Animais
10 mitos sobre gatos
Desvende os segredos dos gatos! Descubra a verdade por trás dos 10 mitos mais comuns sobre esses fascinantes felinos. Um guia imperdível para todos os amantes de gatos!
Anúncios
Quem é tutor de um gato sabe: as pessoas inventam mitos sobre gatos, simplesmente por não conhecer esse fantástico animal, de verdade. Ao longo da História recente, desde que os gatos se tornaram presentes em lares humanos, alguns comportamentos próprios dos felinos foram interpretados de forma errada.
Isso gerou mitos sobre gatos que, na prática a gente sabe que não são verdade – que gatos têm 7 (às vezes 9) vidas, que eles caem sempre de pé, por exemplo. Outros mitos mereceram até mesmo estudos de veterinários – será que alguém já ouviu falar na (absurda) história de que gatos roubam o ar de bebês?
Mas será que todos esses mitos sobre gatos são mentira? Será que tem alguma verdade neles? Pensando nisso, fomos atrás de respostas. Será que você sabe o que é verdade e o que é lenda? Confira nossa lista, e descubra um pouco mais sobre os “superpoderes” do seu gato!
10. Cães e gatos são inimigos
Um dos mitos mais conhecidos sobre os gatos é que cães e gatos são inimigos, e no cinema e TV não faltam exemplos. Quem gosta de animais, sabe que isso é Mentira.
Parte do mito se deve ao fato de que gatos têm um estilo introspectivo e solitário. Gostam de explorar seu entorno. Já os cães, esses têm a coletividade na sua genética. Então, ficaram mais agressivos se entenderem que o gato é um “invasor”.
Gatos podem conviver bem com todos os animais que seus tutores tiverem. Inclusive pássaros. O que vai ser necessário é uma série de cuidados e treinamentos de socialização entre os animais.
O que nos leva ao mito:
9. Gatos não podem ser ensinados
Uma enorme Mentira! Gatos, como cães, podem e devem ser ensinados, caso o contrário, eles vão agir segundo seus instintos – ou seja, vão mexer no que quiserem, fazer as necessidades onde quiserem.
O que acontece com os gatos, é que eles não têm, na sua genética, o senso de matilha, como os cachorros. Então, eles não vão querer aprender um truque bobo, só pra ganhar um biscoito.
Gatos podem ser ensinados a fazer truques. Mas, algumas coisas que para os cães pode parecer meio evidente (fazer um ziguezague, por exemplo) – pra um gato não vai fazer muito sentido – ele simplesmente vai pular por cima do caminho.
Para treinar um gato, você precisa de paciência e entendimento de como um gato age e pensa.
8. Gatos bebem leite
Outro mito muito difundido pela TV e cinema. Gatos NÃO PODEM beber leite e derivados. Apenas os filhotes – e mesmo assim, só o leite da mãe.
Por ser um animal doméstico, provavelmente, ele não vai recusar um pires de leite ofertado pelo tutor. Porém, não vais ser saudável para ele. O leite da vaca ou da cabra é adequado aos biótipos bovino e caprino. Da mesma forma que o leite da gata é adequado ao biótipo do gatinho.
O leite de vaca contém proteínas e gorduras que podem ser extremamente prejudiciais aos rins e ao fígado dos felinos. Isso pode causar ao felino, insuficiência renal, colesterol, diabetes, gastrite…
Então, você já sabe: Gatos não bebem leite!
10 comidas PROIBIDAS para gatos
Além do leite, o que mais os gatos não podem comer? Descubra aqui, e evite danos à saúde de seu amigo!
7. Grávidas não podem ter gatos
Gestantes necessitam de uma série de cuidados especiais. Fato. Não podem conviver com pessoas com certas doenças, não podem comer alguns alimentos, e devem evitar a presença de alguns animais em casa.
Porém: mulheres que querem engravidar podem ser tutoras de gatos.
O que não é recomendado é uma gestante ter contato com animais desconhecidos. Não dá para garantir que m gato de rua, ou mesmo do vizinho, esteja vacinado, saudável, treinado…
Assim, é melhor que a gestante evite animais desconhecidos. E quanto ao gato (e outros animais que já vivam na sua casa), no período da gravidez a regra é clara: aumente a periodicidade das visitas ao veterinário.
6. Gatos são insensíveis/maldosos
Uma das maiores injustiças do mundo é dizer que gatos são “maus”, “frios”, “insensíveis”. Gatos são puro amor. Mas, do jeito deles.
O gato não vai pular no seu colo, igual um cachorro, e cosquinhas na barriga é uma das coisas que eles mais ODEIAM – isso, para um gato, é sinal de ataque.
Seu gato vai demonstrar amor por você. Porém, no estilo gato.
Ele vai se esfregar nas suas pernas e roupas (pra deixar o cheiro dele em você), ele vai pular na sua cama e nas suas coisas (como se estivesse falando: oi estou aqui porque te amo) e vai trazer animais mortos para casa (para mostrar que ele se preocupa se você está se alimentando direito).
São coisas que, no mundo humano é estranho. Mas no mundo felino é puro amor!
5. Gatos têm 7 vidas
No Brasil, dizem que os gatos têm 7 vidas. Nos Estados Unidos, que eles têm 9. E na verdade, gatos só têm 1 (uma) vida.
Por que a sabedoria popular diz o contrário, então?
Porque gatos sabem se virar.
A musculatura de um gato é feita para ele aguentar quedas mais severas, seus bigodes e pelos são extremamente sensíveis a mudanças bruscas (ele “sente” quando alguma coisa está vindo em sua direção). Seu olfato e paladar são mais apurados (ele não vai comer uma comida se não tiver certeza de que aquilo é saudável).
