seguras pros seus amigos peludos e tem cheiros como banana, ração e carne.

Seu pet vai ficar entretido por horas!

Compre aqui

13 – Capa de chuva

Perfeito para seu cachorro passear naqueles dias que está garoando, as capas de chuva são feitas em material resistente a água, e permite que seu cão se mova com liberdade e continue sequinho, quando chegar em casa.

Além disso, as capas têm estampas originais que fazem o seu amigo arrasar no visual.

Compre aqui

12 – Bolinhas texturizadas

Animais adoram morder coisas. Principalmente os cães.

Isso acontece porque é mordendo que nossos amigos sentem o mundo. Outra razão é que mordendo, pets estimulam seus dentes, limpam eles se exercitam.

Aí, por que não dar várias opções de mordida?

São bolinhas de látex e outros materiais não-alérgicos com diversas texturas, e tamanhos para seu cão e seu gato nunca de cansar dos brinquedos – e deixar em paz seus chinelos!

Compre aqui

11 – Varal de gatos

Gatos adoram tomar sol. Quem tem um sabe, eles comem, deitam bem preguiçosamente onde tiver o sol, e lá ficam horas.

O problema é que às vezes esse lugar é algum móvel que eles não deveriam estar – tipo o seu computador – ou um móvel que vai encher de pelos, tipo seu sofá.

A solução é bem simples: um varal de parede – para gatos. Você prende a grade na janela e aguarda. Seu pet vai adorar!

Compre aqui

10 – Varinha com unicórnio

Gatos e cachorros adoram brincar de perseguir coisas. Aí, nada mais prático do que uma varinha – uma vareta longa e às vezes de mola, com uma corda na ponta e uma “isca”.

Agora, que tal dar uma incrementada no brinquedo do seu amigo e fazer ele ficar ainda mais fofo? Isso é possível com a varinha de unicórnio! Vai ser horas de diversão pra você e seu pet!

Compre aqui

9 – Pião com varinha

Cansado de ficar brincando “de pesca” com a varinha do seu gato? Até seu cachorro não acha mais graça naquela isca toda mordida da varinha dele?

Bem, temos uma solução: um peão com uma varinha no meio!

Você solta o peão pela sala e enquanto ele gira, a varinha fica balançando, fazendo seu pet brincar por horas, até se cansar!

Compre aqui

8- Fantasias

Querendo mudar o look do seu bichinho, mas não sabe como?

Que tal uma saia e body da Mulher Maravilha? Uma fantasia de pirata que faz seu gato parecer um marujo miniatura? Um casaco de dragão por seu cachorro, que quase solta fogo pela boca?

São milhares de opções.

Vai ser impossível você escolher só uma pro seu pet!

Compre aqui

7- Cerveja

Quase todo mundo gosta de, no fim de uma semana cansativa de trabalho, sentar na frente da TV, beber uma lata de cerveja e relaxar, não é verdade?

Mas e quanto aos pets? Quem pensa neles? Ser cachorro também é um trabalho duro!

Então, por que não dar esse prazer pro seu amigo?

Feita com ingredientes adequados para animais, e sem álcool, a cerveja canina é o momento de você e seu amigão terem uma noitada dos amigos!

Só não vale exagerar hein? Uma garrafa é mais do que suficiente para um cachorro sênior grande.

Compre aqui

6- Arranhador com rede de praia

Quem gosta de verão sabe: não tem nada melhor do que deitar numa rede e sentir o vento, tomando água de coco.

Bem, seu gato também sabe disso.

É por isso que esse arranhador com rede será o maior sucesso. Seu pet sente o balanço e descansa de mais um dia “duro” de trabalho!

Compre aqui

5 – Observador de pássaros

Gatos são caçadores naturais. Está no sangue deles, se infiltrar nos cantos da casa, ou entre as plantas do jardim, como se fossem tigres e ficar espreitando passarinhos.

O problema é que as aves, que não são bobas, fogem.

Mas agora, tem um jeito dele fazer isso sem ser percebido: com um alimentador de ventosa e um filme espelhado de um lado só.

O alimentador tem dois tubos, onde você põe sementes, e essas caem numa bandeja.

Atrás dos tubos têm ventosas que você gruda na janela. Depois, é só ir do outro lado, colar o filme espelhado.

Assim, você e seu gato podem ver os passarinhos comendo, sem serem observados.

Compre aqui

4 – Brinquedo com bolinha em um caminho

Cachorro gosta de perseguir coisas? Seu gato gosta de mexer em bolinhas e perseguir elas pela casa? Então esse brinquedo é perfeito para eles!

É uma tábua com um caminho, e, dentro dele, uma bolinha interativa permite o pet ficar mexendo ela com a pata ou focinho, assim, desenvolvendo, ainda, noções espaciais no animal, a inteligência dele.

Seu amigo de quatro patas vai amar!

Compre aqui

3 – Jogo da velha

Que tal fazer a hora da refeição mais divertida para o seu animal?

Com esse jogo da velha com copos, onde você pode esconder um petisco, seu amigo vai se distrair, se alimentar melhor e, você e ele vão ter horas de diversão!

Compre aqui

2- Brinquedo de alimentação interativa

É hora do jantar do seu pet e ele espalha ração pela casa toda? Seu cachorro fica atrás de você, procurando migalhas, quando você está comendo? Pois essa bola com alimentador é a solução!

A bola de plástico resistente é oca, e tem uns furinhos por onde vão sair alguns grãos de ração, mas para isso, a bola precisa rolar pela casa.

Seu bichinho vai adorar brincar com a comida, e você fica tranquilo, sem ração por todo canto da casa.

Compre aqui

1- Roleta de encaixe

Se você tem um cão tipo beagle ou poodle você já sabe: eles são animais super curiosos, querem mexer em tudo! Parecem que nuca se cansam!

Com esse brinquedo, porém, eles ficaram horas, se divertindo.

Na tábua de baixo, tem pequenas aberturas onde você coloca os copos, mas esses copos ficam presos, porque se encaixam na tabua e só saem pela abertura principal.

Ai, chega a parte divertida: no meio da tábua, tem uma “roleta”, que só permite que saia um copo de cada vez. Então, debaixo de cada copo você esconde um petisco. Seu pet vai adorar!

Compre aqui

E você, sentiu falta de algum brinquedo? Conhece algum item curioso de pet shop? Escreva para nós nos comentários e nos siga para mais dicas sobre gatos e cachorros!

Continuar Lendo

Em Alta