Isso não significa que seu gato vai aguentar cair do segundo andar do seu prédio, nem nada do tipo. É só que ele tem uma resistência a certos impactos melhor. Porém, resistência não significa invencibilidade.
4. Gatos odeiam água
Mentira! Gatos precisam de água pra se refrescar, e se hidratar. Além do consumo de água, os banhos também são muito importantes, seja para limpar os pelos das partículas de sujeira da semana (poluição, pós, terra), seja para evitar parasitas.
O que acontece é que você não pode parecer que está ameaçando o gato.
Jogar o gato na banheira, ou mesmo colocar ele de forma brusca, é ameaçador. Ele não sabe o que vai encontrar lá, se vai sobreviver à queda, se vai conseguir nadar…
O ideal é que o momento de higiene seja um momento de diversão entre o gato e o tutor. Um relaxamento, uma massagem. A água morna, brinquedos, um tom de voz tranquilo…
Você vai ver como seu gato vai adorar os banhos.
3. Gatos pretos dão azar
Ao contrário. Um curioso estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos acompanhou alguns gatos, e viu que os de pelo totalmente preto tinham mais sorte (menos doenças e acidentes).
Em algumas culturas, como a egípcia antiga, o gato preto era visto como uma encarnação terrena de um ser místico.
Toda a má-sorte de gatos pretos (que, vale ressaltar, não é uma raça, mas um padrão de pelagem que pode ser encontrado em várias raças) vem à Idade Média (séculos X à XIV).
Nessa época, em que a intolerância e fanatismo religioso cresceram, a pelagem totalmente escura era vista como um sinal “diabólico” (em oposição à “luz” divina). Mas é tudo preconceito e desinformação.
Gatos pretos são puro amor, quando recebem amor de seus tutores!
2. Gatos caem sempre de pé (sobre as quatro patas)
Um dos piores mitos sobre gatos que, se testada, pode levar seu gato a sofrer ferimentos pesados ou até a morte. Às vezes, gatos caem de costas, de lado, só nas patas traseiras…
O mito sobre a queda dos gatos se deve à flexibilidade e agilidade dos gatos. Assim, cair sobre quatro apoios (às quatro patas), faz com que os ossos e a musculatura do animal absorvam o impacto da queda – logo, ele se machuca menos.
Isso, porém, não acontece sempre. Não é sempre que o gato vai conseguir desviar e girar seu corpo para essa posição “de segurança”, por assim dizer.
Na dúvida, faça o mais seguro: evite que seu gato se exponha às quedas perigosas!
1. Gatos vão fazer mal para bebês
Uma das MENTIRAS mais cruéis e deslavadas que pode surgir. Quem tem um gato sabe: #gatoéamor! Do jeito deles, claro.
O que pode acontecer, é a criança ter sintomas de asma, alegria a gatos, ou rinite. Mas, nesse caso, é algo muito específico de pessoa a pessoa, e só um médico pediatra vai poder orientar melhor.
Gatos vão soltar pelos, vão se embrenhar nos cantos mais obscuros da casa – e voltar todo empoeirados –, e eventualmente vão lamber ou passar as unhas em você. É da natureza deles.
Nesse caso, o que deve ser feito é um cuidado extra, do gato com uma criança muito pequena. O gato vai ter curiosidade, e vai “mexer” com o neném, e o neném poderá ter curiosidade e dar um puxão nos bigodes do gato.
Mas, evitar isso é a missão do humano adulto da história. Com o treinamento certo, se o pediatra deixar, o gato vai ser o melhor amigo do seu bebê – e vice-e-versa.
E você, conhece algum mito sobre gatos que não tratamos aqui? Sentiu falta de alguma informação? Tem alguma história curiosa? Conte para nós!
E, para não perder mais nenhuma postagem do Senhor Gato, assine nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo do mundo felino!
Em Alta
Cachorro Boykin Spaniel: saiba tudo sobre essa raça aqui!
Se você gosta de cães companheiros, afetuosos e inteligentes, então venha conhecer a raça de cachorro Boykin Spaniel e veja como cuidar de um!
Continue lendoVET Profissional: conheça a plataforma e veja como funciona!
Entenda como funciona a plataforma do VET Profissional, confira os benefícios de assinar e veja se vale mesmo a pena para o seu perfil!
Continue lendoCurso Técnico em Massoterapia SENAC: conheça e saiba se vale a pena!
Se você quer aprender as práticas ocidentais e orientas de massagem, vale a pena fazer o curso Técnico em Massoterapia do SENAC!
Continue lendoVocê também pode gostar
Tania Elisa Viagens ou Brother's Trip: qual a melhor para viajar?
Embora tenham propostas distintas, a Tania Elisa Viagens e Brother’s Trip são excelentes agências com pacotes e roteiros incríveis. Para decidir com qual delas você deve viajar, analise seu perfil de viajante e entenda cada uma.
Continue lendoComo comprar facilmente na Via BR Turismo?
Com atendimento personalizado você pode solicitar orçamentos de pacotes prontos ou até criar um roteiro exclusivo com a Via BR Turismo. Então, entenda como comprar os serviços da agência!
Continue lendoVoto em trânsito para viajantes: como funciona?
Quem está viajando dentro do país durante as eleições e quer cumprir com suas obrigações eleitorais pode habilitar o voto em trânsito e votar em outro município. Veja como funciona o processo e como solicitar!
Continue lendo